Biscoitos

Biscotti de pistache

Aceita biscotti de pistache? E segue a minha coleção de pequenas tentações. Os biscotti (assados duas vezes), de origem italiana, sempre me encantaram e já os fiz com amêndoas e mesclado com pistache, mas dessa vez eles foram feitos exclusivamente com pistache, uma das sementes que mais aprecio. A mudança do aromatizante também fez toda a diferença.
Num lanche com amigas, durante um trabalho comunitário, foi um momento de descontração e aconchego. Como disse uma das amigas, “pode trazer de novo, porque é muito bom”. E lembrei de Rubem Alves:

Cozinha: ali se aprende a vida. É como uma escola em que o corpo, obrigado a comer para sobreviver, acaba por descobrir que o prazer vem de contrabando. A pura utilidade alimentar, coisa boa para a saúde, pela magia da culinária, se torna arte, brinquedo, fruição, alegria. Cozinha, lugar dos risos…

Biscotti de pistache:

90 g de pistache
1 ovo grande
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/4 colher (chá) de essência de rum
130 g de farinha de trigo
65 g de açúcar
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Biscotti de pistache

Preparo:
Preaqueça o forno a 150º. Corte os pistaches ao meio e reserve.
Bata o ovo com as essências. Numa tigela, misture todos os secos, agregue o ovo batido com as essências e os pistaches. Forme um cilindro e coloque-o sobre numa assadeira forrada com papel manteiga. Abra a massa com as mãos mesmo, formando um retângulo com altura de 1,5 cm. Leve ao forno por 30 minutos. Deixe esfriar e corte na diagonal em fatias de 1 cm, com faca de serra. Leve novamente ao forno preaquecido a 150º por 10 minutos. Vire-os para assar do outro lado por mais 10 minutos. Eles ficam crocantes e deliciosos!

Biscotti de pistache - massa
Biscotti de pistache – 1ª cocção

Orchis italica

Foto: Francisco Clamote

A flor-dos-rapazinhos ou flor-dos-macaquinhos-dependurados (Orchis italica) é natural da Europa.

Compartilhar:

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *