Geleias

Pectina caseira de laranja – Dia Bege

Como fazer pectina caseira de laranja

Sempre faço casquinhas cristalizadas de laranja. Em seu processo, cozinho as cascas com tudo para depois retirar o bagaço e a parte branca. Quando quero preparar pectina caseira, retiro a parte branca antes do cozimento.
Como a laranja tem alto teor de acidez e pectina é uma boa fonte para o preparo de geleia.
As geleias necessitam de frutas, açúcar, pectina e acidez para formar um gel.
A pectina ajuda a dar o ponto na geleia e o ácido evita a cristalização durante o armazenamento.
Obs.: Frutas ainda verdes ou muito maduras não têm teores de pectina/acidez adequados.

Teste do teor de pectina da fruta:

Adiciona-se 1 colher (chá) de suco da fruta com 3 colheres (chá) de álcool a 95° GL. Agita-se e deixa-se descansar 2 minutos. Se ficar bem gelatinoso é porque tem alto teor de pectina. Coágulo frágil, pouco gelatinoso, que se rompe ao agitar é porque tem teor médio. Se ficar granuloso, partindo-se em vários partes, baixo teor.
Essa relação abaixo dá uma ajuda para sabermos quando devemos empregar a pectina. Exceto nas frutas do 1° item, nas demais deve ser adicionada tanto para ajustar o ponto, quanto para manter o produto com validade por 1 ano sem cristalizar.

Frutas ricas em pectina e acidez apropriada: maçã ácida, frutas vermelhas (groselha, mirtilo, amora, framboesa), uva preta, goiaba, marmelo, limão, laranja, tangerina, cereja ácida, granada, jabuticaba, nêspera e ameixa.
Frutas ricas em pectina e baixa acidez: pêra e maçã doce.
Frutas pobres em pectina e acidez adequada: morango, pitanga, abacaxi e damasco.
Frutas pobres em pectina e acidez: nectarina, pêssego e figo.

Pectina caseira de laranja

1 copo de pele branca de laranja
3 copos de água

Preparo

Bata no liquidificador a pele com a água. Leve a cozinhar por 20 minutos. Coe em pano sem espremer e coloque em vidros esterilizados. Dura 4 meses. Usam-se 60 ml a 120 ml de pectina caseira para 500 g de fruta, dependendo do teor.
A pectina caseira de laranja é excelente.

Fontes: Bem feitinho e Ciência Viva

É com essa receita que participo do desafio culinário da Mary.
A grande dificuldade nesse post foi chegar a um consenso sobre o teor de pectina/acidez das frutas. Cada fonte de pesquisa me dava dados divergentes, por vezes contraditórios. Como sempre, a gente tem que buscar fontes confiáveis.
Só para lembrar, falta apenas a cor azul para o dia 13 de dezembro. Essa sim é que será um verdadeiro desafio!

Moréia bicolor

Moreia bicolor

A Dietes bicolor é natural da África do Sul. Muito utilizada em paisagismo, tanto isolada como em maciços e bordaduras.
Nas minhas andanças pelo bairro, encontrei essa moréia, que estava em seu momento pleno de abertura, uma graça!

Compartilhar:

85 Comentários

  • suely Ribeiro

    Olá Gina, adorei suas dicas, também gosto de fazer geleias e agora com a chegada das mexericas adoro a geleia de mexerica carioquinha.
    Vou acrescentar a pectina de maçã.
    Grande abraço e obrigada pelas dicas.

  • Idê feitosa

    Gina, fiz a pectina da parte branca da laranja, mas ficou muito amarga
    e eu não espremi e nem apertei com a colher
    que laranja voce usa?
    não tem que jogar fora a primeira água do cosimento para retirar o amargo?

    obrigada

    • Gina

      Idê, a parte branca da casca é amarga mesmo. Na verdade ela não altera o sabor da geleia, já que a fruta e o açúcar compensarão o amargor. A função da pectina é dar o ponto da geleia e mantê-lo durante o armazenamento.
      Uso laranja pera.
      Um abraço.

  • marcia jose

    Olá Gina! Adorei o seu “logo” … Amo a cozinha, principalmente na parte da “arte de cozinhar”. A muitos anos, no meu jeito de prestar atenção no como fazer, descobri o segredo de uma excelente forma de fazer GELEIAS. No ano de 2012 passei a fabricá-las de forma artesanal e vender aos amigos, está sendo um sucesso. Esta pectina que posso tela armazenada me ajudará e facilitará no sentido de ter pectina suficiente p/ adicionar as frutas de minha geléia. Valeu a receita, ela é ótima.

    • Gina

      Márcia, o logo foi feito pelo filho, que é muito criativo.
      Também já vendi muita geleia, há alguns anos. Essa pectina é muito boa e tem alto teor. Faça bom proveito nas suas vendas!
      Um abraço e volte sempre!

  • Salete Fiera

    Muito legal esta receita de pectina. Eu procurava por ela há muito tempo. Grande palavra esta de compartilhar. Muito obrigada pela gentileza e um grande abraço.

  • Gina

    Harley, grata pela visita.
    Nunca fiz geleia diet, por isso não posso orientá-lo quanto à proporção de adoçantes. Se soubesse, o faria de bom grado.
    Fique com Deus também!

  • harleyhav

    Bom dia sra. Gina,
    Adorei a explicação à respeito da pectina! Estava atrás desta informação a bastante tempo. Sou carioca e gosto de geléias caseiras e do chimarrão tradicional. Minha erva-mate Tertúlia, da tua terra, está apostos! Hoje em dia, devido a cirurgia bariátrica de minha esposa, tenho de aprender a fazê-las light/diet para ela eu. Seria possível nos ensinar?
    Abraços e muito sucesso!
    Fique com Deus!

  • Cenourit@

    Ando muito atrasada nas visitas das participações do Dia Beje, mas cheguei a tempo de aprender muito contigo.
    Nunca tinha ouvido falar da pectina e muito menos sabia quais os frutos mais indicados para geleias.

    Obrigada por partilhares 🙂

    Beijocas***

  • Leleka Maria

    oi adorei o post. Mas gostaria de avisar que o maracujá tem alto indice de pectina e acidez. Usei a parte branca bem lavada pra fazer geléia de acerola e funcionou muito bem.
    fiz de maneira rústica cozinhei a parte branca da casca do maracujá junto com polpa e o açúcar e o resultado foi excelente. Tem o PAP no meu blog, dá um passad lá e dê sua opnião eu vou gostar muito.
    Bjs
    Leleka Maria

  • Joana *

    que interessante Gina! desconhecia por completo o que era a pectina, apesar de já a ter visto em várias receitas.

    que boa e original participação 🙂

    ah, e obrigada pela visita e comentário :))

    beijinho

  • Magia na Cozinha

    Gina ótimas dicas sobre a pectina. Eu, particularmente, não sabia nada sobre o assunto. Eu nunca fiz geléias.
    Parabéns pela participação!
    Bjs 🙂

  • Mari

    Gina, como eu quase nao sabia nada de pectina, para mim, o post foi de imensa utilidade! E saber q posso aproveitar toda parte branca das laranjas e limões que compro, me animou mais ainda… obrigada por compartilhar conosco suas experiências e toda a sua sabedoria! 🙂
    Bjo grande,

    Mari

  • Gina

    Canela, essa flor é encontrada facilmente por aqui.

    Rute, foi uma ideia genial, principalmente pra fazer a criançada comer.

    Rose, o uso da pectina industrializada é uma questão de comodidade inclusive para levar nas aulas, talvez. Espero que ele goste. Obrigada!

    Cherry, pra você será útil e por isso já valeu a pena publicar.

    Tânia, que guru nada, menina…"menos, menos…" Dos cítricos podem-se usar da casca ao suco, né?

    Moira, já vi e fiz várias receitas com suco de limão, mas quando se faz geleias em grande quantidade, suco se torna inviável.

    Glorinha, desde o início do blog meus posts terminam com uma planta/flor. É um desafio gratificante. Eu que agradeço por seu comentário carinhoso.

    Meninas, nesse desafio o objetivo era trazer algo útil. Se assim o for para algumas pessoas, já terá valido a pena compartilhar.

    Beijos a Todas!

  • Café com Bolo

    Oi Gina, obrigada por seu coment sobre o meu ost…realmente o tempo passa muito depressa e é cruel depois do 50…mas o que vale é ter uma família, ser amada, amar…o resto, a gente vai levando, pois assim é a vida, né?
    Olha, eu adoro suas postagens que sempre terminam com uma flor ou uma planta…acho lindo esse carinho que vc faz pras suas leitoras!
    Um beijão

  • Flora Maria

    Adorei as informações e a receita da pictina !

    E a Moréia é mesmo uma belezinha. Tenho várias aqui em casa mas nunca floresceram, talvez por estarem em lugar sombreado.
    Beijo

  • Moira

    Uma verdadeira aula de acidez e pectina. Desconhecia essa forma de fazer pectina, só conhecia a industrial que sempre evito usar. O que fazia era simplesmente adicionar sumo de limão aos doces.
    Gostei muito de aprender coisas novas, foi uma óptima sugestão.
    Beijos e boa semana
    Moira

  • Tânia

    Gina…vc é mesmo minha "guru" em assuntos culinários. Eu sabia da pectina da laranja mas nem sonhava que eu poderia armazená-la (e evitar o desperdício de tantas frutas).
    Excelente informação, maravilhosa participação!
    Beijinhos e excelente semana!

    (Menina, fico feliz que vc faça com frequencia aquele pão….aqui é a mesma coisa, virou um vício…hehe)

  • Cherry Blossom

    Que beleza Gina. Outro dia eu estava querendo fazer a pectina da parte branca da laranja e não conseguia achar a receita entre as minhas coisas que já estão embaladas para uma mudança e acabei desisitindo. Para fazer uma boa pesquisa na internet não havia tempo e depois é como você mesma disse nem tudo é confiável. Mas "daqui" eu sei que é, vou levando a receita!
    Uma linda semana pra ti querida!

  • Rose

    Parabéns Gina, perfeita essa pectina…sou formada em alimentos e nunca tinha ouvido falar nisso até mandei o link da sua postagem para o meu prof da materia de vegetais ele vai adorar…ele faz muitas geleia nas aula prática e usa pectina industrializada…obrigada pela receita…eu estou ficando azul de tanta ansiedade não tenho ideia do que fazer pra última participação aiaiaiai
    Bjinhus!!!

  • RUTE

    Gina, respondendo ao seu comentário no meu dia bege: Eu costumo fazer letras e números de biscoito para a minha filha levar para a escola. Assim ela brinca e aprende enquanto come. Por isso lembrei do jogo da velha 🙂

  • Gina

    Suzi, Rachel e Isa, existem outras fontes de pectina, mas essa para mim é útil por utilizarmos laranjas com muita frequência.

    Rute, põe a criatividade para funcionar e não deixe de participar, ok?

    Patty e Mary, às vezes vemos alguns ingredientes em receitas de geleias e reproduzimos sem saber qual a finalidade. Espero ter esclarecido alguns itens.

    Verdinha, Ana e Cacahuete, a pectina industrializada tem um custo meio alto. Se podemos fazer, por que não?

    Cláudia M. e Tatiana, já fiz tanta geleia, que achei bom dividir com vocês essa dica. Pesquisando, acabo aprendendo também.

    Ameixa, ainda bem que você me avisou e já corrigi. Agora você já tem uma opção econômica para não deixar de fazer as geleias.

    Cláudia, maçã é outra fonte muito boa de pectina e você tem macieira em casa. Está mais do que certa em utilizar.

    Borboleta e Marina, depois me contem o que acharam do uso dessa pectina.

    Beijos a todas!

  • Claudia

    Gina,

    eu faço sempre pectina com maçãs, com o caule e fica tudo de bom, gelatina super bem as geléias…

    Mais um dia de cor, menina que loucura isso.

    Bj,

    C.

  • ameixa seca

    Gostas tanto de ameixas que até repetiste duas vezes na parte das frutas ricas em pectina 😉
    Esta tua receita é óptima já que aqui não encontro pectina e há receitas que pedem 🙂

  • Cláudia M.

    Gina, as meninas já falaram, mas eu repito: todo o seu post foi uma aula para mim, o que eu aprendi!! Eu nem sabia o que era pectina, quanto mais prepará-la!!
    Muito obrigada!
    bjs

  • cacahuete

    Que infromação tão valiosa. Não sabia como se obtia pectina caseira, mas a sua explicação foi perfeita. A sua participação no dia da côr com esta receita é 5 *****.

    Bjs

  • RUTE

    Xiii Amazing!

    Este post é mesmo ao meu jeito, bem cientifico :))

    Tô vendo que as bloguistas estão cheias de criatividade e eu aqui pensando se participo ou não no dia bege :((

  • Rachel

    Gina, esse é realmente um grande desafio, mas você me surpreendeu com a escolha da receita. Muito interessante todo o post, eu nunca soube como extrair pectina, muito menos todo o processo que você falou!
    Parabéns pela aula! Bjuss!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *