Salgados

Quibebe e Bodas de nácar

Sabe aqueles folhetos de receitas de empresas, que a gente recebe constantemente? Desde que casei, guardo inúmeras receitas, embora muitas já tenha descartado.
Esse encarte guardei por duas razões. Primeiro, porque fiz algumas das receitas dele diversas vezes. Segundo, porque é do ano que casei, o que o eleva à categoria de relíquia…rs!
Então, para marcar presença nessa data em que comemoramos as bodas de nácar, pra sair das frequentes receitas doces, fui buscar uma receita salgada, daquelas bem tradicionais e com certeza de aprovação geral.
Encontrei uma abóbora que estava muito doce e com a cor intensa, do jeito que gostamos, o que resultou num quibebe!

Quibebe

1 kg de abóbora
2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha ou ralada (usei 1 cebola)
2 colheres (sopa) de óleo
2 tomates picados sem pele e sementes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (café) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho

Preparo

Descasque e corte a abóbora. À parte, refogue a cebola no óleo sem deixar dourar. Junte os tomates e refogue mais um pouco. Acrescente a abóbora e os temperos.
Mexa de vez em quando, desfazendo a abóbora com a colher. Se necessário, pingue um pouquinho de água para terminar o cozimento. Vai depender da qualidade da abóbora.
Uma vez cozida e desmanchada, acrescente o amido dissolvido num pouco de água e mexa até unir.
São ótimos acompanhamentos linguiça, costelinha de porco, carne assada ou carne seca. Bom, na verdade, um quibebe é bom até sem carne!

Veja, também, abobrinhas gratinadas com parmesão.

Flor-de-nácar

Hoyabella - flor-de-cera
Foto: Fastson-wikimedia.
A Hoya carnosa é natural da Ásia e da  Austrália. Também conhecida como flor-de-cera e flor-de-porcelana.

Compartilhar:

22 Comentários

  • Gina

    Flavinha, também achei uma delicadeza essas flores.Ana, está amarelinho, mas as receitas são boas.Como o tempo passa…Vinni, obrigada, querida!Beijos, meninas!

  • Amehlia Digital ! ®

    Gina,Desejo que o Sr renove essa aliança linda que um dia fizeram…Prometendo amar e se respeitar por toda vida!Família é sonho de Deus…O doce ficou com uma cor de alegria…de vida…e a florzinha é linda demais, muito delicada =)…e o mió da prosa foi…’é bom até sem carne…’ Um bejim no seu coração!

  • Flora Maria

    Parabéns pelas bodas !Eu também casei em setembro – 17 – e farei 44 anos de casamento !!!Imagina como tenho recortes de receitas !!!Apesar de gostar, não tenho o hábito de fazer abóbora assim, preferindo como salada, em pedaços, só com cebola e azeite.Beijo

  • Gina

    Beth,Como aprendi desse jeito, acabo usando os tomates. Se a gente encontra bons tomates, de preferência orgânicos, sempre é bom empregar.Nô, obrigada! Colecionar receitas é uma mania de quase todas nós.Com a chegada da internet, são os arquivos, que também se tornam intermináveis…Essa flor é muito linda e existe de outras cores.Alexandre, relíquia precisa ser conservada…rs! Quibebe é muito bom.Alcina, você está certa em se desfazer do que não tem utilidade. De vez em quando faço isso também, mas sempre tem aquelas receitas que estao na categoria de “a experimentar”…Angela, mais uma coincidência entre nós!Para mim, tudo que leva abóbora é bom.Fátima, eu também! Pois faça que você vai gostar.Rô, obrigada! Saímos pra almoçar…Rachel, não me atenho somente a livros, há receitas muito boas em diversas fontes.Uma vez estava num ônibus e uma mulher contava para outra como fazia um prato, que era muito fácil e gostoso. Enquanto ela descrevia, fui memorizando. Fiz e ficou uma delícia!Le, esse prato é dos tempos idos…rs! Mas é bom, né? Grata pelas felicitações!Nilce, apenas moro aqui, mas não sou daqui, sou do Rio.Experimente o quibebe com tomates da próxima vez.Welse, nunca tive o prazer de ver uma flor de cera ao vivo e a cores. Que maravilha!Nadji, é simples e gostosa. Tendo uma abóbora boa em mãos, resulta num bom prato.Ameixinha, pois é, hoje em dia não é tão comum…Neyma, que bom ter você aqui especialmente nessa data. Quantos quibebes já comemos na vida, não é? Certamente, sua vó Mindoca preparou muitos me foi passando através das gerações.Sandra, obrigada!Aí é que mora o perigo. A gente guarda, guarda e quando se dá conta, está com um monte de papel sem uso. Isso acontece com todo mundo, mas a gente tem que dar uma geral de vez em quando.Beijos a todos!

  • Neyma

    Gina amiga querida,Não tenho sido muito presente, não é mesmo? Hoje vim lhe fazer uma visitinha e chego em boa hora, primeiro para parabenizá-la pelas bodas e em segundo pela receita que além de deliciosa lembra infancia!!Muitos beijinhos e obrigada pelas visitas e por não esquecer o Vó Mindoca!!

  • welze

    fiz quibebe poucas vezes mas o seu está um show. essa flor, a de cera, como chamamos na família, é linda demais da conta. Lembra muito minha infância. Minha tia tinha uma trepadeira no corredor de sua casa, mas era cor de rosa. Lindas lindas lindas.

  • Nilce

    Oi, GinaApesar de sermos da mesma região, não conhecia essa receita de quibebe com tomates. Deve ficar uma delícia.Adoro com arroz, feijão, carne, batata, linguiça, kkkk.Sou gulosa mesmo e esses quitutes, hummm, me criei com tudo isso.Bjs no coração!Nilce

  • Rachel

    Realmente Gina, esses livretos são ótimos, e sempre tem aqueles com uma receita que nos chamam a atenção!Esse quibebe por sua vez é especialíssimo, mais ainda a data que ele marca!Parabéns à vocês!!!Bjuss!!!

  • orvalho do ceu

    Oi, GinaParabéns pela Nácar… Que cheguem a de ouro…O quibebe é de fato uma gostosura, estava mesmo pensando em fazer nesses dias frios por aqui.Bjm e ótimas comemorações pra vcs dois.

  • Fátima

    Olá Gina, adoro tudo que leva abóbora na receita.Faço algo parecido com esse seu quibebe, que nem sei o nome.Cozinho a abóbora em pedaços na água vervente. Deixo escorrer bem, amasso com um garfo e tempero com azeite,fio de vinagre, alho batidinho, sal, pimenta moída na hora,cebola raladinha e muito cheiro verde. Come frio feito salada ou acompanhamento no verão.Agora vou fazer a sua receita e depois te conto, tá.Beijinho.

  • Alcina

    Tem bom aspecto sim :-)Pois eu faz tempo que deitei para o lixo tudo que era papeis, fotocópias e recortes de revistas, só guardei mesmo livros :-)Mas uma data assim vale a pena guardar a reliquia :-)bjs

  • ...Noêmia!

    Gina, parabéns pelas bodas! Eu também tenho montes destes impressos. Eles “quebram um galho” quando estamos sem idéias e têm receitas que são troféus!Adorei as flores, eu não conhecia!Um beijo!:o)

  • Beth/Lilás

    Oi. Gina!
    Sabes, meu filho adoro quibebe e vivo fazendo pra ele, mas nunca coloco tomates, faço apenas de abóbora com o amido e cebola.
    Sua receita pareceu-me mais completa e deliciosa, vou tentar assim.
    um beijo carioca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *