Doces,  Mimos

Rosquinhas de trigo

Minha mãe fazia sempre essas rosquinhas de trigo simples, passadas em açúcar e canela. A receita me acompanha lá no meu primeiro caderno de receitas, já amarelinho… E caíram no gosto dos meus filhos também. Meu filho, que nem é fanático por doces, volta e meia me pedia pra fazer.

Rosquinhas de trigo

250 g de farinha de trigo
45 g de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de fermento em pó
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
Leite (quanto baste)
Óleo para fritar
Açúcar e canela para passar

Preparo

Misture todos os ingredientes, deixando o leite por último, suficiente para unir tudo. Faça as rosquinhas pequenas, mas deixe um bom espaço no centro, porque elas crescem bastante. Frite e passe no açúcar com canela. É impossível comer uma só.
Como o mês está acabando, não vou passar para os blogs, mas deixo em aberto para qualquer pessoa que queira participar e se deliciar com as recordações.



Desafio Brincadeira e receitas

A Neyma, do Vó Mindoca, sempre “aprontando”, passou-me um desafio bem bacana. Chama-se Brincadeira e Receitas, em homenagem ao Dia das Crianças. Desafio duplo, já que recebi hoje, já no finalzinho do mês.

Foram muitas lembranças boas que me vieram à mente. Quando criança, costumava fazer muitas brincadeiras em grupo. Gostava bastante de pular corda, amarelinha, pera/uva ou maçã, jogar peteca, morto-vivo, pique tá, pique-esconde e pique-bandeira, principalmente com as primas em São João de Meriti, RJ.
São 5 regras
  • Álbum de figurinhas – Colocar o selinho da brincadeira no post;
  • Hora do Recreio – Contar qual era a melhor brincadeira de criança da sua infância;
  • Brincando de Casinha, ou melhor, de Cozinha – Escrever a receita que fazia o maior sucesso na sua infância;
  • Passa-passa 3 vezes – Escolher 3 blogs e chamar as amigas (ou os amigos) para brincar;
  • Telefone sem fio – Informar aos blogs escolhidos sobre o desafio, que mais parece uma brincadeira de criança…

Respondendo ao desafio
Hora do Recreio – Vou escolher a brincadeira chamada 5 Marias (tive que recorrer à net para saber o nome, mas não se chamava assim naquela época). Tinha que arrumar 5 pedrinhas de tamanho mais ou menos igual e pedia numa marmoraria perto de casa, que fazia como se fossem dados boleados. Não vou contar todos os detalhes da brincadeira, mas era uma espécie de desafio, já que era necessário jogar uma pedrinha para o alto e, rapidinho, recolher de 1 a 4 pedrinhas ao mesmo tempo, sem deixar cair nada. Era craque nessa brincadeira, aiai!

Brincando de cozinha – Essa é fácil! Há mais de um mês fiz uma bandeja de rosquinhas e fotografei para futuro post. Pronto, era a oportunidade que faltava.

JardimPor falar em mãe, esses coléus, também chamados de corações magoados (Solenostemon scutellarioides) eram da casa da minha mãe (foto dos anos 70). Eu vivia comprando mudas e ela tinha 22 espécies dessa planta.

JardimEssa é a Zinia elegans, nome popular zínia, também do jardim dela (foto anos 70) . As mulheres da casa viviam comprando sementes dessa flor, que tem muitos matizes. 

Compartilhar:

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *