Bolos e bolinhos,  Encontros,  Viagens

Bolo de banana e aveia – Encontro de blogueiras em Vila Velha

Esse foi o meu 3° encontro com blogueiras, dessa vez no Espírito Santo.
Após uma viagem, que demorou um pouco mais do que imaginava, num dia de muito sol, cheguei ao Shopping Praia da Costa, ponto de encontro. Ela foi me buscar à pé, depois de combinarmos como estávamos vestidas, embora eu já a conhecesse por foto de seu blog.
Sua ajudante do lar, a Josi, preparou um bolo de banana e aveia que é a sua especialidade e a Mônica cedeu a receita, que foi tirada do site Receitas da Nutrociência.

Bolo de banana e aveia

4 bananas amassadas
100 g de manteiga
3 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar (usei 1)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de aveia em flocos
1 colher (sobremesa) de canela
1 colher (sopa) de fermento em pó
Açúcar e canela para polvilhar

Preparo

Bata no liquidificador os ovos, a banana amassada, a manteiga e o açúcar. Numa tigela, misture os líquidos com a farinha, a aveia, a canela e, por último, o fermento.
Assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180°, por aproximadamente 40 minutos. Se quiser, polvilhe o açúcar com a canela.
Como não fotografei o bolo na casa da Mônica, fiz a receita (metade, pra ludibriar a dieta…) e todos de casa aprovaram. Façam que vale a pena.
Um cafezinho servido com esse bolo e com a gentileza da Mônica, é tudo de bom!
E por falar em gentileza, ela ofereceu-se para levar-me até Guarapari, o que me deixou feliz. No retorno, enquanto conversávamos (e muito…), dei-me conta que a viagem estava demorando. Perguntei a ela onde estávamos e ela me disse que estávamos quase chegando a Anchieta. Ela e o marido me levaram até a casa de meus pais. Não é uma graça?

Veja, também, bolo de banana sem glúten.

Convento da Penha (ES)

Convento da Penha, Vila Velha (ES)

Esse é o Convento da Penha, que visitei há 16 anos e ponto turístico da cidade. Foi fundado em 1558.

Convento da Penha (ES)Foi edificado no cume de um penhasco de 154 m de altitude. Com localização privilegiada, a 500 metros do mar e no centro da cidade de Vila Velha. Oferece aos visitantes a mais bela vista panorâmica de parte das cidades da Grande Vitória.

Fui recebida na casa da Mônica, do Inventadeira de Moda. Seu blog não é vinculado à culinária. Como relatado em seu perfil, ela é “uma pessoa que AMA os livros de modo geral, e acredita que, se bem usados, eles têm o poder de nos ajudar a transformar a nossa realidade”.
Isso ficou bem claro para mim, quando da visita. Tive a oportunidade de conhecer um pouco melhor a minha amiga e admirar seu modo de encarar a vida, dando valor às pessoas que com ela convivem, pessoal ou profissionalmente.

Compartilhar:

12 Comentários

  • Dino Rosa

    Legal ver minha cidade aqui. Sou também de Vila Velha e estou começando um blog de culinária. Se quizer, faça uma visita. O endereço é: lacozinha.blogspot.com
    Abraços e sorte

  • Gina

    Aline, na verdade não foi uma convocação para encontro de blogueiras. Apenas a Mônica, de um blog que não é de culinária, sabendo que eu ia ao ES, convidou-me para ir à sua casa.
    Já vou lá no seu blog.
    Bjs e obrigada pela visita.

  • Gina

    Cláudia, não foi bem assim. Na verdade, fui visitar meus pais, que moram no Espírito Santo e recebi o convite da Mônica para visitá-la.
    Também gostei do seu blog.
    Apareça sempre, é um prazer!
    Bjs.

  • Claudia

    Oi Gina,

    Que lindo, menina, você se jogou de Curitiba até Vila Velha para passear e encontrar as blogueiras? Que energia e disposição, muito legal!

    Adorei teu blog e receber tua visita. Que bom que você apareceu por lá.

    Vou voltar por aqui mais vezes para conhecer melhor teu calçadão!

    Beijos,

    Claudia

  • Gina

    Ameixa, um dia queremos ter o prazer de recebê-la em nosso país. O problema é que o Brasil é tão grande…, reunir as blogueiras é mais dífícil.
    Estou conseguindo conhecer gente de vários Estados e tem sido muito bom.
    Esse bolo é ótimo, não durou nada!

    Leila, que pena! Seria bom mesmo poder reunir mais gente.
    E você esteve lá…, já pensou se fosse na mesma época?

    Bjs.

  • Leila

    Oi Gina, poxa se soubesse teria comentado contigo da Aline do Moqueca com Pimenta. ela é de Vitoria. eu tb estive la esse ano mas foi tao corrido que acabei nao vendo ninguem.
    beijinhos

  • Gina

    Mônica, é incrível como as distâncias se reduzem quando existe afinidade. Dava pra imaginar que poderíamos nos encontrar morando tão longe?
    Valeu, querida!
    Recebeu o banner do Dia Internacional da Mulher?

    Ana, tá vendo… você falando das maravilhas do Brasil e eu aqui mostrando de vez em quando um pouquinho.
    Experimente esse bolo e substitua o açúcar branco pelo mascavo.

    Nana, ainda bem que você conseguiu!
    Será que o próximo encontro será o nosso?

    Bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *