Salgados

Empada de frango e geração de renda

Em se tratando de culinária, tudo é possível fazer parte do rol da tão falada geração de renda. Um prato pode ser a especialidade de uma pessoa e, através dele, virar uma lanchonete, que pode crescer para um restaurante. Essa especialidade pode, ainda, tomar o rumo de uma franquia.
Vou voltar 20 anos no tempo e contar pra vocês que já trabalhei fazendo salgadinhos, juntamente com a amiga Dê.
Começamos fazendo bolo gelado, que já publiquei. Esse bolo fez tanto sucesso, que as pessoas perguntavam se nós também fazíamos salgadinhos. Foram sucessivas respostas negativas, até que resolvemos ir em busca de receitas e testá-las. Assim surgiram os salgados em nossa vida.
As empadas eram as campeãs de pedidos, em especial a empada de frango. Nossa atividade, ainda que informal, era bem organizada, com registro de estoque, estatística, tudo direitinho. Tudo isso faz parte da geração de renda.
Na 4a. “aulinha” (não sou culinarista) que dei para grávidas e nutrizes carentes, escolhi as empadas. Sempre esperando que alguém realmente se interessasse em investir na sua potencialidade, fiquei feliz quando uma delas veio me pedir outras receitas de salgados, porque pretende trabalhar com a irmã.

Empada de frango - receita

 

Empada de frango

Massa

Junte todos os ingredientes, deixando a água por último. Adicione mais água, se necessário, pois a massa deverá ficar macia e maleável.

Recheio

Tempere o peito de frango com alho e sal e deixe descansar pelo menos 1 hora.
Coloque 2 colheres de óleo para aquecer e dê uma leve dourada no frango. Adicione água e deixe cozinhar em panela de pressão por 10 minutos. Retire o frango e desfie.
Numa panela, coloque 2 colheres de óleo para aquecer e refogue a cebola, a seguir o tomate, deixe cozinhar até ficar consistente, em fogo baixo. Misture o frango desfiado, o louro, o cheiro verde, mexa bem, acerte o sal. Deixe absorver os temperos um pouco. Dissolva a maisena na água e misture à panela, mexendo bem para unir. Deixe esfriar para rechear.
Unte bem as forminhas, abra a massa dentro delas, recheie e cubra com a massa aberta na mão. Feche bem as bordas, pincele gema e leve ao forno médio alto (200°) até dourar.

Obs.:

1 massa rende aproximadamente 25 empadas pequeninas e o recheio rende 100.
Aproveite o caldo de frango que sobrou para fazer massa de coxinha de galinha ou congele para usar em sopas e outros pratos.
Qualidade é essencial, portanto, um molho caprichado faz muita diferença no resultado.
A esse recheio pode-se acrescentar palmito, catupiry ou milho, por exemplo.
Essa não é a chamada massa podre, que esfarela, é muito boa de se trabalhar. Pode ser que você passe a fazê-la daqui pra frente, mas o melhor é que você seja multiplicador de um projeto que beneficie alguém.
Todas as receitas que comercializamos foram obtidas de amigos, de revistas e sofreram as modificações que julgamos necessárias. Enfim, as fontes se perderam no tempo. Mas podemos dizer que recebemos de graça e assim quero que sejam divulgadas, para serem úteis.

Pé-de-galinha
Pé-de-galinha (Eleusine indica)
A Eleusine indica é uma planta daninha, originária da Ásia. Também conhecida como flor-de-grama, capim-de-ouro, entre outros.
Compartilhar:

49 Comentários

  • Débora Andrade

    É a receita que procura há anos!!!! Obrigada!
    Gostaria de saber se essa massa posso fazer empadão sem precisar fazer modificações e se pode congelar tanto em formato de empada como de empadão, digo no perfil de comercialização. E tenho a mesmas dúvidas da Débora, minha achará rs…se precisa deixar descansar e de pode abrir a massa com rolo. E vc tem instagram?
    Beijos a todos!!!

    • Gina

      Sim, pode fazer empadão.
      Não precisa descansar. Abrir a massa com rolo não vale a pela. É muito mais fácil e rápido modelar direto nas forminhas.
      Meu instagram é @nacozinhabrasil
      Bjs.

  • Sonia

    Poxa, não consigo ler o artigo pois uma parte dele não aparece, fico sem conseguir ler tudo, pois a página não aparece inteira e não consigo rolar para ver o restante!😕😯

  • DANIELLE ARUJO

    Tá linda sua empadinha! Vc poderia me passar a receita para fazer quantidades maiores, de 100 a 200 empadas?…Eu só sei fazer com a receita certinha para seguir… é para fazer para festa de aniversário.

  • IIraci monteiro barbosa.

    Adorei sua receita vou testa ela pois acho que era esta mesmo mais niguem costa de passar receita acho que voce tem racao temos da receitas para frete ok.

  • valdina

    Oi amiga.resolvi deixar um comentario,pois tudo q acontece em nossas vidas nos servi de esperiência.sou casada a 18 anos , tive uma fabrica de bolsas femininas por uns 8 anos, mas com os importados chines minha empresa quebrou , fiquei muito triste pois amava aquilo q fazia.Mas como tudo passa , hoje sou mãe de uma linda princesa, q adotamos com 45 dias ,hoje com 3 anos. e com essas mudanças toda em minha vida e acostumada a trabalhar ,resolvi começas a fazer salgados para padarias e lanchonetes, isso ja esta fazendo 2 anos e estou apaixonada pelo q faço .posso garantir as q amudança foi para melhor .Pois trabalho e tenho tempo para me dedicar a minha filha.Trabalho com salgados assados e adorei a sua receita de empadas,se puder me enviar mais alguma desde ja agradeço. Um grande abraço e continue assim dividindo seus conhecimento,pois nossa vida seria bem melhor se as pessoas soubecem dividir oque tem com os não tem nada.

  • Susana

    Estou buscando pela web receitas e idéias para um negócio pequeno, individual (por enquanto – até eu encontrar alguem com disposição a me acompanhar). Ando pensando em muitas coisas.. Mas, esta semana pensei:”tem de ser algo simples, principalmente porque não tem habito de cozinhar. Não posso fugir muito” Então, em resumo, deve ser uma ou duas opções de salgados, e futuramente com experiência, ousar ir além. Enfim, ao ver esta página fiquei, como todas aqui, apaixonada! Não só pela receita, mas pelo carinho como a mesma é compartilhada.. Parece coisa de amigas.. como se conhecessem. Obrigada pelo momento. Vou testar a receita e ver se consigo refazê-la com o carinho com a qual foi compartilhada.

  • Josy

    Gina querida, vim conferir a receita das suas empadas, pois tenho várias receitas, mas todas são de massa podre, e não é essa que gostamos. Essa receita caiu do céu, gostei muito da massa, não vai banha, não é massa podre, é justamente a que procuro. Vou tentar fazê-la, e se fizer conto o resultado, tenho certeza que se eu seguir à risca, vão ficar lindas como as suas. Assim espero hehe. Muito obrigada pela dica…bjos

  • Ijosenilda

    BOA TARDE GINA!
    FICO MUITO AGRADECIDA POR VOCÊ COMPARTILHAR SUA RECEITA CONOSCO. EM BREVE ESTAREI FAZENDO POIS PRETENDO ENTRAR NO RAMO DE SALGADOS PARA GARANTIR UMA RENDA PARA MIM E MINHA FAMÍLIA.
    BEIJOS JOSINHA!

  • Gina

    Dê, minha querida, que alegria ver seu comentário!
    Como me lembro do tempo que trabalhamos juntas!
    Faço questão de ensinar a quem se interessa. De que adianta conhecimento guardado, não é?
    Beijo pra você e família!

  • Denise Marrara

    Querida amiga Regina, adorei ver nossa receita e relembrar aquele tempo gostoso que compartilhamos tantas coisas boas, tantos anos já se foram, mas o nosso carinho continua e isso me deixa feliz. Gostei muito em saber que vc está passando adiante e assim podendo ajudar outras pessoas, que Deus te abençõe, pois tudo o que é bom, fica melhor ainda qdo compartilhado.
    Um gde beijo

  • Gina

    Emilia, já fiz tanta empada que não acho trabalhosa. Se você faz o recheio, o resto é moleza.

    Laura, obrigada. O blog tem esse poder de tocar as pessoas e devemos nos solidarizar nos momentos difíceis.

    Valentina, pra mim a empada é o melhor salgado que existe.
    Aí não há dessas coisas, o jeito é fazer.

    Rute, você também? Que legal!

    Flora, claro que votei em você, principalmente porque o texto é ótimo!

    Rose e Ana, não tem erro. O recheio vocês fazem do seu jeito, mas a massa eu garanto. Acho rápido de fazer.

    Fla, depois me conte o resultado.

    Ana, claro que pode. Devemos nos incomodar com pessoas que não dão a menor importância para o trabalho dos outros, o que absolutamente não é o seu caso.

    Beijos a todas!

  • Eu Mulher

    Gina, fiz um novo blog só para colocar receitas que pretendo fazer. Gostaria de saber se posso colocar sua receita de empada e outras que ainda vou procurar,hehehe. Colocarei todos os créditos necessários.

    Grande beijo para você.

    • Débora Andrade

      Gina, quando vc respondeu a Débora para untar as forminhas e PÔR AS EMPADAS CONGELADAS MESMO, vc quis dizer unte a FORMA OU TABULEIRO né?! Vc estava se referindo onde vai pôr elas para assar pra descongelar né?!
      Entendi q congelo elas cruas e sem pincelar e ensaco e retiro o ar (pode ser em saquinhos virgem q compra em rolo q fecho com mozinho ou tem q ser daqueles q já tem um fechamento?). E para descongelar, reriro dos saquinhos, pincelo ainda congelas (pincelo só com gema? E qual quantidade preciso pra pincelar 100 unidades?), arrumonelas numa forma de vidro ou tabuleiro. (E qual q melhor quantidade para poder assar de uma vez e quanto tempo de forno?) Posso congelar elas no pratinho de isopor e embalar com plástico filme?

      • Gina

        Débora,
        Quando você congela, não precisa untar as forminhas.
        Retire-as das forminhas cruas e congeladas, ensaque e tire o ar, em saquinhos de rolo.
        Não precisa descongelar para assar. Unte as forminhas e ponha para assar, pincelando só gema ou gema com um pinguinho de água. Acredito que umas 2 gemas sejam suficientes.
        Arrume-as dentro de um tabuleiro.
        O tempo de forno varia muito de aparelho para aparelho. Como dizem por aí, forno cada um conhece o seu. Acompanhe a cor desejada para desligar.
        A quantidade que pode assar de uma vez só vai depender do tamanho do seu forno, porque empadas podem ser colocadas uma ao lado outra.
        Não tem como congelar em pratinho de isopor, já que você vai modelar as empadas nas forminhas.
        Em plástico filme não dá tirar o ar, não ficam bem acomodadas e atrapalham o armazenamento no freezer. Praticidade é tudo! Saquinho é o ideal.

  • Fla

    Gina, desde que você mandou essa receita para participar da promoção do blog, eu tô de olho nela. Mas ainda não tinha forminhas, agora como minha mãe me deu, tô doida pra fazer.=)BeijosFla

  • Eu Mulher

    Gina, adorei a receita da empada. Sempre tive vontade de fazer essas delicias, mas tenho tanto medo de fazer e não prestar,rsrsrs. Agora fiquei mais segura em fazer as empadas com a sua receita.Bjs

  • Flora Maria

    Gina, estou concorrendo, pela primeira vez, com um texto no excelente blog português “ALDEIA DA MINHA VIDA”.Estou pedindo-lhe que o visite, leia o meu texto e, se achar que merece, vote nele.A votação começa dia 28 e termina dia 31 de março.www.aldeiadaminhavida.blogspot.comObrigada desde já.Beijo

  • RUTE

    É isso aí Gina, temos de ter iniciativa e vc é cheia dela! Admiro as pessoas que têm esse espirito empreendedor.Também já fiz salgadinhos e vendi numa feira com uma amiga. Devia ter os meus…17 anos :)Sempre faziamos uns trocadinhos para poder ir dançar à discoteca na noite de sábado. Vendiamos os salgadinhos de cesta na mão, aos feirantes, ao sábado de manhã.Bons tempos.Beijinhos e bom fim de semana.

  • Flavinha

    Gina, que empadas perfeitas!Uau! Deviam fazer muito sucesso!E esse bolo gelado, então? Não resisti, voltei lá no post e já imprimi a receita!Beijinhos

  • Valentina

    Sou absolutamente louca por empadas. Gosto de dar uma mordida e de sentir a massa na boca, levemente salgadinha, e o recheio. Ai Gina, me deu agua na boca ler este post.

  • Laura Lucia

    Receita muito boa. O aspecto fica perfeito. Para quem quer vender é realmente maravilhoso.Obrigada pela coisas boas que você me tem dado, deixando tão tocantes comentários no meu blog. Ajudou-me muito neste período difícil.Bjs

  • Gina

    Débora, respondendo às suas perguntas:- dá para congelar as empadas cruas. Retire das forminhas depois de congeladas e ensaque tirando o ar. Ao assar, unte as forminhas, ponha as empadas congeladas mesmo, pincele e asse.- não precisa descansar a massa e dá para abrir com o rolo, mas sempre abrimos na mão mesmo.Sucesso no seu empreendimento!Ana, pode fazer que eu garanto.Tatiana, estando aposentada, disponho de tempo para me dedicar a essas atividades e gosto bastante.Iliane, concordo com você. É um prazer ensinar e a gente aprende muito também. Todo mundo tem uma técnica ou experiência diferente. Essa troca é salutar.Sandra, depois me conte o que achou.Flora, faça como empadão também! Esse tempo de “salgadeira” durou mais de 1 ano, porém a mudança de cidade impediu a continuação da atividade. Foi uma grande experiência, ainda mais com uma grande amiga.Quem tem essa planta daninha fica doido para arrancá-la…rs!Renata, sinceramente, não falei sobre isso com intuito de receber elogios, sabe? Mas pra incentivar mesmo as pessoas a se doarem de alguma forma.No caso das mães carentes, elas podem fazer isso em suas próprias casas, cuidando de seus filhos, certo?Agradeço pelas palavras.Grazy e Helô, fiquei sabendo que as 2 folhas cheias de receitas de salgados que entreguei para uma mãe, já passou para outras mãos. Isso que interessa, disseminar.Rosélia, acho que não vou passar no teste de memória, mas das empadinhas da tia Guiomar, feitas naquela panela de vapor não me esqueço!Carol, muitas pessoas já experimentaram essa empadinha e aprovaram. Acho que você vai gostar também.Beijos a todas!

  • Carol

    Que legal Gina, tão bom quando a gente sente que ajuda alguém!! Essa receita me pegou, minha mãe e eu amamos empada. Quero muito testar!! Um beijão

  • orvalho do ceu

    Oi, GinaVou repassar para a Pastoral do “Ensina-me a pescar” de minha Paróquia esta receitinha básica e que deve ser deliciosa, vou experimentar no fim de semana.Lembra-se da última vez que comemos empadinhas juntas?Se lembrar, está novinha em folha… rsrsrs…Bjs

  • Heloísa

    Gina,Parabéns pela ótima receita e, principalmente, por sua atuação social. Acredito que muitas das pessoas que assistiram sua aula, terão ganhos de diversas espécies com essa receita.Beijo.

  • Renata

    Você é uma pessoa muito criativa, parabéns! E isso em todos os sentidos, pois ajudar a alguem seja de que maneira for tbm é criatividade!Empadas maravilhosas, que vão ajudar crianças a irem pra escola, vão colocar comida na mesa de uma família e que com certeza vão ajudar mulheres a ter sua alto estima valorizadas, isso é ótimo, parabéns de novo!

  • Flora Maria

    Até fiquei com água na boca ao ver a foto das empadas…Vou experimentar essa receita, que deve servir também para empadão, não é ?E a continuação da sua história de fazedora de salgados ? Continua fazendo essas delícias ? A erva-daninha é bonitinha…Beijo

  • Santa Gastronomia

    Gina:sua empadinha é muito legal para fazer, já anotei a receita. Quando vi a foto, me interessei justamente por elas ficarem perfeitas, sem aparencia de esfarelar. Depois dque li o post, ficou claro que eu deveria fazê-la!Bjus..

  • Iliane

    que otima receita de empada essa sua..e.. achei toda materia muito boa!!!..se cada um de nós aprendessemos um pouco e repasse seu aprendizado para as pessas teriamos um Brasil bem melhor..não é mesmo?bjus.

  • Debora

    obrigada de coração,menina vc não acredita mas eu tava louca atrás de uma boa receita de empada, justamente porque quero começar a ter uma renda, espero que de certo, essa receita pode congelar? Pergunto isso porque vai amido de milho na receita, e outra coisa, a massa tem q descansar na geladeira, e dá pra abrir com rolo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *