Doces,  Festa junina,  Música e culinária

Curau de milho verde

Hoje é Dia de São João e não podia escolher uma receita mais adequada para a data, como o delicioso curau de milho verde.

Curau de milho verde

12 espigas de milho
1 litro de leite
1 xícara (chá) de açúcar (não coloquei 150 g, acho que 120 g é suficiente)
canela em pó

Preparo

Debulhe o milho, bata no liquidificador ou rale. Esprema num pano para tirar o bagaço ou passe numa peneira. Adoce e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Polvilhe canela.
Simplesmente adoro curau de milho verde!!

Veja, também, curau de milho de micro-ondas.

As tradições da festa de São João

E novamente relembro Lamartine Babo, na canção que diz assim: “Chegou a hora da fogueira
É noite de São João
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de balão”
O céu já não fica pintadinho de balão, com o perigo que representa, mas as festas juninas estão a todo vapor. Em algumas regiões do Brasil com bastante ênfase, em outras ainda lembradas nas escolas e clubes, pelo menos.
CaruaruFoto: daqui.

Qual é o maior São João do mundo?

Caruaru, no interior de Pernambuco, está registrada no Guinness Book como o maior São João do mundo na categoria festa country ao ar livre. A cidade disputa com Campina Grande, na Paraíba, pelo título de melhor festa. O que importa para os brasileiros é termos essas tradições, esse folclore, enfim, a cultura que identifica um povo.

Decoração de festa juninaO São João é a festa junina mais tradicional no Brasil, chegando a ser “sinônimo” de festa junina. É uma mistura do profano com o religioso, com quadrilhas, fogos de artifício e bandeirinhas.Na escola onde fiz o ensino fundamental, era uma época muito esperada, porque as festas juninas tinham uma intensa participação de todos. Os alunos ajudavam a preparar os adereços utilizados nas danças, além de ensaiar para fazer uma boa apresentação. Cada turma apresentava um tipo de dança. Fazíamos acessórios com casca de coco, que era lixada e pintada com verniz, utilizada como instrumento de percussão.

Decoração de festa juninaAs fogueiras são típicas dessa época. Pela convenção, a fogueira de Santo Antônio é quadrada, a de S. João é redonda e a de S. Pedro é triangular.Hoje quero trazer outra receita à base de milho, como fiz no dia de S. Antônio, já que é um ingrediente que aprecio bastante.

Cipó-de-são-joão

Flor-de-são-joão (Pyrostegia venusta)A Pyrostegia venusta é natural do Brasil. Também conhecida como flor-de-são-joão, cipó-bela-flor, marquesa-de-belas, cipó-pé-de-lagartixa, cipó-de-lagarto e cipó-vermelho.
O nome cipó-de-são-joão vem do uso nas festividades de S. João.

Compartilhar:

30 Comentários

  • Gina

    Rosélia, essa época é realmente tentadora, mas o segredo está em fazer porções pequenas e nas festas optar pelo milho cozido, no lugar dos derivados… Mas são uma delícia!
    Bjs.

  • orvalho do ceu

    Oi, que delícia!
    Aqui tá tudo enfeitado pros festejos paulinos…
    As comidas deste tempo são cheias de calorias mas são de abrir o apetitie, né?
    Haja coração!
    Bons festejos pra vc e pros blogueiros que te visitam…
    Bjm
    Roselia
    espiritual-idade.spaces.live.com

  • Gina

    Mary, aguarde que vem aí a de S.Pedro, dia 29 e o post já está pronto.

    Cláudia, citei essas duas cidades, mas sei que em todo nordeste as festas são animadas.
    Nessa época, bate uma saudade, não é?

    Rose, já fiz aqui em casa também, que me lembre só uma vez. Com bandeirinhas e comidas típicas.

    Heloísa, desde crianças participamos dessa alegria; das barraquinhas com pescaria, argola, bola na lata; das comidas; das danças. Tem como não gostar?

    Beijos a todas!

  • Rose

    Adoro festa junina…enrolei e acabo que não vai dar tempo de fazer uma aqui em casa…também não para de chover…

    Sobre o pão de queijo…esse da sunduicheira…nunca tinha visto adorei também…não coloquei o recheio mas da proxima vez coloco…

    Bjinhus

  • Claudia

    Gina,

    não conheço caruaru mas o são joão no interior do Ceará, onde circulo sempre, é muito bom. Que vontade de "cearar" que eu estou…

    Bj,

    C.

  • Gina

    Rute, é verdade, o povo brasileiro é muito festeiro.
    Nessa época as lojas de artigos sazonais se enchem de enfeites de festas juninas. Não foi difícil ir a uma delas e fotografar.
    Agora você me pegou com o "debulhar". Já pensou se fôssemos debulhar efetivamente 12 espigas de milho?

    Alcina, aqui também houve mudança com o passar do tempo, mas em alguns lugares, as mudanças foram para melhor.

    Noémia, que nada! Não dancei forró, mas sabe que admiro bastante um forró bem dançado?
    Estou vendo que o Porto é ponto forte de Portugal em termos juninos, a julgar pela sua animação.

    Fernanda, não sou muito de bebidas alcoólicas, mas gosto de vinho esporadicamente. Mas tenho tomado um pouquinho (bem pouquinho mesmo) de quentão todos os dias. Com o frio de Curitiba, é uma delícia saboreá-lo.

    Beijos a todas!

  • Noémia

    Gina, espero que tenha dançado muito forró aí nas suas festas juninas!
    Eu fiz noitada na festa aqui no Porto onde o S.João é rei, na festa mais espantosa, inusitada e popular do mundo inteiro! 🙂

  • Alcina

    Olá Gina
    Pois é por cá também se comemoram os santos populares, mas salvo raras excepções, já não há festas como quando eu era pequena, penso que onde se comemora mais é mesmo no Porto o S. João onde vem todo mundo para a rua e é uma folia, Gostei desse docinho, eu também gosto muito de coisas com milho.
    Bjs

  • RUTE

    Brasil é mesmo alegria, música e dança!

    Festas juninas no Brasil devem ser bem mais divertidas do que cá em Portugal.

    Gostei do ambiente que você mostrou nas fotos. Assm como da receita. Só acho que debulhar milho dá imenso trabalho rsrsrsr.

    Beijinho.

  • Gina

    Ameixa, obrigada!

    Lourdes, gostaria de ter aproveitado melhor o tempo que morei em Recife nesse sentido de conhecer mais as festas juninas. Tinha os filhos pequenos, inclusive meu filho nasceu lá.
    Beijos!

  • ameixa seca

    Aqui na minha cidade festejamos o Santo António mas já passou. Devo ter fotos do ano passado, este ano fui mas não levei máquina 🙂
    Vou procurar e mando para o teu e-mail 🙂

  • Gina

    Odete, não sabia desse detalhe do melzinho no cipó. Coisas de criança!
    Na falta das festas juninas por aí, você prepara os quitutes para matar a saudade.

    Anna, tudo que vem do milho é comigo mesma. Muito bom!

    Léia, também acho bacana conhecer de perto essas tradições.

    Nela, obrigada por me trazer esses dados das festas de vocês. Pena que você não fotografou pra mostrar. Quem sabe em S. Pedro? Ou fica a dica para o próximo ano.
    Obrigada pelo incentivo.

    Mari, o curau demora um pouquinho pra chegar ao ponto, mas vale muito a pena, né?
    Já estou pensando em fazer novamente.

    Dani, morei em Recife e vi a força do forró, o prazer de colocar uma roupa caipira e sair às ruas exibindo seu traje. Não como estamos acostumadas a ver. São camadas e camadas de tecidos, babados, rendas e fitas, num composé elegante para um traje típico. Isso me chamou muita atenção à época, mais de 20 anos.
    Não tive o prazer de visitar Caruaru nesse período, que pena!

    Tânia, valorizo muito as coisas regionais, a cultura, tanto aqui quanto fora do país.

    Ameixa, se tiver oportunidade de fotografar, mostra pra gente. Vi no blog da Elvira alguma coisa assim, bem bacana.

    Angela, obrigada e aguarde que tem S. Pedro ainda!

    Beijos a todas!

  • ameixa seca

    Eu acho o máximo as festas juninas, tudo tão coloridos. Aqui festejamos os Santos Populares mas cada um no seu dia! É tudo no mês de Junho também mas não temos essas tradições que vocês têm. Esse curau tem um aspecto delicioso 🙂

  • Tânia Saj

    Gina, muito interessante o post sobre Festa Junina…Pena que no Sudeste ninguém mais se preocupa com isso, as tradições continuam no Nordeste mesmo.
    E esse curau? Tá com uma carinha deliciosa!!
    Bjs

  • Dani - Paladar

    Gina,

    Eu adoro milho, de qq forma. Ele é tão versátil, doce, salgado, bolo e afins.

    Curau eu gosto muito tb, fica bem liso, é booom, e adoro festa junina tb, acho q em outra vida eu ja fui la do nordeste…rs

    Bjs

  • Mari

    Gina querida, eu também adoro uma festa junina!!! Carnaval eu nao gosto nem um pouco, mas festas juninas, eu amo!!! A música, a dança, as comidinhas… acho tão gostoso… esse teu curau de milho ficou maravilhoso!!! Lá em casa, todos nós amamos um curauzinho..
    Beijo enorme,

    Mari

  • Nela

    Amiga, adorei as fotos, hoje sou a primeira pq tenho um pouquinho, logo já não mesmo, cá tb festejamos os Santos Populares como lhe chamamos, em Lisboa S.António no Porto S. João e Sintra e por aqui onde moro margem sul, é o S.Pedro.Embora aqui onde moro se festeja todos os Santos pertinho de mim, pq a Câmera do seixal meteu palco e todos os dias é animado, com canções e bailes.Claro k não tem a ver com aí, k a festa é maior.Quando eu era menina…podia começar uma história assim rsrs eu vivia intensamente as Festas, morava em Lisboa e então pertinho da casa de meus pais havia uma intensa parte vazia onde toda a gente organizava festas, faziamos a fogueira, k eu adorava saltar, mesmo as bem altas pq meu irmão mais velho e amigos me davam as mãos e me levantavam, as mais baixas saltava sózinha, era mto engraçado, passei um tempo mto bom! agora ainda vou ás festas, mas já nada é igual mesmo.Tb, há as Marchas populares na avenida em Lisboa, k são grupos de pessoas k representam uma determinada Zona como de Alfama Madragoa Campo de Ourique enfim, então levam o ano inteiro a fazer os trajes os arcos e os balões, fui ver mas esqueci de fotografar,depois desfilam a cantar, e ganha a melhor claro.È uma tradição mto antiga, aqui tem um pouco do k é as nossas festas embora mto a correr e não mto bem explicado.Beijinhos e como sempre adoro seus postes.

  • Cucchiaio pieno

    Esta festa é realmente maravilhosa, sempre tive vontade de participar. Comendo um curau de milho verde, entao, nem se fala! Tudo de bom! Bjim
    Léia

  • Odete

    Gina, voce vai me fazer ir dormir com vontade.
    Sabe que ja comprei milho 2 vezes pra fazer curau e acabei nao fazendo. Comemos o milho assado.
    Mas agora nao me escapa, tenho que fazer.
    Ah. esse cipo de SJ, tem um melzinho doce que quando eramos criancas gostavamos de lamber.

    Saudades das festas juninas.

    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *