Doces,  Mimos

Filhoses de abóbora

Fiz uma receita bem reduzida de filhoses de abóbora por ser uma experiência para mim. Na metade da receita acrescentei café solúvel, por isso o da esquerda está mais escuro.
Será que está com a consistência correta? Que o digam os portugueses!

Filhoses de abóbora

250 g de abóbora
5 g de fermento biológico
10 ml de leite
100 g de farinha de trigo
1 ovo
30 g de açúcar
Raspa e suco de 1/2 laranja
óleo para fritar
canela e açúcar para polvilhar
café solúvel (1 colher de chá em metade da receita)

Preparo

Cozinhe a abóbora (não coloquei sal) e amasse. Dissolva o fermento no leite morno, junte a abóbora, vá juntando o trigo, o ovo, e os demais ingredientes. Deixe levedar. Retire colheradas da massa e frite-as. Passe no açúcar com canela. Vi as receitas da Nela e a da Belinha.

Cambuquira, a flor da abóbora


Nome científico Cucurbita spp. É uma flor comestível e muito apreciada em saladas ou empanadas. 

Compartilhar:

9 Comentários

  • Gina

    Rose, ninguém tinha me informado sobre esse problema de conexão, vai entender o que se passa!
    Olhe, esse selinho tá lá no seu blog sim e tem mais que não publiquei ainda…rsrs!
    Não provei cambuquira, mas conheço várias pessoas que gostam. Tenho vontade de provar.
    Bjs.

  • Rose

    Gina…amiga…não sei se é só comigo…mas quando clico no seu blog…aparece pagina não encontrada…ai tenho que digitar de novo…desde ontem…e a fotinha que aparece no meu blog é outra…mas estou aqui…kkkk
    Então não conheço filhoses…mas a minha vozinha querida…que saudade…fazia um refogado com os brotinhos da abóbora (acho que era cumbuquira ou coisa parecida) eu era criança não lembro bem não sei se usava as flores, mas me lebro de ve-la colhendo os brotinhos se eram bons não sei…Bjinhus t+

  • Gina

    Dani, às vezes acontece essas coincidências mesmo. Passo lá durante a semana.

    Ameixa, da próxima vez ficarão mais sequinhas.

    Bete, compreendo perfeitamente sua ausência, afinal tem por motivos nobres.

    Nela, muito obrigada pelas dicas. Na verdade, as receitas de vocês duas são bem diferentes, então fiquei com o meio termo e não ficaram exatamente como deviam… Mas ficaram gostosas assim mesmo.

    Alcina, pois é, quando não se conhece uma receita típica, fica mais difícil acertar, sobretudo com as variações de cada uma no modo de fazer.

    Nana, essas frituras foram da época do Natal, um período que a gente acaba abusando das comidas nada lights.

    Beijos a todas!

  • Alcina

    Na minha zona essas filhoses de abobora não são tipicas, por isso não eram habituais em minha casa, mas no ano passado experimentei e também fiquei com essa sensação, que faltava algo!!ou que fritaram pouco!!
    Temos que ir tentando mais vezes até sair bem.
    bjinhos

  • Nela

    QUERIDA GINA, PARA PRIMEIRAs não estão nada más, mas eu prefiro pôr menos açucar e mais canela quando as passo, e tb, acho e há-de ver na minha receita, que eu só no final ponho as claras em castelo, para assim ficarem fofas, porque nós cá em caSA ATÉ LHE DAMOS O NOME DE FOFOS,veja bem querida a minha receita, pq depois de a abóbora cozida tb a escorro muito bem, minha mãe ate fazia pondo num pano de cozinha e deixava de um dia para o outro a escorrer, mas eu não, ponho no passador e com o garfo a escorro bem, depois está na maneira de se põr a farinha os ovos…veja a minha receita, e outra coisa, quando estão a fritar tem que ter bastante óleo para elas nadarem, e vamos virando a pouco e pouco para não queimarem ficarem bem amarelinhas, e fritas por dentro, senão ficam amarelas por fora e crúas por dentro.Mas acho que não ficaram nada mal, está aprovada querida mas espreite a minha receita, a Bela tem uma maneira de fazer, eu outra rsrs, mas me podia ter enviado umas para eu provar assim já dava melhor opinião. Agora Agradeço o muito a gentileza de ter tido de fazer uma receita “minha” Portuguesa com muito carinho como vi, amiga beijinhos desculpe a minha falta de comentários mas esta falta de tempo é uma desgraça amiga, beijos obrigada boa semana e muito obrigada…..

  • Bete

    Que delícia esses filhoses de abóbora, ainda não conhecia e vou copiar já, já.
    Linda flor! A natureza é simplesmente maravilhosa.Obriaga pelas visitas lá em casa e me desculpe por estar tão ausente, mas se deus quise tudo vai melhorar.
    Um beijão e uma ótima semana!

  • Dani

    Se eu contar que foi isso que comemos no café da tarde em casa você acredita?… Parece que combinamos, essa semana posterei em meu blog.

    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *