abr 162012


Alguns pães me remetem à infância. Um deles é o pão sovado, que à época chamávamos de pão provenciano. Outro é o pão de coco, que eu ia comprar na padaria mais próxima de casa, tipo filão, com coco ralado por cima.
Foi numa das idas à padaria que acabei levando um pequeno choque no balcão. Os vendedores sabiam que havia algo errado com a parte elétrica, mas estavam se divertindo cada vez que alguém esbarrava no balcão e levava choque. Nao gostei nada da brincadeira, porque eu era criança e essas “pegadinhas” constrangedoras e até meio perigosas nunca foram do meu agrado. Acho que vem daí o fato de que não consigo preparar nenhuma pegadinha com ninguém até hoje. Não levo jeito mesmo pra isso. Mas vamos ao delicioso pão de coco!

Pão de coco:
(xícara medidora 240 ml)
200 ml de leite de coco
1 xicara (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
30 g de fermento biológico fresco (ou 10 g do seco)
100 g de manteiga
1 colher (chá) de sal
2 ovos
6 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
50 g de coco ralado fino (seco)
Clara de ovo para pincelar


Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha, o fermento e o coco ralado. Coloque numa tigela, acrescente o fermento e vá adicionando farinha aos poucos e sovando até soltar das mãos. A quantidade de farinha vai depender do tamanho dos ovos. Deixe crescer até dobrar de volume. Modele 2 pães e coloque em assadeira untada e enfarinhada. Deixe crescer novamente por 10 minutos. Pincele clara de ovo levemente batida e salpique o coco ralado. Asse em forno preaquecido a 190° até corar.
A receita eu vi no blog Quitutes da Andreia. Aumentei a quantidade de açúcar e padronizei a medida da xícara para 240 ml. Ela fez pãezinhos, mas eu queria mesmo era matar a saudade do filão da infância… Obrigada, Andréia, por me proporcionar boas lembranças!
Como curiosidade, descobri recentemente que o pão de coco é o segundo mais vendido no Ceará, atrás apenas do pão francês. Ele é oferecido às pessoas por ocasião da páscoa no lugar de chocolates.

Quaresmeira


A Tibouchina mutabilis é natural do Brasil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pinterest

ATENÇÃO!

Para copiar o post (impressão ou pdf), visualize à esquerda o menu suspenso vertical e clique no ícone da impressora (último).

30 Respostas para “Pão de coco”

  1. se possivel tirava uma fatia :)

  2. Fiquei com vontade de provar, vou guardar a receita!
    Bjos

  3. Regina, fiquei muito curiosa para experimentar este pão, estou levando a receita. E também nunca tive humor para “pegadinhas”, rir às custas dos outros não é comigo…
    beijos e boa semana!

  4. Regina eu também nunca gostei de pegadinhas!
    Vou preparar esta receita hoje mesmo depois de comprar os ingredientes! Eu já estava procurando uma receita assim ha’ muitos anos!!! Este pão parece excelente!!! Obrigada Tenha uma ótima semana!

  5. ai nem me fale, nao gosto e nao faço pegadinha com ngm.acho muito deselegante..
    adorei o pao,meparecei muito facil de fazr, e o gosto deve ser tentador.
    vou tomar nota.
    beijos

  6. Éramos crianças ainda e resolvemos dar a minha mãe um daqueles chicletes que deixa a língua preta. Ela ficou com tanta raiva que chegou a chorar. Nunca mais fiz nada desse tipo com ninguém.
    Tbm tenho na memória esses pães doces cobertos apenas com coco ralado ou senão com aquele creme amarelo. Geralmente comia só a cobertura e deixava a massa! rsss Hj já prefiro mais a massa aos pães recheados mas deu vontade de voltar no tempo e experimentar esse pão de coco!
    Bjss e boa semana!

    • Comentava com meu marido sobre os pães de infância. Como citei no post, tinha o sovado, o de coco e também o de creme em cima, bem típico da nossa infância.
      Como não gosto de fazer ninguém passar vexame ou aborrecimento, fico muito chateada se fazem comigo. Talvez devesse ser mais descontraída com relação a isso, mas não sou… Nessas horas, talvez o melhor seja sovar uns pães pra descarregar a tensão…rs!

  7. GINA,
    ESTOU MUITO FELIZ QUE VC TENHA FEITO ESSA RECEITA E TENHA GOSTADO,
    PARA MIM É UMA HONRA EM VER O MEU NOME AQUI NO SEU BLOG POIS VC É UMA
    COZINHEIRA DE MÃO CHEIA.
    A RECEITA DESTE PÃO EU PEGUEI NO BLOG DA MARIA INÊS FEIJÓ, QUE TEM MUITAS RECEITAS MARAVILHOSAS TBM.
    O SEU FICOU LINDO COM UM ASPECTO DELICIOSO, AMO ESTE PÃO E FAÇO SEMPRE!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BJS ♥

    • Só tenho a lhe agradecer por me proporcionar esses momentos de lembranças e conversas sobre o passado, além de saborear esse pãozinho. Ele é um sucesso. Tenho visto em vários blogs.
      Cresce muito o pãozinho, né?
      Não me considero cozinheira de mão cheia, sou uma eterna aprendiz, com erros e acertos.
      Boa semana!

  8. Olá,

    Adoro pães, esse está um espetáculo!
    Parabéns pelo Blog.

  9. Olá Gina querida também postei esse pão de coco da Andréa na sexta feira e de fato fica delicioso. Realmente esses pães, sovados, de coco, com creme me lembram muito a infância, tempos deliciosos em que nossas mães, enquanto preparavam um café fresco, nos pedia para irmos até o Armazém ou padaria buscar um filao desses. Ficou lindo o seu. Quanto as pegadinhas, eu abomino, não gosto que façam comigo e nem com os outros. Tinha um programa no Silvio Santos antigamente que tinhas essas pegadinhas ridiculas, fazer os outros de bobo é muito constrangedor e humilhante. O ser humano não merece esse tipo de coisa. Bjos amiga uma excelente semana
    Ah! Por um acaso seu nome é Regina Célia?

    • Josy, tenho visto esse pão circulando pelos blogs e merece mesmo ser divulgado.
      Esse tipo de programa de pegadinhas ou qualquer reportagem assim me faz sair de perto, acredita?
      Meu nome é simplesmente Regina, não é composto. Agora você me deixou curiosa.

      • Oi Gina, desculpe fiz a pergunta e não me expliquei né?? rsrs
        É que deixaram um comentário ontem no meu blog,muito carinhoso, e assinaram Regina Célia, e como conheço 4 Reginas queria saber se era alguma de voces. Resumo da ópera, é uma pessoa que provavelmente passou por lá, costuma visitar o blog e simplesmente deixou um comentário. Mas a minha dúvida inicial por ter achado que era uma de voces, foi por que ja recebi comentários de amigas nossas que tem blog, mas não comentaram pelo blog, foi porisso. Ser humano é complicado né? hehe. Bjos querida tenha um lindo dia.
        Ah. sexta feira fiz uma receita sua,vou publicá-la quarta que vem. Adoramos. Hehehe. lá vou eu te deixar curiosa por que não vou contar o que é
        Tcham tcham tcham tcham….

  10. Olá Gina
    Esse pãozinho tem uma cara excelente, fiquei de olho para experimentar, os seus pães já está testado que são muito bons :-)

  11. Não sou muito fã de coco, mas esse seu pão tá uma tentação =D
    Fiquei com muita vontade de experimentar aqui em casa, mas ando com uma preguiça de fazer pão!!! Quem sabe quando a preguiça passar, né ;)

    Beijos
    Lari

  12. Hummm pão de côco…delíciaaaa.
    Olha, realmente essa “brincadeirinha do choque não tem nenhuma graça.
    Xeros

  13. Humm parece muito macio e o que mais gostei é que parece fácil! bjs

  14. Sabe que também não sou dada a esse tipo de brincadeira. Agora pão sovado e língua de sogra são os que me lembram a infância. Seu pão de coco esta arrebatador, fiquei completamente fisgada pela foto e pode estar certa que farei a reprodução.

    Eli

  15. Olá!
    Conheci o seu blog ontem, pesquisando receitas.
    Achei o pão de coco e fiz hoje, simplesmente fantástico, a massa é leve e bem saborosa,
    super fácil.
    Obrigada por dividir essa receita comigo.
    Adenir

  16. acho que temos lembranças parecidas…ficou lindo, bj

  17. Caros amigos e amigas, sou cearense e realmente os cearenses que tem por volta de 50 anos tem na sua memoria esses pães, pois fazem parte da nossa cultura, principalmente quando chegava a semana santa que se trocavam oferendas no jejum da sexta feira santa. Além desse pão de coco que faz parte da História das famílias cearenses, eu gostaria de ter a receita de uma maria maluca que eu comprava todo dia naquela padaria que ficava na esquina da praça da lagoinha e defronte para o colégio Rui Barbosa, rsrsrs faz tempo em. Eu estudava no Juvenal Galeno ao Lado do Corpo de Bombeiros e saia da praça José de Alencar e ia a pé até o velho Juvenal Galeno. Gostaria de ter aquela receita… Quem puder resgatar essa joia… voltará a fazer a alegria de muitos cearenses…

    • O pão de coco agora você já tem, mas essa de maria maluca nunca ouvi falar. Obrigada por ter vindo confirmar a tradição do pão de coco por aí.
      Um abraço.

    • Fiquei curiosa com sua sugestão e fui pesquisar. Nossa, é um baita biscoito de coco e muito interessante. Fiquei com vontade de preparar a maria maluca. Quando fizer, te aviso.

  18. Olá, Gina!

    Faz muito tempo que procuro uma receita de pão de côco assim, e gostaria de confirmar com você; é salgado,não é? Eu sou de Fortaleza-Ce, e nunca consegui a receita desse nosso pão, por incrível que pareça!

    Quanto à minha conterrânea acima, o nome da padaria é Ideal, e a Maria Maluca de lá era uma delícia mesmo, lembro que comia muito quando criança.

    Um abraço!

    • Zenaide,
      O pão é doce, veja a proporção de açúcar para o sal. Sugiro que faça esse pão, fica muito bom mesmo!
      E continuo com vontade de fazer a Maria Maluca. Obrigada por me lembrar.
      Um abraço.

Deixe uma Resposta

(requerido)

(requerido)

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014 NacoZinha - Blog de culinária, gastronomia e flores - Gina Tema Suffusion personalizado por Gina
Pinterest
Email
Print