Arroz e risotos

Risoto de carne seca com moranga

Há alguns anos solicitei aos colegas de trabalho que me trouxessem uma receita doce e uma salgada. Lancei a idéia de fazermos um livro e foi concretizada. Coordenei essa atividade e fiz 31 das 64 receitas, fotografando para impressão do livro. Selecionarei algumas para postar aqui e começo pelo risoto de carne seca com moranga, que foi trazido pelo J. Henrique. Ele ainda preparou para nós saborearmos, lá mesmo na empresa. Essa é uma receita para muitas pessoas.

Risoto de carne seca com moranga

1 kg de carne seca cortada em cubos pequenos
1,2 kg de bacon fatiado
3 linguiças calabresas picadas
4 cebolas
1 kg de arroz arbório
1 tablete de caldo de carne
1 moranga média
1 copo de requeijão
250 g de queijo parmesão ralado
1 maço de cheiro verde

Preparo

Deixe a carne um dia de molho ou ferva para retirar o sal.
Corte a moranga e cozinhe na água com caldo de carne. Retire do fogo antes de amolecer por completo, reservando 1/3 para enfeitar o prato e volte ao fogo para terminar o cozimento. Amasse-a e reserve.Aproveite a água já coada para cozinhar o arroz.
Refogue em panela grande o bacon, a linguiça, a cebola, a carne e o arroz. Adicione a água e mexa ao longo do cozimento. Quando estiver pronto, adicione o requeijão, o purê de moranga, o parmesão e mexa bem. Enfeite o prato com cubos de moranga e cheiro verde.

encantadoras. Aliás, sou suspeita pra falar de orquídea, já que é minha flor preferida.

Compartilhar:

3 Comentários

  • Gina Castro

    Neyma disse…
    Ola Gina,
    Obrigada por sua visita, adoro quando vc deixa seus comentarios. Acho que este risoto deve ficar muito bom servido dentro de uma moranga, o que acha? Vou experimentar.
    Nossa! Essas orquideas estão fantáticas! Aqui em Itaipava também temos muitas variedades. Ja estive neste Jardim Botânico aí em Curitiba, morei por 3 anos em Curitiba quando criança e mais tarde meu irmão foi morar aí quando casou e retornei a cidade para visitar. Hoje ele mora em Santa Catarina. A região Sul é maravilhosa!!
    Beijos
    20 de Setembro de 2008 08:13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *