Doces

Ficus noisette – Desafio dos doces finos

Doces finosFinalmente consegui postar, no último dia do Desafio dos Doces Finos, da Fer Ayer, a minha contribuição.
Ganhei um livro chamado Doce Sucesso e foi de lá que extraí essa receita de ficus noisette. Esses doces são um pouco trabalhosos, mas combinam com o desafio.

Ficus Noisette

8 figos cristalizados
50 g de chocolate branco
20 g de creme de leite
30 g de nozes picadas
200 g de chocolate meio amargo

Preparo

Retire o excesso de açúcar que envolve os figos com uma escovinha. Corte os figos ao meio, no sentido longitudinal, inclusive o cabinho. Derreta o chocolate branco, junte o creme de leite e as nozes picadinhas.
Ficus noisetteCom as costas de uma colher de chá afunde a cavidade dos figos para aumentar o espaço. Recheie cada metade, cuidando para que forme uma gota no centro, retirando os excessos, afinal o doce tem que ser fino também no avesso. Derreta o chocolate meio amargo. Banhe cuidadosamente os figos, segurando-os pelo cabinho. Rende 16 docinhos.
Usei forminha marrom, coloquei papel chumbo verde para combinar com o figo e, por cima, celofane rendado para ficar em contato com o doce.

Ficus noisette

Decoração

Tinha essa caixinha dourada, que deu um toque natalino, oportuno para essa época e finalizei com o laço também verde. Na Páscoa fiz esses docinhos e fizeram sucesso entre os chocólatras.

Ficus benjamim variegata
Fazendo aquela associação costumeira com o prato, esse é o Ficus benjamim variegata, planta da minha sacada.

Compartilhar:

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *