Doces,  Peixes e frutos do mar,  Viagens

Aletria

Cheguei trazendo as novidades na bagagem. Dessa vez não foi turismo, mas uma viagem de confraternizações, de mexer com as emoções.
Sabe quando você vai para cidades do interior bem pequenas, com pessoas simples, vida pacata, nada das agitações da cidade grande? Pois é, faz refletir bastante quanto às necessidades, ao desapego dos bens materiais, ao verdadeiro valor das relações humanas. Não que isso não deva ser feito quando se vive em grandes cidades, mas o atropelo das atividades do dia a dia às vezes embota essa reflexão.
Toda vez que viajo pra visitar a mãe, ela nunca deixa de preparar algum prato que nos acompanha desde a infância. Dessa vez foi a aletria. Ela já havia me enviado a receita, mas agora preparou na minha frente. Com a travessa pronta e ainda morna, lá fomos nós levando a aletria para o café da tarde com um tio, que mora a duas quadras dela. Ao chegarmos, subimos chamando “ô de casa!” Coisas de interior…

Aletria

1 litro de leite
Açúcar a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
1 pedaço de canela em pau
1 pacote de macarrão cabelo de anjo*
Canela em pó

Preparo

Ferva o leite com o açúcar, a manteiga e a canela em pau. Quando ferver, vá colocando os ninhos aos poucos e desmanchando com um garfo, até absorver o leite, sem deixar secar totalmente.
Derrame numa tigela e polvilhe canela.

Feira da roça, Praça de São Pedro, Anchieta (ES)

Visitar uma feira livre é um prazer para mim. Nesse caso, fui à feira da roça, na Praça de São Pedro, em Anchieta (ES) e conferi, em especial, os alimentos regionais. Conheci um mamão extremamente doce, que não se encontra normalmente nos mercados e feiras de grandes cidades.

Caranguejo

Eis que uma tia, que adora caranguejo, fez questão de preparar umas casquinhas. Quanto trabalho, desde comprar os bichinhos vivos, colocar na panela, quebrar a carcaça para retirar a carne…! Ajudei a tia nesse processo, mas não pretendo repetir a façanha.

Seriguela (Spondias purpurea)

Passeando pela cidade, encontrei pé de seriguelas (Spondias purpurea), frutas que me trazem boas lembranças e que também tinha à venda lá na feira.

Ponte sobre o Rio Beneventes - Anchieta (ES)

Conheço a cidade há muitos anos, desde a infância, mas é sempre bom voltar e inevitável trazer à tona lembranças e emoções que marcaram todas as idas e vindas.  Avistar a ponte sobre o Rio Beneventes era sinal de que estávamos perto do destino final. Já contei um pouco de tudo isso aqui.

Aletria (Cuscuta spp)
Foto: Khalid Mahmood

A aletria (Cuscuta spp) é uma planta parasita.

Compartilhar:

42 Comentários

  • Gina

    Lenita, comigo aconteceu algo semelhante, fiquei por muito tempo sem comer aletria e vim resgatar no ano passado, numa visita à minha mãe. Como ela preparou novamente dessa vez, matei a saudade de novo…
    Alcina, esse é um prato típico português, que, felizmente, conheci há muito tempo.
    Carol, nossa aletria não fica crocante, fica de cortar, mas úmida.
    Glorinha, que bom que você leu tudo e curtiu minhas histórias. Também é muito bom ler as suas.
    Cinara, obrigada por tudo, inclusive em nome da minha mãe.
    Talita, você faz bem em expressar sua opinião sinceramente. Há costumes, como comer macarrão sempre salgado, que às vezes são difíceis de ser mudados.
    Nana, adoro a descontração de passeios como esse. Todos os dias podíamos sair de havaianas, cabelos presos por conta do calor, descontração total.
    Tânia, grata pela calorosa recepção de retorno!
    Flora, aletria com água, essa é nova pra mim e rabanada com vinho também. Tenho visto nos blogs portugueses o hábito de decorar com canela os pratos, principalmente arroz doce. Que bom que o post lhe trouxe boas lembranças.
    Micael, há tantas coisas em comum entre Brasil e Portugal, não? Sempre que possível, vou mostrar algo mais sobre a cidade.
    Patrícia, você também pôde se identificar com o post por ter vivido lá. É gostoso isso, né?
    Sonia, tudo certinho. Aguarde o contato.
    Rose, sei como você gosta de receber as pessoas, de ter a casa cheia…
    Tatiana, foi muito boa a viagem. Os dias estiveram ensolarados e favoreceram as fotos.
    Paula, não dava pra passar os ingredientes certinhos, porque foi tudo no improviso mesmo. Quem limpou os bichinhos foi a tia. Segurar as garras e limpar o bichinho vivo dá muito trabalho. Não tenho a menor intenção de fazer esse prato… Grata pela visita e volte sempre!
    Beijos a todas!

  • Gina

    Suely, eu sou suspeita para opinar… É muito bom para meu paladar.
    Cláudia, pode ter certeza que não pretendo fazer caranguejo nunca. Dá muito trabalho.
    Rosélia, sempre fico com a certeza que faltou alguma coisa para aproveitar desses lugares.
    Iliane e Margarida, comia muita aletria na infância e adolescência. Depois de adulta, não mantive a tradição, mas posso agora matar a saudade.
    Elisabete, no nosso Natal também não faltavam aletria e arroz doce.
    Vice, tem pratos que nos eram familiares e muita gente mais nova não conhece, não é?
    Heloísa, nem me fale! Claro que tem coisas como picada de mosquito, programação de tv, internet lenta, que a gente até supera por uns dias, mas começa a sentir falta de cidade maior. O importante é aproveitar o que cada tipo de cidade tem a oferecer de bom.
    Lu, na verdade, dá pra sentir bem à vontade em lugares assim.
    Verena, se morou por lá, então conhece bem o lugar. Estava baratinha a seriguela, 1 pacote por 2,00…
    Fla, então você é mais uma para atestar como é gostoso esse prato.
    Angela, a gente precisa valorizar as coisas boas da vida.
    Ameixa, esse prato também cortamos com a faca. Só que foi fotografado assim que ficou pronto e ainda não tinha absorvido todo o leite. O caranguejo provei e aprovei.
    Welse, com casquinha de limão nunca comi. Minha mãe sempre fez assim. Na casa da minha mãe, sempre tivemos tradições portuguesas como aletria, rabanada e castanha no Natal.
    Renata, obrigada pela recepção de retorno.
    Richie, de vez em quando tiro uma receita do "baú" e esse vale a pena.
    Dani, seja bem-vinda e já fui fazer-lhe uma visitinha. Volte sempre!
    Sandra, também encontrei no mercado o macarrao cabelo de anjo, onde estava escrito embaixo aletria. Acho que é o prato mais confeccionado com esse tipo de macarrão.
    Eliana, a cidade é muito pacata. Dá para desestressar…
    Laura e Renata, quando se tem a mente aberta para novos sabores, já é um passo para gostar.
    Fabiana, foi muito bom mesmo!
    Rute, também senti falta de amigas como você, mas já dei uma passeada lá pelo blog para ver as novidades.
    Beijos a todos!

  • Pedro

    Gina, nunca comi aletria assim, só em forma de massa salgada mesmo. Que viagem maravilhosa, adorei os "ingredientes" do caranguejo, foi a minha alegria pois adoro isso, minha mãe faz um também ó…que é uma delicia, ela me ensinou a limpar hiper bem o caranguejo, realmente só precisa de tempo para comer hahhahah bem lembrado,
    bjs e otima semana
    Paula

  • Rose

    Oiiii, Gina já ouviu aquela historia já vi falar mas nunca comi sou eu com a aletria kkkk mas dizem que é dos deuses…
    Viagem é sempre bom, niver de mãe então reunir a familia melhor ainda…
    Bjinhus e bom retorno!!!

  • Dona Amélia

    Uau!! Esse seu retorno está um regalo aos olhos e paladar. Que saudades da época que morei em Linhares e ia todo findi para Jacareípe.. ai ai…

    Bjos

    Patrícia

  • micael

    A aletria é feita aqui, no Norte de Portugal, pelo Natal e na Páscoa. É muito agradável, com canela por cima.
    Anchieta (ES) foi fundada pelo padre escritor José de Anchieta em 1561.
    Gostei de ver as imagens da cidade.

    Bom fim de semana

  • Flora Maria

    A aletria sempre fez parte da minha vida, Gina, pois era um doce que minha mãe fazia muito.

    Mas você acredita que a dela era feita com água, no lugar do leite ?
    E eu continuo fazendo assim e gostando muito ?

    Tudo começou porque o meu pai pegou uma ojeriza ao leite, quando era pequeno, ainda lá em Portugal, e assim ficou a vida toda. Não passava mal, mas não podia nem pensar em tomá-lo ou comer qualquer coisa com leite. Assim, nós acostumamos a ter doces feitos com água e rabanadas só com vinho.
    Todos estranhavam, mas para nós era normal e gostoso. Minha mãe fazia desenhos com a canela enfeitando como eu não consigo fazer igual.

    Sua viagem me fez viajar no tempo…

    Obrigada e beijo

  • Tânia

    Quanta coisa boa junto: sua viagem, rever a mamãe, comidinhas de mãe (nossa – a última vez que comi aletria foi feita pela minha avó que não está mais aqui!!), lugares que a memória não apaga….enfim, espero que esse tempo tenha te regarregado as baterias e vou esperar ansiosa pelos posts que virão. Tenho certeza que vou aprender muita coisa contigo (como sempre!)
    Beijinhos e bom retorno, querida!

  • Nana

    Esses dias estava pensando em ti 🙂
    Que delícia de viagem amiga, que bom que tudo foi lindo.
    Confesso que eu adoro viagem assim, bem nós duas para viagens somos iguais hahaha um dia marcamos de fazer juntas tá bjsss

  • Talita

    Oi, Gina! Que delícia de descanso! Eu também nunca comi aletria. Me desculpe, mas parece tão esquisito pra mim. rs

  • Cinara

    que viagem mais gostosa, Gina!! Adorei o seu post… E parabéns atrasado para a sua mãe, muita saúde para ela!
    Beijos e bom final de semana!

  • Glorinha L de Lion

    Gina, querida, li esse e o anterior para entender bem o que foi essa sua volta às origens, à infância…que delícia recordar isso tudo, rever lugares e pessoas…ainda mais numa cidadezinha assim…e colo de mãe? Não tem coisa melhor…deve ter sido um sonho essa viagem, um reencontro com seu passado e com vc mesma…uma delícia de passeio ao interior em todos os sentidos…
    Grande beijo na mãe e um grande pra vc tb!

  • Carol

    Que viagem heim amiga!!Tudo muito lindo!! Agora, a aletria que faço é tão diferente, essa parece bem cremosa, a que faço fica um pouco crocante. Que bom que voltou. Beijão

  • Alcina

    Olha que engraçado eu também fiz aletria no fim de semana, não que eu goste muito, mas o marido é fã e era para ver a reacção do meu menino, gostou 🙂
    Muito bonito este seu post, muito bonitas as fotografias.
    bjs

  • Lenita

    Gina, querida, que bom que deu tudo certinho e a mamãe ficou feliz!
    Quando vi a aletria, fiz os cálculos: faz 25 anos que não como!!
    Quem fazia (deliciosa, por sinal) era a bisa dos meus meninos…

  • RUTE

    Que bom que vc voltou!!! E recheada de assuntos para contar.

    O inicio do seu post me lembrou a minha viagem a Marrocos. Estive com gente muito simples mesmo. E sei o quanto reflexiva se fica. Aliás vim muito mudada do deserto do Sahara!

    Não tenho qualquer apego ao que é material.
    Beijinhos querida.
    Senti imansa saudade de vc!

  • Renata

    Gina, confesso que nunca pensei em macarrão como sobremesa.. Mas taí algo que deve ser delicioso!

    Felicidades para a mãe e seja bem vinda de volta!

    Bjs!

  • Laura Lucia

    Espero um dia poder provar. Todos que já comeram dizem que aletria é uma comida do céu, divina mesmo. Esta aí da foto ficou lindona.
    Bjs

  • Santa Gastronomia

    Gina, que delícia de viagem! Volta as origens, rever os parentes tão distantes de sua cidade..
    Engraçado que essa semana comprei um macarrão que no pacote dizia 'aletria', aí lembrei que existe essa sobremesa.. ia procurar uma receita na internet, e ói ela aqui!
    E quanto a chuva, realmente tem caído uns pé d'água por aqui que dá medo! Uma hora é um calor dos infernos, outra hora é pancada de chuva… o mundo tá louco??
    Só fazendo um doce desse para se reconfortar…
    bjus..

  • Richie

    Gina, q fotos lindas da viagem! E que sobremesa curiosa essa, Aletria! Eu conhecia o nome, mas nao sabia que era assim, parece deliciosa, e coisa de mãe mesmo, né?

    um bjo, e bom fds!

  • Renata

    Gina, que bom que estás de volta, seja novamente benvinda!

    Um tempo de estar junto, de matar saudades, de confraternizar e poder agradecer a Deus pelos queridos que ele nos deu…

    Não conhecia a aletria, gostei de ver, e de saber…

    Já as seriguelas, essas eu conheço bem, e adoro!

    Um abraço,
    Re

  • welze

    ô saudade, gente. esse é um dos doces que meu pai mais gostava como bom portugues que era. Fazia questão dele mesmo cortar bem fininhas as casquinhas de limão sem a parte branca para não amargar o doce. Ele achava que só ele fazia bem. que boa lembrança

  • ameixa seca

    Adoro aletria, aqui é um doce típico do Natal. Mas eu prefiro aquela que fica durinha e se corta com a faca 🙂 Esses caranguejos também devem ser uma delícia! Bela viagem!

  • angela

    Gina, que bom que deu certo sua viagem, e pode estar com sua mãe. as duas ultimas postagens são de um carinho imenso, as fotos são lindissimas e passagens de muita doçura. beijos

  • Fla

    Gina que delícia de viagem!
    Sabe que eu não conhecia esse doce, mas quando fui pra PE no final do ano passado, eles serviram no café da manhã e menina do céu, eu amei.
    Adorei conhecer a receita.
    Beijos

  • Verena

    Gina, como morei muitos anos pertinho de Vitória ler seu post foi um flashback delicioso! Que delícia saber que foi uma viagem muito especial e que fizeram tantas coisas boas! Adoro carangueijo (tenho preguiça de comer) e a casquinha…hummmm!
    E essa feira? Que maravilha! As seriguelas me deram saudades…por aqui está um absurdo de caro!
    Beijos!

  • Lu Pietra

    Regina…
    Feliz dia do Artesão para voce…

    Amei seu post…temos que formar uma corrente de pessoas para resgatar o simples, o belo, a familia,tudo aquilo que qocm essa tecnologia maluca ta se perdendo…curta bastante sua mãe…a minha ja se foi…e a saudades dói…beijos…

  • Heloísa

    Gina,
    Que viagem gostosa. Lugares tranquilos, encontros com a família, comidinhas que usualmente não se faz.
    Como é diferente a vida nessas cidades pequenas, não? Parece até que o tempo dura mais.
    Beijos.

  • Vicentina

    Gina, me emocionei de ler seu post… lembrei de minha mãe fazendo as delicias que ela fazia.
    Como é bom comida de mãe, que delicia desta aletria, to até sentindo o gostinho carinhoso do sabor, porque comida de mãe tem sabor carinhoso.
    Brigada por dividir com a gente estas passagens gratificantes da sua vida, e as fotos muito lindas… adorei o lugar.
    Mais uma vez desejo que sua mãe tenha muitos anos de vida com muita saúde, para vcs comemorarem muitos aniversários.
    Bjs

  • Elisabete

    Que belo passeio, que belo convívio. Adoro cidades do interior, sabem melhor em tudo.
    A aletria me lembra a minha infância quando na vespera do Natal minha mãe preparava a aletria e o arroz doce e eu ficava de guarda ás panelas para rapar no fimzinho. Maravilhoso

  • Margarida

    É tão bom podermos recordar assim presencialmente.. Não melhor que tocar, sentir e degustar aquilo que gostamos. Adorei as fotos!
    beijinho e bem-vinda de volta : )

  • Iliane

    que fotos lindas..e..como é bom esses encontros…adorei a aletria..não conhecia a receita..amei tudo que vi..bjus

  • orvalho do ceu

    Oi, Gina
    Que bela descrição!
    Sobretudo para quem morou no lugar durante 8 anos…
    Vale a pena o interior de qualquer Estado, é tudo tão simples e bonito… adoro!
    Bjs e seja bem vinda nos novos posts…

  • Magia na Cozinha

    Gina que beleza de viagem. Vc deve ter adorado! Os momentos mais simples e singelos são sempre os mais marcantes e ficam para sempre dentro de nós.
    Eu não conhecia esta sobremesa, a Aletria, é diferente.
    Quanto aos carangueijos fico com a sua mãe. Esta coisa de matar os bichos para comer me entristece.
    Por coincidência este é o meu signo no Zodíaco.
    Bjs 🙂