A Marejada é considerada a maior festa portuguesa no Brasil. Realizada em Itajaí (SC), é marcada pela tradição da pesca, a base da economia do município. Ocorreu entre os dias 11 e 21 de outubro de 2012.
Nesse palco gastronômico se concentravam barracas de entidades filantrópicas, que serviam os pratos à base de peixes (bolinho de bacalhau, pastel dos Açores, caldeirada de frutos do mar, entre outros).

No desfile da Marejada é marcante a presença portuguesa nas roupas e danças típicas, das quais participam entidades assistenciais e grupos de terceira idade.

Presença da  rainha, princesas e mascote da festa. Tudo embalado pela Banda da Marejada e Bonde do Portuga.

Grupos de dança, famosos na cidade, desfile dos cabeçudos gigantes e presença infantil com traje típico.

No pier havia uma tenda-restaurante e podia-se fazer passeio de escuna. Foi o local de chegada da regata de 20 barcos, que partiram de Jurerê. Até os banheiros tinham as pias em forma de barcos.
O evento contava ainda com café colonial,  festival de história de pescador, grupos de dança e shows musicais.

Crédito (sardinha na grelha): phoca

Havia uma tenda exclusiva para um dos pratos mais consumidos na festa, a sardinha na brasa.

Os doces inspirados na culinária portuguesa podiam ser adquiridos no Palco Gastronômico e num engenho montado no local, como essas queijadinhas.

Detalhe da Av. Joca Brandão, com canteiros centrais floridos e contornados por peixinhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pinterest

ATENÇÃO!

Para copiar o post (impressão ou pdf), visualize à esquerda o menu suspenso vertical e clique no ícone da impressora (último).

6 Respostas para “26ª Marejada”

  1. Gina querida, que linda essa festa, não conhecia. Sou super fã da gastronomia portuguesa, e com certeza, iria me acabar nessa festa com os pratos típicos e os doces hummmm…. que delicia…O desfile lindo, as cores, a alegria, deve ter sido bem contagiante. A cidade é linda né? Adorei os canteiros, super bem cuidados, coloridos e o peixinho pintado uma graça. Vc deve ter aproveitado muito esse dia delicioso. Adorei as fotos, Bjocas, um ótimo final de semana

    • Minha viagem à Santa Catarina rendeu uma verdadeira maratona gastronômica. Folclore, história, tradição e muita coisa gostosa… Ainda falta uma parte deliciosa da viagem, aguarde!
      Bjs.

  2. Gina a festa parece muito bonita as cores e a alegria me contagiaram. Eu adoro queijadinha este doce é muito bom, mas só já tinha visto na Bahia.
    Eu estou em falta com as visitas as cozinhas dasamigas por motivos profissionais, aos poucos vou regularizando.
    bjos

    • A queijadinha é minha antiga conhecida do Rio, desde a infância…
      Na verdade, atualmente ando cortando os doces muito doces do meu cardápio, mas tem alguns que são tradicionais e só dá pra consumir em doses homeopáticas…rs!
      Acho bacana preservarem as tradições dos açorianos em Santa Catarina. O sotaque se ouve com frequência.
      Bjs.

  3. Nossa, que delícia hein Gina? Essas festas típicas são demais… Pena que aqui em sampa o peixe tá difícil.

    Aproveitando, tem mais sorteio na Cozinha, agora vale um kit bacaninha da Ajinomoto, com produtos, revistas e livro de receitas.

    beijokas e bom feriado procê!!!!

Deixe uma Resposta

(requerido)

(requerido)

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014 NacoZinha - Blog de culinária, gastronomia e flores - Gina Tema Suffusion personalizado por Gina
Pinterest
Email
Print