Pães

Pão com castanha de baru

A castanha de baru tem sabor semelhante ao do amendoim, porém bem mais suave. É vendida tostada e recomenda-se não consumir crua. Ela tem mais proteínas e é mais rica em ferro que as castanhas de caju e do Pará, além de ser menos calórica. Além de prová-la tostada, desejava preparar algo com a farinha obtida da moagem do baru e resultou nesse pão saboroso.

Pão com castanha de baru

150 ml de leite morno
30 g de fermento biológico fresco (2 tabletes)
100 g de farinha de baru tostada
500 g de farinha de trigo
80 g de açúcar
2 ovos
50 ml de óleo
2 colheres (sobremesa) de manteiga amolecida
1/2 colher (sopa) de sal

Castanha de baru torrada e descascada

Preparo:
Misture o leite morno ao fermento e deixe levedar.
Com a castanha de baru torrada, esfregue com as mãos para retirar as cascas. Algumas soltam-se facilmente, porque a maioria já vem dividida ao meio, outras necessitam esfregar um pouco mais. Essa é a única parte mais trabalhosa, mas compensa. Não sei se já existe à venda a farinha de baru. Triture as castanhas no liquidificador até virar um pó fino. Misture à farinha de trigo.
Com as farinhas numa tigela, agregue açúcar, ovos, leite levedado e misture um pouco. Acrescente óleo, manteiga amolecida e, por último, o sal. Amasse bem, forme uma bola e deixe descansar em vasilha abafada até dobrar de volume. Modele os pães como desejar, coloque em assadeira untada e enfarinhada. Deixe crescer novamente até dobrar de volume e leve ao forno preaquecido a 180º por 15 minutos ou até corar.
A receita foi adaptada do Slow Food Brasil.

Castanha de baru torrada

O baru (Dypterix alata) é nativo do cerrado brasileiro. A semente tem aproximadamente 2,5 cm.

Compartilhar:

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *