Bolos e bolinhos

Bolo invertido de pêssego

Assim começou a história desse bolo invertido de pêssego… O marido chega em casa frequentemente com goiabas, enormes e maravilhosas, mas dessa vez o vendedor de frutas tinha pêssegos, deu uma provinha pra ele e, pronto, fisgou-o pelo paladar doce e suculento dessa fruta. Nunca foi costume nosso o consumo de pêssegos, talvez porque as terras fluminenses, onde passei a infância e parte da juventude, não serem as maiores produtoras dessas frutas, mais adequadas ao clima frio do sul do país.

Bolo invertido de pêssego:

50 g de manteiga
150 g de açúcar
4 pêssegos
200 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 ovos
200 ml de buttermilk ou leitelho (200 ml de leite + 2 colheres (sopa) de suco de limão)
75 ml de óleo
1 pitada de açafrão

Preparo:
Leve ao fogo a manteiga e, quando derreter, acrescente 50 g de açúcar até derreter, sem deixar dourar demais. Da próxima vez vou usar mascavo para dar uma cor mais intensa, como esse bolo invertido de nectarina. Espalhe no fundo de uma assadeira de aro removível, untada. Usei de 26 cm. Distribua os pêssegos cortados, decorando a gosto.
Numa tigela, coloque farinha peneirada, o restante do açúcar, fermento, bicarbonato, sal e açafrão. Na batedeira, bata as claras, acrescente as gemas uma a uma, reduza a velocidade e vá acrescentando o leitelho, intercalado com os secos e o óleo. Verta a massa sobre os pêssegos e leve ao forno preaquecido a 180° por 30-35 minutos ou até corar. Espere esfriar por 5 minutos antes de desenformar.
Receita adaptada daqui.

Compartilhar:

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *