Bolos e bolinhos,  Viagens

Cupcake de chocolate com churros

Os churros são doces típicos da gastronomia espanhola. O tradicional chocolate com churros é muito apreciado em todo país. Imaginem unir essas duas delícias num bolinho? Eu adorei e, se fosse você, não perdia a oportunidade de prepará-lo.

Cupcake de chocolate com churros:

(Rende 24 minicupcakes)
Massa
90 g de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
20 g de cacau em pó sem açúcar
60 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
90 g de açúcar
2 ovos
60 ml de leite semi-desnatado
1 colher (café) de extrato de baunilha (ou 2 de essência)

Churros:

1/2 xícara (chá) de água
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (um pouco menos)
Óleo (quanto baste)
Açúcar para polvilhar

Cobertura (buttermilk de chocolate):

60 g de manteiga
180 g de açúcar de confeiteiro
40 g de cacau em pó sem açúcar
50 ml de leite semi-desnatado

Preparo:

Massa – Peneire a farinha, o fermento e o cacau e reserve. Bata da manteiga com o açúcar até ficar um creme claro, adicione os ovos, um de cada vez, batendo até incorporar. Acrescente a metade da mistura seca e bata em velocidade baixa. A seguir, o leite e a baunilha, sempre batendo. Adicione o restante dos secos e bata até que fique homogêneo. Coloque em forminhas (usei n° 3) de papel, acondicionadas em formas de alumínio. Encha um pouco acima de 2/3. Asse a 180° por 13 minutos ou até que, fazendo o teste do palito, este saia limpo. Se preferir fazer cupcakes maiores, será necessário maior tempo de forno.
Churros – Leve ao fogo a água com a pitada de sal e um fio de óleo. Assim que ferver, jogue a farinha de trigo (menos de 1/2 xícara), mexa rapidamente e desligue. Não deixe ficar muito dura a massa, caso contrário será difícil passar no bico de confeiteiro e pode rasgar o saco. Utilize o bico pitanga bem pequeno e faça pequenos churros, torcendo-o no formato desejado. Frite em óleo quente, coloque em papel toalha e passe no açúcar.

Cobertura

– Peneire o açúcar de confeiteiro com o cacau, coloque na tigela da batedeira, juntamente com a manteiga e o leite. Cubra e bata em velocidade baixa por um minuto. Aumente a velocidade para alta e bata mais cinco minutos. Coloque em saco de confeiteiro com bico pitanga pequeno e decore os cupcakes, finalizando com um minichurro.
Obs.:
Reduzi a quantidade de açúcar tanto na massa, quanto na cobertura. Se você gosta mais doce, é só acrescentar.
Só para fazer uma graça, fiz uma pequena bandeira espanhola e colei num palitinho.
Receita adaptada daqui.


A Chocolateria San Ginés é uma das mais tradicionais de Madri (1894). Foi lá que a filha degustou e aprovou o seu chocolate com churros.


Os principais museus de Madri são o Museu do Prado e o Reina Sofía. Na última foto, o quadro As Meninas, de Velázquez, exposto no Prado.
Estávamos no quarto do hotel, a filha e eu, quando bateram na porta. Era uma companheira de viagem que foi levar de presente pra Sil uma reprodução desse quadro, pois era seu aniversário. Que gentileza!


Esse é um “museu” bem diferente…rs! Na verdade, o nome dessa rede de restaurantes é bem sugestivo – Museu do Presunto – e fica como uma boa opção para se adquirir um belo presunto ibérico ou o serrano.


Essa é a lateral da Caixa Forum, em frente ao Museu do Prado, com a lateral recoberta de vegetação.

Compartilhar:

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *