Ano Novo e Natal,  Doces,  Tortas salgadas

Mousse de uva, damascos e tâmaras recheadas

Essa receita de mousse de uva é de uma amiga e faz o maior sucesso. Ela levou numa confraternização de final de ano e as mulheres logo pediram a receita.
Acompanhe, abaixo, toda o cardápio de nosso natal, da salada, passando pelo carneiro, miniquiche de alho-poró com bacalhau, mousse de uva, damascos recheados com ricota e tâmaras recheadas com creme de nozes. E rabanadas, claro!

Mousse de uva

6 claras
12 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de suco de uva
24 g de gelatina em pó vermelha
1 lata de creme de leite

Calda

500 ml (menos a xícara retirada para a mousse) de suco de uva
3 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 colher (sopa) amido de milho

Preparo

Dissolva no micro-ondas a gelatina dentro do suco por um minuto.
Bata as claras em neve e, sempre batendo, junte o açúcar e o suco de uva com a gelatina. Ainda batendo, junte o creme de leite.Coloque em forma de buraco, molhada com um pingo de óleo para ajudar a desenformar. Leve à geladeira.
Para a calda, junte o restante do suco com os demais ingredientes e leve ao fogo baixo até engrossar ligeiramente. Leve à geladeira e na hora de servir cubra com a calda e decore com as uvas sem sementes roxas e verdes ou uvas verdes e amoras.
RabanadasEm termos de blog, estou em dezembro ainda… Vou aproveitar pra atualizar os eventos de Natal e Ano Novo, agora que está mais calmo.
Para nossa família, a rabanada é o prato que mais nos remete ao Natal e não pode faltar. Desde pequena adoro rabanadas. É o primeiro prato a ser feito em 24 de dezembro, sendo saboreado com o café da tarde, para nós entrarmos no clima das guloseimas natalinas.

Quiche de alho-poró e bacalhauMiniquiche de alho-poró com bacalhau. Receita aqui.

Carneiro assado
O carneiro substituiu o peru, porque queríamos sair do tradicional. Foi temperado à moda Jamie Oliver, num marinado com alhos inteiros e alecrim, mas para nós ficou um pouco seco.
O filho preparou o arroz com champanhe e amêndoas, postado
aqui.

SaladaA salada foi a filha que preparou, com rúcula, alface roxa, alface americana, tomate-cereja, rolinhos de salmão defumado com mussarela de búfala. Ela preparou também uma farofa apimentada de banana-da-terra com castanha-do-brasil, mas não foi fotografada.

Damascos e tâmaras recheados
Damascos recheados com ricota e laranja cristalizada
(para 6 docinhos)
6 damascos
25 g de ricota
1 colher (sobremesa) de casquinha de laranja cristalizada
1 colher (sobremesa) de requeijão light
Preparo
Pique as casquinhas de laranja, reservando 6 para decorar.
Misture todos os ingredientes e recheie os damascos.

Tâmaras recheadas com creme de nozes
(para 6 docinhos)
6 tâmaras
80 ml de leite condensando
20 g de nozes trituradas
4 g de manteiga
Preparo
Leve ao fogo o leite condensado com a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e junte as nozes, reservando uma parte para passar o docinho.
Recheie as tâmaras, ajeitando bem e passe nas nozes moídas.
Receitas adaptadas daqui.
Com a ajuda dos filhos, foi bem mais fácil preparar a ceia. Mas uma resolução já foi tomada para 2009: nada de ceia, coisas muito elaboradas, que nos tomam horas! Apenas petiscos para beliscar e sem exageros.
Compartilhar:

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *