Curitiba,  Divagações

O Farol do Saber

Atendendo à proposta da Luma, através do 3º BookCrossing Blogueiro, hoje é dia de esquecer um livro. Evento baseado na iniciativa mundial, chamado BookCrossing, que visa difundir o hábito de leitura, em vez de deixar os livros parados nas estantes. Pode-se deixar um livro em qualquer lugar público, com um bilhete dentro, avisando para passar adiante depois de lido.
Uma proposta alternativa é doar livros com destino certo. Já tinha alguns livros separados para doação e a filha separou mais alguns. Só não havia nenhum livro de culinária. Preciso fazer uma seleção e praticar mais meu desapego…rs!
Levei duas sacolas de livros para o Farol do Saber, uma pequena biblioteca pública, inspirada na Biblioteca e Farol de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Já tinha comentado um pouco sobre o Farol do Saber, mas dessa vez aproveitei a entrega dos livros para registrar as imagens internas e externas.

O Farol do Saber César Pernetta está ao lado de uma escola pública.

A biblioteca fica no andar térreo. Subindo a escada em caracol chega-se a um mezanino com uma sala de informática. O Farol do Saber foi criado em Curitiba, em 1993, de acordo com o site de seu criador, Rafael Grecca. Atualmente, são 54 faróis como esse na cidade. Essa ideia já foi propagada para outras cidades brasileiras e até para outros países.
Havia uma frase na parede externa, onde se lia o texto abaixo. Uma pena estar pichada, como muitas construções por esse Brasil afora…

O futuro de um povo não é uma ideia abstrata, nebulosa, imprevisível, a se discutir com hipóteses. O futuro é a criança, fato real, objetivo e palpável.” (César Pernetta)


A caminho do Farol do Saber, passei por essas flores, que já tinha reparado nas minhas andanças pelo bairro e me chamaram atenção não só pela beleza, mas pelos dizeres da placa: “Foram plantadas e estão sendo cuidadas. Por favor, aprecie mas não leve.”
Elas estão numa calçada, em frente a um terreno baldio, que alguém teve essa iniciativa bem interessante. De um local, que antes era um depósito de lixo, transformou-se num local aprazível, onde as borboletas também deram o ar de sua graça.

Compartilhar:

20 Comentários

  • Ana Paula

    Gina, retribuindo a tua visita lá no blog acabo por conhecer um cantinho maravilhoso aqui!
    Lembrei de ter visto um farol do saber aí em Curitiba, mas nunca entrei para conhecer.
    Volto com mais tempo para degustar os cantinhos daqui! Beijo

  • Gina

    Quando fui à Curitiba, fui tão correndo que quase não conheci nada da cidade, mas já prometi para mim mesma retornar após ver algumas fotos no blogue do Fábio Mayer, que também mora na cidade.
    Me desculpe só agora vir ao seu blogue, na verdade li todas as postagens enquanto linkava, mas não pude comentar nos blogues por também estar viajando e usando um tecladinho de celular 😀 Mas agora volto à ativa tentando botar a casa em ordem.
    Obrigada pela participação! Senti seu carinho de longe e fiquei muito agradecida por você ajudar a espalhar a ideia do BookCrossing Blogueiro e tudo o que vem agregado ao ato de libertar um livro e avisando que já agendei a 4ª Edição para a segunda quinzena de abril de 2012. A explicação para um intervalo grande é justamente para os “apegados” se acostumarem com a ideia. Vamos seguindo doando um pouco do que temos e motivando mais pessoas, praticando o desapego, espalhando cultura e quem sabe, despertando novos leitores?
    Beijus,
    Luma

  • Roselia Bezerra

    Olá, Gina
    Demorei a chegar por estar fora da net por muitos dias por motivo de mudança e sem velox…
    O farol do saber que nós temos aqui na nossa cidade é bonito também…
    E o saber sempre nos acompanhando desde pequenas…
    Bjm de paz e ótimo fim de semana

  • Luciano A.Santos

    Nossa, adorei o Farol do Saber! Lindo, melhor lugar para libertar os livros impossível ;)Bem que por aqui podia surgir um farol como esse, com certeza visitar um local tão belo atrairia muito leitores.

    Grande abraço.

  • Camille

    Que oportunidade boa de conhecer outros blogs. Adoro o Farol do Saber. Morei em Curitiba mais ou menos quando foi criado, um pouco depois. Foi no tempo da prefeitura do Grecca ainda. Adoro essa cidade e as vezes penso em voltar a morar ai. Sao coisas que me falam ao coraçao.
    Tb adoro blogs de culinaria. Ano passado me formei em chef- gastronomia. Foi uma necessidade, mas tb foi um prazer fazer aquele curso.
    Muito legal conhecer voce. Vou linkar seu blog para voltar aqui mais vezes.
    Bjos

  • Socorro Melo

    Oi, Gina!

    Gosto dessas iniciativas. São surpreendentes e têm um valor inestimável. Adorei a pichação, ou seja, a frase do César Pernetta, pois, que confirma uma outra, da qual desconheço a autoria: “Um país é feito por homens e livros”.
    E não é menos nobre a idéia daqueles que plantaram e que cuidam das flores, conferindo ao ambiente beleza, perfume, e disciplina.

    Obrigada pelas visitas, viu? 🙂 Beijos
    Socorro Melo

  • Alexandre Mauj Imamura

    não é por nada…mas tem certas coisas que só em Curitiba mesmo para surgirem, é uma cidade sempre à frente das outras qto as boas iniciativas.
    Esse farol de livros é FANTÁSTICO, É LINDO. Um farol de conhecimento, para iluminar mentes. Como precisamos desses faróis pelo mundo né, mentes que se ampliam pela boa leitura.

    o campo de flores, quem teve a idéia tb é outro abençoado, ficou lindo.

    excelente post, Gina!
    bom dia

  • Bia

    Oi Gina!

    Seja sempre bem vinda na Jubiart, Amo cozinhar, adoro umas misturas! Família e amigos geralmente são cobaias rssr, só que pratico mais pratos salgados…

    Incentivar a leitura, deveria ser uma pratica básica, que infelizmente está longe de ser… Mas fazemos a nossa parte!

    Beijooooooooooo

  • Renata

    Muito boa sua iniciativa, e que idéia boa teve tbm o idealizador do Farol do Saber!

    Oferecer o prazer da leitura é sim um ato gratificante,.não é?

    Abraço minha amiga

    Boa Noite!

  • Suzana Martins

    Essa blogagem da Luma é tudo, não é?!
    É uma maneira inteligente e divertida de incentivar a leitura e um passo cultural simples e desafiador.
    Parabéns pelo desapego, parabéns pela deliciosa iniciativa.
    Agora fiquei curiosa pra conhecer “O Farol”…

    Abraços e parabéns!!

  • Lylia

    Muito legal a iniciativa.Quero participar também.Leitura é fundamental para a formação de uma pessoa.
    Parabéns pela sua particpação,Gina.
    Bj,
    Lylia

  • Calu

    Gina,
    que sensacional movimento. que espetacular iniciativa essa dos Faróis do Saber, aliam a promoção de leitura ao encantamento histórico das bibliotecas.Vi em vários blogs a chamada para o dia de hoje do bookcrossing. Adorei a proposta e já estou adepta. Deixarei um livro nas prateleiras da padaria do bairro. Tomara que se multiplique em mãos leitoras.
    Bjkas,
    Calu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *