Divagações,  Salgados

Lasanha de berinjela

Sobre a autoestima

Ontem foi aniversário do filho e hoje a proposta da Glorinha é que falemos sobre autoestima. Coincidência…
O que uma coisa tem a ver com a outra? Lembrei-me de quando meu filho era pequeno,  por volta de 4-5 anos. Ele costumava dizer que gostava de toda a família e citava “do papai, da mamãe, da irmã e… de mim também”! Isso chamava atenção, pois ele gostava de si, algo pouco comum para uma criança dizer naquela idade.
O conceito de autoestima é a avaliação subjetiva que se faz de si mesmo. Sei que o assunto pode ser abordado por vários aspectos, mas vou escolher apenas um. Trata-se da relação existente entre elogio e autoestima. Mas aquele elogio sincero, que faz crescer; que valoriza o que o outro tem de bom; que reforça as boas atitudes; que consegue ver, de fato, os pontos fortes das pessoas.
Não sei dizer o que motivava meu filho a falar aquilo, com aquela idade, mas é interessante ficarmos atentos ao que dizem as crianças. Podemos  ajudá-las na sua caminhada, sendo assertivos nos elogios, deixando-as autoconfiantes. Mas podemos exagerar na dose e torná-las arrogantes.
Como é difícil educar!
Muitas vezes, os talentos se manifestam e, por falta de estímulo, não são levados adiante. Poderiam gerar uma profissão no futuro…
Li no Blog da Marli um trecho muito interessante do livro Terra dos Homens, de Antoine de Saint-Exupéry, que reproduzo logo abaixo. Ele descobriu sua vocação para a aviação aos 12 anos, quando voou num balão pela primeira vez e aos 21 já era piloto.

“Ninguém te sacudiu pelos ombros quando ainda era tempo. Agora, a argila de que és feito já secou e endureceu, e nada mais poderá despertar em ti o músico adormecido ou o poeta ou o astrônomo que talvez te habitassem.”

 

Sobre o trabalho do filho

Meu filho, Vinicius, é músico, estudante do último ano da faculdade de música. Autor de várias composições desde a adolescência. Quando compunha, costumava me mostrar em primeiro lugar, para que opinasse. Aí entra a questão de elogiar na medida certa e ponderar quando não agrada.
Sabemos que há pessoas que se deixam abater pelas sucessivas faltas de incentivo ou parecem não sofrer tanta influência das opiniões alheias, porque a maneira como se vê já é negativa.  Há outras que ficam ainda mais motivadas a provar que são capazes, a despeito desse desestímulo.
Para resumir, durante um tempo, o Vi compôs e fez novas versões para as mesmas músicas, porque os arranjos ou letras das primeiras não mais lhe agradavam. Autocrítica exacerbada? Talvez. Hoje, aguarda o recebimento de seu primeiro CD. Em breve teremos o lançamento.
Da última vez que estive na casa dele, ele havia preparado uma lasanha de berinjela e estava bem gostosa, só que a dele era à bolonhesa.

 

Lasanha de berinjela

2 berinjelas
1 lata de tomate pelado
50 g de queijo parmesão
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Azeite
Sal e pimenta-do-reino
Manjericão
130 g de muçarela
Limão ou vinagre

Preparo

Corte as berinjelas em fatias de 1 cm e deixe numa vasilha com água e limão ou vinagre.
Leve ao fogo o azeite, refogue a cebola e o alho. Assim que murcharem, adicione o tomate. Deixe cozinhar, desmanchando com a colher os pedaços. No final do cozimento, adicione o sal, pimenta-do-reino moída na hora e algumas folhas de manjericão.
Retire as berinjelas da água, seque-as e dê uma selada nos dois lados, numa frigideira com um fiozinho de azeite. Isso ajuda a não soltar muito líquido.
Coloque num refratário uma camada de berinjela, polvilhe sal e regue com azeite. A seguir, coloque uma camada de molho e cubra com muçarela. Repita com a 2a.camada de berinjela, sal, azeite e molho. Por fim, polvilhe o queijo parmesão.
Leve ao forno quente, 200°, por 20 minutos ou até gratinar. Espete para ver se a berinjela está macia.
Receitinha simples, mas bem gostosa.

Veja, também, espaguete com molho de cogumelos.

Rosa

“O principezinho, que assistia à instalação de um enorme botão, bem sentiu que sairia dali uma aparição miraculosa, mas a flor não acabava mais de preparar-se, de preparar sua beleza, no seu verde quarto. Escolhia as cores com muito cuidado. Vestia-se lentamente, ajustava uma a uma suas pétalas. Não queria sair, como os cravos, amarrotada… E eis que uma bela manhã, justamente à hora do sol nascer, havia-se afinal mostrado.
E ela, que se preparara com tanto esmero,  disse, bocejando: “Ah, eu acabo de despertar… desculpa… estou ainda toda despenteada…”
O principezinho, então, não pode conter o seu espanto:
– Como és bonita!” (O Pequeno Príncipe, de  Antoine de Saint-Exupéry)

Compartilhar:

35 Comentários

  • Flora Maria

    Seu filho parece ser muito sábio, desde pequenino, Gina ! Parabéns para ele.
    E para a mãe que, com certeza, foi responsável por essa sapiência !

    Eu faço uma berinjela parecida, mas nunca selei. Parece ótima idéia !

    Beijo

  • Misturação - Ana Karla

    Gina um filho músico!
    Sempre disse ao meu marido que gostaria de ter um filho músico e outro atleta, mas não somos nós que optamos, não é mesmo?
    Mas estou sempre incentivando e perguntando quem que ir para o conservatório. rs
    Eles fazem aula de capoeira e como capoeiristas tem que tocar os instrumentos de lá. Quem sabe é o começo, né?

    ———-

    Falando da minha ida ao Rio, será no finalzinho de outubro.
    Tão maravilhosa você.
    Terei o maior prazer em encontrar com você.

    Meu e-mail:
    karlavercoza@hotmail.com

    Xeros

  • Deia

    Oi Gina! Ufa, demorei, mas cheguei! Adorei a história do seu filho, principalmente porque não foi uma fotografia, uma cena congelada, mas sim porque você pode nos contar como ele hoje se sente em sua vida adulta. Crítico de si – e não cheio de si. O Amor próprio é isso: Sentirmos segurança para tomarmos nossas atitudes, sem nos intimidarmos se acharmos que não encontramos ainda o tom certo (brincando um pouco com a profissão dele!). Mas, a certeza de que temos potencial para alcançar aquilo que desejamos, nos faz levantar, perceber nossa auto estima e seguirmos em frente! Um beijo, desejo-lhe um ótimo descanso no final desse domingo! Deia.

  • orvalho do ceu

    Oi, Gina
    Muito obrigada por felicitar-me pelo níver do Blog…
    Hoje é mesmo dia de ficar feliz…
    Deus te dê toda a recompensa da grande ajuda.
    Bj no seu coração

  • Renata

    Como é bom falar dos filhos…Um sentimento mágico esse que une as mães aos seus filhos…mas se a gente não toma cuidado acaba errando nessa de querer, e de achar que tudo que seu filho faz é digno de elogio…a duríssima tarefa de educá-los até a vida adulta, ou mesmo até depois, passa também pelo processo de fazê-los enxergar a pessoa que eles realmente são.

    Felicidades ao filho maravilhoso, e à mãe, que o ajudou a se tornar o homem que é!

  • António Rosa

    Gina,

    Parabéns pelo aniversário do filho.

    Por falecimento do meu cunhado na sexta-feira, de manhã, não tive sossego suficiente para acompanhar esta blogagem coletiva. Por isso esta visita só se dar hoje, domingo.

    Gostei muito do seu post. Que você seja muito estimada. Parabéns. «Ele costumava dizer que gostava de toda a família e citava “do papai, da mamãe, da irmã e… de mim também”! ». Muito bom.

    Muito agradecido pelo comentário que está no meu blogue.

    Abraços

    António

  • Luma Rosa

    Gina, não sabemos que "utilização" dará nossos filhos a educação que nós damos, mas digo que não basta a doutrina e sim o modo de aplicação. Arrogância está para os arrogantes, assim como a simplicidade e vemos famílias inteiras com uma ou outra qualidade, o que vale é a medida certa.
    Venho de uma família musical participante e o meu filho caçula demonstrou interesse logo cedo, só que era tão pequenininho que foi sufocado pelas aclamações e se fechou. Somente na adolescencia conseguiu quebrar a barreira e também está aí pelos palcos da vida com a auto estima recuperada! Beijus,

  • Gina

    Emília, que bom ver você de volta! Grata.

    Fuat, ficou bem gostosa essa lasanha.

    Manuela, esse sentimento mexe demais com a gente, não?
    Pode mudar o rumo de vida de uma pessoa.

    Noêmia, que bom saber que meu post foi útil para você. Isso pra mim é muito importante, pois baixaestima não é bom manter por muito tempo.

    Ana, grata pelo incentivo à carreira do filho.

    Ameixa, costumo dizer que viver é fácil, conviver é que é difícil…
    Tem gente que gosta de colocar o outro para baixo!

    Carol, é tão boa, que já repeti na mesma semana!

    Marli, sempre dou os créditos de tudo, seja receita, fotos de flores, enfim, tudo que não me pertence.
    Adorei saber que seu filho é da área musical também!!

    Vinni, parei para refletir sobre o seu comentário, muito profundo e ao mesmo tempo melancólico.
    Também acabei te conhecendo mais um pouco…
    Ó, levante essa cabeça, viu? Estou esperando uns posts mais alegres no seu blog!

    Macá, não devo fugir à temática do blog e vou me esforçando para conciliar…
    É o que todos desejamos!!!

    Rô, passei boa parte do dia lendo a blogagem. Muito assunto para refletir mesmo.

    Welse, obrigada!

    Socorro, acho que a família faz a parte dela, mas a formação da autoestima tem influência de outros fatores também, não é?

    Glorinha, como ele era muito pequeno, não se lembrava disso e gostou de ter lido aqui.
    Grata!

    Giovanna, você foi outra que me deixou feliz com o comentário porque foi útil para você! O blog tem nos trazido muitas coisas boas. Tenho acompanhado o seu e sei o que tem passado com o filho, mas desejo, de coração, que essa fase passe, que a maturidade traga uma luz no final do túnel.

    Beth, tal qual a Marli, já pudemos trocar umas figurinhas sobre a coincidência de afinidades entre os filhos. Muito legal isso!

    Elaine, é sempre bom ler um incentivo como esse. A gente faz o blog com carinho e esse feedback alimenta nossa vontade de melhorar sempre mais. Grata!

    Lúcia, você está certíssima, não é exagero, a humanidade é complicada mesmo!!!

    Nilce, lendo seu comentário lembrei-me de um programa da net, pequenas misses, algo assim. Fico impressionada com pais e avós que cobram de crianças pequenas que sejam as poderosas, as rainhas. Que coisa de louco!
    Volte sempe.

    Michelle, seja bem-vinda. Educar não é brincadeira! Errar é natural, mas perceber e corrigir, também. Ainda bem, não é?

    Angela, grata!

    Rê, essa troca entre os blogs é muito boa. Fique à vontade e apareça.

    Norma, seja bem-vinda também!
    Todas esses pontos de vista nos ajudam a refletir sobre nosso comportamento, tentar nos conhecer a cada dia.

    Oi, Jana, já vou lhe fazer uma visita. Volte sempre!

    Le, pode deixar que aviso sim. Se depender do incentivo dos amigos, ele já etá bem amparado.

    Vice, filhos mexem com a gente, não?

    Renata, então teremos um baixista na família!!! A música é algo que agrada a todos, cada um ao seu estilo, mas viver da música é outra conversa…

    Grata a todos pelos incentivos ao blog, à carreira do filho e tudo mais. Vocês são muito gentis!

  • Renata

    Gina, esse lance de auto-crítica é realmente algo que temos que tentar passar para os nossos meninos. Nem tanto nem tão pouco, né?! Lendo a história do teu filho lembrei do meu, que do alto dos seus 8 anos, almeja ser um baixista famoso quando crescer.. Eu acho que sonhar já é um bom começo, olha aí o seu Vinícius recebendo o CD.. Parabéns para a família!

    E a lasanha, deliciosa!

    Beijão!

  • Vicentina

    Gina, que lindo seu filho falar que se amava que fofo, e que orgulho vc deve ter deste filho que cresceu e agora no ultimo ano da faculdade de música e tbm compositor.
    PARABÉNS a ele e a mãe tbm, que tem uma grande parcela na vida do filho.
    Bjs

  • Le

    Gina, não esqueça de me avisar quando o CD sair, certo?
    A carreira de seu filho com certeza será um sucesso, pois ele demonstra crença em si próprio desde criança.
    Bjs

  • pensandoemfamilia

    Olá
    Juntas na blogagem vamos somando aspectos deste tema. Importante o que realçou , o elogio. Seu filho certamente sempre foi muito querido e estimulado e desde novo expressou com suas palavras seu amor próprio.
    Generosa esta sua participação, fornecendo-nos esta deliciosa receita.
    bjs

  • Olá Gina!!! Em primeiro lugar obrigada por sua visita lá no Blog. Li o seu texto e você me encantou com a forma carinhosa e com o prazer e com o amor que ficou evidente que sentes na família. Voltarei com sua permissão. Bjosss

  • ELA

    Olá, Gina!

    Gostou da combinação do best com bestial, é? Kkkkkk! Leitora perspicaz!

    Achei seu texto muito afetuoso, fiquei toda sentida aqui. Tenho uma pequenininha para educar agora e percebo que qualquer atitude minha com ela tem grande significado. Importante o que vc falou sobre os elogios, achar a dose deles deve ser a tarefa mais absurdamente difícil de cada mãe. Mas eu ei de conseguir! Parabéns por ter conseguido e fico grata pela "recomendação".

    Um grande abraço,
    Michelle

  • Nilce

    Oi, Gina

    É mesmo para se refletir.
    Quando você fala sobre o equilibrio em saber elogiar e criticar na medida certa e o saber receber esses elogios e essas críticas que influem muito na auto-estima, fico aqui pensando no que tenho visto ultimamente.
    Pais que valorizam demais, quando poderiam divergir entre o certo e o errado para a construção do caráter e autoestima de seus filhos.
    Parabéns pelo filho, pela receita e pelo blog.
    Excelente post!

    Bjs no coração!

    Nilce

  • Lúcia Soares

    Gina, que menino precioso foi o seu filho. Acho que passa por aí, a autoestima já nasce com a gente, temos mais é que administrá-la. Os pais têm um papel importante nisso, pois podem aumentar ou destruir essa autoestima. Mas a gente mesmo, muitas vezes, não tem nem pra si,como vai ajufdar a alguém, né?
    A humanidade é complicada ou eu é que estou exagerando? rsrsr
    A receita é deliciosa, minha filha a faz e a gente come sem pensar no amanhã de tão deliciosa!
    Beijos!

  • Elaine Souza

    Lindo Post e Receitinha Muito Legal(Adoro Lasanha de Beringela). É muito interessante como você "encaixa" os seus Posts. Tenho acompanhado cada vez mais. E sempre me surpreendo.

  • Beth/Lilás

    Olá Gina!
    Fiquei interessada quando a amiga Glorinha falou-me do seu post e da auto estima de seu filho músico.
    Meu filho também enveredou pelo caminho da música, largando por enquanto a faculdade de engenharia e preciso, neste momento, dar apoio às suas idéias e aspirações, mas ele também é cheio de auto confiança em si mesmo e na música que faz.
    Torço para que sejam felizes, né mesmo!
    bjs cariocas

  • Bordados e Retalhos

    Já te falei que acho incrível essa sua capacidade de associar o tema com a comida. Fantástico. Achei linda a história do seu Vinícius (também tenho um e acho que já falei também). Histórias de filhos sempre me comovem e da mesma forma que encontrei o grupo de jovens para me ajudar na cura da minha baixa autoestima, hoje encontro nesse blog apoio para o problema que enfrento com o meu Vinícius. Porém, da mesma forma que vc elogiou e falou com tanto carinho do seu, também digo que o meu está buscando seu caminho, estudando jornalismo, vai trabalhar a partir de segunda no maior jornal do ES e espero ainda falar de coisas lindas aqui sobre ele. Amiga isso aqui é um bálsamo pra mim e a amizade de vocês é como um manjar delicioso. Bjs querida

  • Socorro Melo

    Gina,

    O seu texto está ótimo. E foi interessante o que você frisou, sobre seu filho quando criança. A família é realmente a base, e os filhos que são bem assistidos, que são amados,não têm problemas de baixa estima. Gostei da lasanha e do texto da rosa.

    Um abraço
    Socorro Melo

  • orvalho do ceu

    Olá,Gina
    Ótimo dia para a gente refletir sobre nossa conduta pessoal.
    A INTEGRAÇÃO do nosso ser é processo que vale a pena!
    Harmonia e abraços fraternais
    Mil bjks no sobrinho lindo…

  • Macá

    Gina
    Adorei a forma como falou do tema de hoje; misturado com comida. Muito legal.
    E a forma de seu filho se gostar já desde pequeno. Mas isso certamente ele viu em vocês: pessoas que se amavam, então copiou o modelo.
    Espero que ele tenha sucesso com a carreira que abraçou, e quando sair, você nos avisa.
    Queremos ouvir.
    um beijo

  • Amehlia Digital ! ®

    Gina,
    Senti falta de vc!
    E ler esse texto me ajudou reconstruir várias páginas…
    Não somente no educar os filhos, mas nos educar… isso penso ser mais difícil…
    Sei elogiar os outros, e tento manter o máximo de sinceridade… pq sei amar e ter repulsa ao mesmo tempo…
    Mas, de mim por vezes não tenho piedade, sou como um general onde nada está bom… e até os melhores soldados precisam descansar, né?!
    Vou reler seu texto e guardá-lo.
    Amei saber mais de seu Vinni… e de como a música pode transformar a vida… queremos o cd, viu?!
    Parabéns por ser quem é… e por essa família maravilhosa que Deus te deu!
    um bejim bem grande!

  • Marliborges

    Gina querida,
    Texto excelente, bem escrito, dá gosto ler. Obrigada pelos créditos. Gente educada é outra coisa!!!
    Sabes, temos algo em comum. Meu filho também tem veia artística e vive da música. Ele é produtor musical, tem um estúdio de gravação aqui em Viamão/RS. E vem bandas aqui, de todo o Brasil. Éle é apaixonado pelo que faz. E, graças a Deus, vai indo muito bem. Ah, e também tem uma banda e vende CDs até pela internet. Céus, é verdade, você tem razão, a gente tem que saber elogiar na hora certa, mas nossa cabeça também tem que estar BEM no lugar, não é amiga? Parabéns ao seu filho, sucesso, muito sucesso, desejo de todo o coração. Avisa quando sair o CD. E você, continue escrevendo assim, lindamente, e trazendo essas receitas geniais pra gente apreciar (sem moderação, rsrs!). Bjsssss

  • ameixa seca

    Pois é, há pessoas adultas que têm capacidade para destruir o sonho de qualquer um, mas essas são as que também têm falta de auto-estima e, por não conseguirem ter feito nada, acham que os outros também não são capazes. Tudo na medida certa, com equilíbrio, torna-nos mais seguros e confiantes 🙂
    Beringela é dos meus legumes favoritos e essa lasanha está maravilhosa!

  • ...Noêmia!

    Pois é, Gina!
    O equilibrio em saber elogiar e criticar na medida certa e o saber receber esses elogios e essas críticas influem muito na auto-estima.
    Por pura coincidência, hoje acordei com a auto-estima em baixa. Mas ler o seu post fez-me lembrar que não quero deixar-me em baixo! Quero reagir e continuar a minha caminhada, de cabeça erguida!
    Obrigada, Gina! E parabéns pelo aniversário ao filho e à mãe pela sua educação amorosa, pois sente-se que são muito unidos!
    Um beijo!
    :o)

  • Manuela Freitas

    Olá Gina,
    Muito ternurento o teu post, falando no teu filho. De facto dizendo ou pensando, nós temos que gostar o suficiente de nós e ajudarmos as pessoas que não sentem por si a auto-estima necessária.
    Beijinhos,
    Manú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *