Locais que aceitam cachorro,  Viagens

Museu ao Ar Livre Princesa Isabel

Voltando de uma viagem gastronômica por Bom Jardim da Serra (SC)  pela maravilhosa Serra do Rio do Rastro, o proprietário do hotel, onde ficamos hospedados, nos sugeriu que visitássemos o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans (SC). Sugestão aceita e que valeu muito a pena conhecer.
Hoje é o Dia Internacional dos Museus e fica aqui a minha homenagem a esse lugar lindo!

Lago do Museu ao ar Livre Princesa Isabel

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é um memorial em homenagem aos imigrantes italianos, que chegaram ao sul do Brasil.

Muito bem cuidado, ele foi inaugurado em 30 de agosto de 1980. Quando os italianos chegaram à Santa Catarina, tiveram que construir tudo, derrubar árvores com machado, fazer seus próprios instrumentos e maquinários. Sem energia elétrica, tudo era movido pela tração animal e pelas rodas d’água. Em torno do lago ficam todos os galpões, construídos para resgatar a tecnologia e os costumes dos antepassados. Fiz uma grande quantidade de imagens e vou tentar resumir para vocês sem perder o foco da gastronomia!
Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
A casa do colono italiano tinha a cozinha de chão batido separada da casa, para evitar incêndios. O fogão larim, feito sobre armação de madeira, possibilitou cozinhar os alimentos de maneira mais cômoda, sem precisar agachar-se. A cozinha também servia para guardar as roupas de trabalho e para lavarem-se.

Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
O fogão à lenha, já mais evoluído, servia para cozinhar os alimentos, aquecer o ambiente e a água para o banho. Os utensílios da época da colonização foram cedidos por moradores locais.
Na cozinha eram preparados os alimentos, faziam-se as refeições, as mulheres costuravam, contavam-se histórias, os homens jogavam, as crianças aprendiam as orações. Era um ambiente de grande importância social, para reunir a família e os vizinhos.

Museu ao ar Livre Princesa Isabel
A cantina ficava no porão das casas. Guardavam-se os produtos, mas a principal atividade era a fabricação de vinho.

Museu ao Ar Livre Princesa IsabelO monjolo é um engenho rústico usado para pilar milho e café. Funciona movido pela água que corre por essas canaletas.

Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
Engenho de farinha movido à tração animal. Nosso cachorrinho foi fazer, simbolicamente, a tração da hélice…

Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
A atafona é um engenho utilizado para moer milho, para produzir polenta e pão, além de moer trigo.

Museu ao ar livre princesa isabel
Destaque para as rodas d’água, que acionavam as máquinas. O museu abriga, ainda, capela, estrebaria, um galpão para meios de transporte, olaria, engenho de açúcar, serraria e um centro de vivências.
Não deixe de visitar esse patrimônio cultural do Brasil, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel!!

Museu ao Ar Livre Princesa Isabel - Orleans (SC)
A petúnia (Petunia x hybrida) é natural da América do Sul.

Compartilhar:

15 Comentários

  • Sandra Bylaardt

    Fui no blog e gostei do que vi! Memórias da nossa Cultura italiana, muito legal! Principalmente quando nos faz pensar na vida que nossos antepassados tiveram… obrigada, Gina!
    (via facebook)

  • Mineko Nakajima

    Gina, obrigada por nos mostrar as maravilhas da historia… Precisamos agradecer que vivemos numa época que a tecnologia nos facilita a tudo. Lembro que a minha vo contava as dificuldades que passaram no tempo de colonos, imigrantes.
    (via facebook)

  • Izabel Viégas

    @Regina, adoro estas maravilhas do passado. Apesar de achar que o homem evoluiu muito pouco pois perdeu muito tempo em guerras e, nestas guerras, destruindo as invenções de outros mais à frente no tempo. Mas dá gosto ver uma imagem desta. Belíssima. Há muita beleza por estes brasis. Beijos, querida!
    (via facebook)

    • Gina

      Tem razão, evoluímos a passos lentos, mas é bom ser otimista sempre, @Maria Izabel. Sem dúvida, temos coisas aqui que mal o brasileiro conhece. Gigante pela própria natureza…
      (via facebook)

  • Museu ao Ar Livre Princesa Isabel

    Muito bacana a publicação do NacoZinha sobre o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.Obrigada pela homenagem.
    Vale a pena conferir.
    #semanadosmuseus2016 #nacozinha #museuoarlivreprincesaisabel #orleans
    (via facebook)

    • Gina

      Obrigada! Que bom que gostaram da minha publicação! Estive aí em outubro de 2014 e adorei mesmo. Parabéns pela manutenção das instalações e pela riqueza de acervo que vocês dispõem! Estou fazendo a maior divulgação nas redes, porque precisamos conhecer mais as riquezas culturais do nosso país. 🙂 Regina Castro
      (via facebook)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *