ago 122011


Quem não conhece aqueles alto-falantes anunciando as famosas pamonhas fresquinhas? Já tentei fazer uma vez as pamonhas embrulhadas na palha de milho, mas as palhas não eram graúdas. O resultado foi quase um desastre, porque é claro que não ia perder um preparado tão gostoso como é a pamonha. Ficou feia, mas “comível”…rs! Tem uma amiga que as faz muito bem e me manda de presente.
Mas pamonha assada me pareceu bem mais fácil. Quando vi no blog da Patty, não resisti. Dá pra perceber como fica cremosa?

Pamonha assada:
4 xícaras (chá) de milho verde (6 espigas)
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) generosa de manteiga
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:
Corte os grãos bem rentes ao sabugo, para aproveitamento do amido. Coloque no liquidificador junto com uma parte do leite (ou todo), a manteiga e bata. Coloque o conteúdo numa tigela e acrescente os demais ingredientes, misturando bem para agregar, sendo o fermento por último.
Unte e enfarinhe uma assadeira de aro removível. Preaqueça o forno a 200°, coloque o conteúdo na assadeira e leve ao forno coberta com papel alumínio. Deixe 45 minutos. Retire o papel e deixe mais alguns minutos até dourar um pouco.
Notas: Desenforme a pamonha depois de fria e, de preferência, deixe algumas horas na geladeira para facilitar o corte. Como meu forno é meio fraco (e cada um conhece o seu), liguei o grill para dourar. No dia seguinte, a pamonha estava bem melhor para cortar, mas eu não resisti e comi no mesmo dia, mesmo ficando ainda molinha. Uma delícia essa “pomonha”, como dizia meu pai.

Foto: Jenny Mealing
Além do milho amarelo e do branco, existe uma grande variedade de cores. Esses são peruanos e já tinha mostrado aqui um prato da gastronomia peruana chamado mazamorra morada, feito com milho roxo.

Pé-de-milho-assado


Foto: Marcelo Guerato.
Essa foto encontrei na net, pedi autorização de uso ao autor e aproveitei para perguntar se ele sabia o nome científico dela, mas desconhece. Como é interessante , não?
Não conseguindo encontrar em minhas pesquisas, dessa vez vou ficar devendo maiores detalhes. Se alguém souber, avise-me, por favor.
Adoro milho assado e faz anos que não como. No Rio e no nordeste encontrava facilmente em feirinhas típicas. Ô coisa boa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pinterest

ATENÇÃO!

Para copiar o post (impressão ou pdf), visualize à esquerda o menu suspenso vertical e clique no ícone da impressora (último).

28 Respostas para “Pamonha assada”

  1. Ai meu Deus, que delicia…sou doida por pamonha,cozida,assada,eu já fiz muitas vezes dos dois jeitos, adoro! Essa foto tá linda,tá dando brejinho na boca, assanhou as lombrigas,rsrsrsrsr. Acho que é a pamonha assada mais bonita que já vi :)
    Beijos e um ótimo final de semana,coma muito por mim tá?!

  2. Aff maria, pamonha é bom de todo jeito!
    Uma aparência maravilhosa dessa aí.
    Bom final de semana
    Xeros

  3. Também testei este bolo e adorei… dá uma olhadinha como ficou aqui… http://casinhadesonho.blogspot.com/2011/07/pamonha-assada.html

    Beijinhos

  4. Gina, fiquei encantada com a quantidade de milho existente, eu não conhecia. Nunca é tarde para aprender, não é? Suas postagens maravilhosas nos leva a muitos lugares e delicias. Beijos.

  5. Minha amiga, essa é imperdível!!!

    Vai ser dificil achar as espigas…não tenho visto por aqui milho fresco…mas vale à pena, que coisa mais gostosa que fica isso hein?

    Abraço pra voce,
    Bom fim de semana!

  6. Gina que linda que a sua ficou. É boa não é?
    Beijos
    patty

  7. Gina,

    Eu também fiquei de olho nesta receita e ainda pretendo fazê-la. Eu tenho uma receita de bolo pamonha parecida com esta, que leva farinha, em vez de amido, resultando numa ‘pamonha’ menos cremosa. Mas quero testar esta receita também, a sua pamonha, tão cremosa, me deu água na boca! rsrs. Os milhos são um ‘show’ à parte, quisera poder usar outras variedades em minha cozinha, rsrs.

    Beijoca e bom fim de semana!

    • Quando se acrescenta farinha, fica com jeito de bolo, mas essa é uma pamonha assada mesmo. O amido de milho (maisena) aqui é bem pouco, o restante fica por conta do milho em si.
      Eu também gostaria de conhecer pessoalmente esses milhos, provar e usar!

  8. Gina querida até que enfim consegui passar por aqui, a atualização do seu blog não está aparecendo na minha lista de blogues preferidos, achei que vc estava ausente, e vim agradecer os comentários carinhosos, que tem feito em meu cantinho. Menina, essa ciabata está linda demais, ficou perfeita e a receita muito boa. Essa pamonha assada para mim foi um achado, pois como vc tentei fazer na palha mas nao deu certo. A receita é excelente, as fotos estão lindas,vou experimentar qualquer dia desses. Vim desejar um feliz dia dos pais e um excelente final de semana…bjos amiga

  9. Adorei a receita. Eu só conhecia milho amarelo, essas espigas tem umas cores lindas.
    Bjs

  10. Gina, essa receita está na porta da minha geladeira…rs… vou fazer semana que vem.
    Agora tô com mais vontade ainda!
    =D
    Bjs

    • Se o seu forno for meio manhoso, como o meu, não deixe de dar uma gratinada na pamonha, pra criar essa crostinha por cima. Dá um contraste legal com a cremosidade interna.

  11. Pamonha assada pra mim é novidade :)

  12. Gina, publiquei recentemente uma receita parecida, chamada pamonha de forno :-) Amo tudo com milho e vou anotar esta receita para fazer também! Lindas as fotos que você achou. Beijos,

  13. Não sou apaixonada por pamonha, preferindo o curau, mas essa assada está parecendo deliciosa !

    O colorido “milho dos índios”, como é conhecido, é muito bonito, até para decorar.

    E essa flor é mesmo intrigantemente fofa !

    Beijo

    PS: estarei participando do Fases da Vida !

  14. Adoro milho e não sabia que existiam tantas variedades diferentes! Que surpresa boa! A aparência da pamonha assada é sensacional! Bjs!

  15. estou fazendo o cheiro esta muito bom adorooo pratos feitos de milho parabèns amiga beijooss….

  16. muito obrigada pela receita, acabei de fazer e ficou maravilhosa. Uma dica acrescentei 3 colheres de queijo mineiro meia cura ralado ficou perfeito……
    bjs
    ana

  17. ola td bem? nossa minha mae fazinha muito essa receita eu naci em fazenda mg faz muito tempo hj minha mae ja e falicida a 32 anos . mais eu sempre fasso essa receita e muito boa . uma boa noite um bom fim de semana

Deixe uma Resposta

(requerido)

(requerido)

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014 NacoZinha - Blog de culinária, gastronomia e flores - Gina Tema Suffusion personalizado por Gina
Pinterest
Email
Print