Arroz e risotos,  Doces,  Viagens

O doce-de-espécie e a culinária do Maranhão

Tive a oportunidade de visitar o Maranhão em 2004. O nome Maranhão significa em tupi-guarani “o mar que corre”.
São Luís, sua capital, tem a 2ª maior variação de maré do mundo. A variação entre a preamar e a baixa-mar é superior a 6 metros.
Alcântara fica a 22 km da capital e é necessário fazer a travessia de barco, que leva 1 hora. O curioso é que a travessia depende da maré.
A cidade é Patrimônio Histórico NacionalNa foto maior, estão as ruínas da Igreja de S. Matias, de 1648.

É de lá o doce-de-espécie, em forma de uma tartaruguinha, com uma base de massa, coberta com doce de coco e assada. É uma receita herdada dos açorianos, gostosa, à venda pelos moradores nas ruas.

Doce-de-espécie

Ingredientes para o doce
3 xícaras de coco ralado grosso
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água

Ingredientes para a massa

2 xícaras de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de óleo
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de água

Preparo

Doce: Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo alto mexendo sem parar. Depois que a calda começar a ferver, mexa de vez em quando. Quando a mistura estiver bem cremosa, desligue o fogo, passe para uma tigela untada e deixar esfriar.
Massa: Coloque a farinha de trigo numa tigela, junte o óleo, o sal e a água. Misture até que a massa fique homogênea. Em seguida, polvilhe farinha de trigo sobre uma superfície de trabalho. Abra a massa com um rolo até ficar bem fina. Com a ajuda de um copo, corte em discos. Polvilhe uma assadeira com farinha de trigo e coloque os discos de massa.
No meio de cada disco de massa, coloque uma colher de sopa generosa da cocada já fria. Decore cada docinho com tiras finas da massa, fazendo um laço. Coloque os doces em forno quente e asse por aproximadamente 20 minutos.
Provei em Alcântara esse doce-de-espécie.

Buriti
Tradições culinárias

O buriti é uma árvore típica da região, de onde tudo se aproveita. Com o fruto se faz sucos, licores, bombons, produtos de beleza, sobremesas diversas e o famoso doce de buriti. Com a palha se faz artesanato. Do tronco extrai-se a seiva para fazer adoçante.
Foto menor do fruto: Brasil Sabor.

Guaraná Jesus e Lençóis MaranhensesSão Luís é considerada a cidade mais portuguesa do Brasil, com suas fachadas cobertas de azulejos, usados por causa do calor intenso, estando situada numa área equatorial.
Faz parte de sua cultura o bumba-meu-boi, festejo junino em homenagem a S. João, além do tambor de crioula (dança). É considerada a capital do reggae.
Os Lençóis Maranhenses ficam na cidade de Barreirinhas, a 330 km da capital e têm uma beleza incrível, com suas imensas dunas de areia branquíssima e água transparente.
O guaraná Jesus é bebida da região, de cor rosa.

Arroz de cuxá
O famoso arroz de cuxá

O arroz de cuxá é prato típico da culinária maranhense, servido como acompanhamento de peixe frito. O cuxá é um creme verde feito à base de uma erva chamada vinagreira, camarão seco, farinha de mandioca, gergelim e pimenta-de-cheiro.

Vinagreira
O Hibiscus Sabdariffa é também conhecido como quiabo-roxo, caruru-azedo, azedinha e rosélia. Com os cálices florais se faz o famoso chá inglês de hibisco, com os frutos, a conserva chamada umeboshi e com as folhas se faz o cuxá.
Compartilhar:

26 Comentários

  • RUTE

    Gostei do arroz de cuxá. É fora do comum.

    Conheço a ameixa umeboshi (japonesa) que dizem ser um excelente remedio. Mas não sabia que vinha da Vinagreira, nem que com os cálices florais se faz o chá de hibisco. Mais uma lição magnifica.

  • Gina

    Talita, é lindo, quente, do jeito que eu gosto.

    Alcina, não sabia que deseja conhecer o Maranhão. Faz sentido, já que guarda uma grande relação com Portugal, mas também, o que no Brasil não tem essa relação?

    Rosélia, esse nosso Brasil tem lugares maravilhosos, não é? E culinária para todos os gostos.
    Ainda bem que você não passa mal, porque eu não posso dizer o mesmo. Fui parar em hospital público lá em Barreirinhas… Afff!

    Bjs. a todas!

  • orvalho do ceu

    Oi, Gina
    Quando chego de viagem, logo encontro tuas delícias…
    Quando estive no Maranhão, me fartei com as delícias de lá, sou muito inculturada, como já te disse e nem passo mal, graças a DEUS!
    Tanto a culinária, como os "lençóis", como as frondosas árvres… tudo show"
    Bjs no coração
    Roselia
    http://espiritual-idade.spaes.live.com

  • Alcina

    Olá Gina
    O maranhão era um dos sitios preferidos na lista para escolher para conhecer aí no brasil, fica para outra vez 🙂
    Essas comidinhas e o doce são verdadeiros manjares só de olhar 🙂
    bjinhos

  • Gina

    Heloísa, bom recordar os passeios, não é?

    Tina, pois é, você morou tão pertinho e não conheceu o Maranhão.
    Até 2004 nunca tinha ouvido falar nesse guaraná Jesus.

    Nela, obrigada pelo incentivo. Realmente, o tempo gasto com quem necessita só nos faz bem.
    Boa semana pra você também.

    Rose, quando se tem a oportunidade de provar a culinária típica, não se deve perdê-la.

    Boa semana a todas!

  • Rose

    Gina, que delicia conhecer um poquinho sobre a história do Maranhão…tenho uma curiosidade imensa pra provar esse arroz de cuxa…já ouvi falar muito dele…
    Bjinhus e boa semana curtinha!!!

  • Nela

    Gina adorei o doce amiga e claro toda a informação k nos passa sempre e k nos faz bem ler,e sabe?Parabéns pelo tempo k tem disponivel, e o utiliza ajudando quem precisa, eu ainda não tenho tempo para isso, mas quando o tiver tb o farei, acho k é lindo tudo k seja feito para ajudar quem necessita,beijinhos e boa semana.

  • Valentina

    Vc sabe que morei anos em Belem mas do Maranhao so conheco o interior, mais especificamente cidades no roteiro Belem Brasilia. Meus pais e irmao ja sao melhores que eu. Gostei muito de ler este teu post. nunca provei arroz de cuxa.guarana jesus conheco.me safei com pelo menos uma coisa.phew!!

  • Gina

    Cláudia, obrigada! Com família da região, você se identificou com o post.
    Não acho o cuxá uma maravilha, mas dá pra comer sem problemas.

    Valeria, também gosto de conhecer coisas regionais.
    É uma fase que você está vivendo, vai passar, não se desanime. Procure fazer algo que você goste bastante pra não ficar pensando na crise.
    Bjs.

  • Heloísa

    Gina,
    A cada post você se supera.
    Também estive no Maranhão, mas há muitos anos. Nessa época não se falava em Lençóis Maranhenses, que ainda não tinham sido descobertos para o turismo. Mas estive em Alcântara, com todas as suas ruínas, e lembro bem do almoço saboroso que tivemos.
    Beijos.

  • Valeria

    Gina,Quanta coisa interessante nesse seu post .Adorei o docinho ….Adoro tudo que é regional!!Quantas fotos maravilhosas!!Estou precisando pelo menos olhar essa paisagens pra me animar!!
    Bjs
    Valéria
    Papos de Anjo

  • Claudia

    Gina,

    amei tua postagem. A família da minha mãe é toda do Maranhão e você sabe que eu nunca fui ao Maranhão apesar de ter ido montes de vezes ao Ceará e ao Piauí. Mas adoraria. Adorei o doce mas aquele peixe com arroz é exatamente o meu tipo de prato favorito. Eu amo peixe com arroz de cuxa, banana frita e molhinho me parece irresistível. Nunca comi vinagreira mas já gostei só de ver. Sou uma gulosa.

    Bj,

    C.

  • Gina

    Mary, é um passeio muito agradável.
    Já conferi o desafio, obrigada.

    Anna, obrigada. Bom final de semana pra você também.

    Ameixa, bom saber desse pão de Deus, vou conferir.

    Mari, eu também sou mais fã dos doces. Não foi à toa que escolhi a receita doce para publicar.

    Angela, o Brasil é tão grande e tem tantas lugares e curiosidades para conhecermos, não é?

    Beijos e bom final de semana a todas!

  • angela

    Gina, a Celha minha amiga é dela, ela sempre faz cuxá, mas ainda não aprendi a amar, como mas não adoro, agora os pratos de pescado que ela fz sao mnaravilhosos! S Luis é lindo. bj

  • Mari

    Gina querida, adoro esses teus posts sempre tão cheios de informações, dicas e curiosidades tão gostosas desse ler.
    E como boa formiga que sou, gostei ainda mais do doce-de-espécie! Um pãozinho fofinho assim, e ainda recheado com côco, minha amiga? Ah, isso é a minha cara… 🙂
    Beijo enorme e ótimo sábado,

    Mari

  • ameixa seca

    O doce de espécie deve ser parecido com o nosso pão de Deus, tem boa cara 🙂
    Esses passeios devem ser tão bons de fazer! Paisagens lindas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *