Doces

Banana com açúcar e canela e as doces lembranças…

Doces lembranças

Quando lembro do que gostava de comer na infância quase sempre é de algo doce. Costumava pegar pão, tirar o miolo e encher de açúcar. Ui, quando penso nisso, não sei como conseguia comer!
Lembro das balas vermelhas que comprava ao sair da escola primária, cujo sabor ninguém sabia. Devia ser corante puro e muito açúcar, mas como eram gostosas!
Dos docinhos tradicionais de festa, especialmente o cajuzinho, que minha mãe fazia passando a massa no moedor de carne. Os melhores cajuzinhos são os da minha mãe.
Dos pirulitos de chocolate, mas não esses de chocolate em barra. Eram do tipo crocante, como esses comuns, embalados em celofane, sabor que não existe mais. Ou será que em algum lugar desse imenso país ainda existe?
Dos bolos confeitados nunca fui muito fã, apesar da mãe ter sido confeiteira por décadas. Mas lembro-me que as crianças tinham (tem até hoje) uma tentação de meter o dedo na cobertura do bolo.
Se alguma criança retirava as amídalas, muito comum à época, o que ganhava de recompensa? Sorvete!

Banana com açúcar e canela

De todos os doces que comia, sem dúvida o que guardo com mais carinho e mantenho até hoje, é a banana frita com açúcar e canela. Evito fazer com freqüência por ser fritura, mas quando faço… é pra matar a saudade e comer com prazer.
Claro que não precisa dar a receita, mas deve-se usar a banana da terra ou a figo. Empregue-a madura, pra evitar a cica, que deixa aquele “travo” na boca, que desencanta saborear o prato.

Cica (Cycas revoluta)

Essa é a cica, Cycas revoluta, originária do Japão e da Polinésia. Seus outros nomes populares são palmeira-sagu e sagu. Tive essa planta em meu canteiro interno e meu marido não gostava nada dela, porque sempre se espetava com suas folhas de pontas duras quando ia cortar a grama. Mas vejam o flagrante que consegui quando suas folhas estavam se abrindo… Muito linda!

Compartilhar:

20 Comentários

  • Gina

    Rosélia, minha irmã, obrigada pelas visitas constantes e pelo incentivo. Não lembrava se era nosso pai ou nossa mãe que nos dava as balinhas, muito menos que eram de groselha… É verdade, o açúcar não era problema na época!
    Acho que estou atingindo um dos objetivos do blog, de compartilhar lembranças boas. Obrigada pelas palavras carinhosas e vamos combinar assim: cada uma vai se alimentando com o blog da outra… (rsrsrs!)

  • Anonymous

    Oi, Gina, tá muito lindo o teu blog. Parabéns! Você se esqueceu de falar que era o nosso pai que comprava as balinhas de groselha pra gente levar pra merenda. Que delícia! E com gostinho de “pai” e tudo…Ainda bem que na infância já tão distante, não tínhamos problemas com o açúcar…Bom é que a nossa CRIANÇA INTERIOR não morre nunca e sabe como eu alimento a minha? Com teu blog, é lógico.Que delícia! É de dar água na boca mesmo…Bj Roselia

  • Laurinha

    Quando pequena, inha mãe assava as bananas levemente mergulhadas em água, depois, retiravamos as bananas, as cascas, polvilhávamos açúcar e canela…. aiai, como era bom!!!

    E estas suas, também! Adoro banana!!!

  • Axly

    Que delícia de sobremesa!
    Lembro de um doce de banana, de cortar, que minhas madrinhas faziam.
    Enchiam potes e mais potes e guardavam na despensa.
    Elas nunca entederam por que eu gostava tanto de visitar aquele quartinho, hahahahha…
    Linda tua cica Gina, kisss^^

  • Gina

    Paula, seja bem-vinda! Percebi que as blogueiras portuguesas não gostam muito de banana ou não conhecem esse tipo de banana. Garanto que é uma delícia!
    Já visitei seu blog e vi que você gosta de fazer artes. Parabéns! É uma coisa de que gosto também. Já fiz vários tipos de artesanato, mas atualmente me dedico a outras coisas. Volte sempre!
    Bjs.

  • Andrea Dohashi

    Gina querida, acredita que quando eu era criança adorava comer pão com açucar? e claro que comia escondida, minha mãe não podia nem pensar nessa hipótese, rs
    Adoro bananas, fritas, assadas, cozidas, in natura… afê de qualquer jeito…ui.
    Beijos

  • Gina

    Filipa, não posso nem comprar muita banana da terra, porque acabo comendo demais…

    Nana, tirando o fato que ela espeta mesmo, essa planta se abrindo é linda. Ela é melhor para espaços amplos.

    Bjs a todas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *