Tortas doces

Torta ganache de limão com morango

Época de morangos é uma maravilha para usar e abusar dessa fruta linda e deliciosa.
O aniversário da filha, dia 27, foi o pretexto para fazer uma torta mais caprichada, a torta ganache de limão com morango.

Torta ganache de limão com morango

Massa
125 g de manteiga em temperatura ambiente
100 g de açúcar
60 g de farinha de amêndoas
1 pitada de sal
240 g de farinha de trigo
1 ovo

Ganache de chocolate

150 g de chocolate amargo derretido
70 g de creme de leite
30 g de manteiga em temperatura ambiente

Creme de limão
1 lata de leite condensado
Suco de 2 limões

Merengue italiano
1/4 xícara (chá) de água
3/4 xícara (chá) de açúcar (100 g)
2 claras

Finalização
2 caixas de morangos graúdos

Preparo

Massa – Na batedeira, com gancho, bata a manteiga com o açúcar, a farinha de amêndoa e o sal, até ficar cremoso. A seguir, em velocidade baixa, acrescente a farinha e ovo, sem bater muito, apenas para misturar bem. Forme uma bola e leve à geladeira por 2 horas.
Abra a massa em assadeira baixa, de fundo removível, e asse a 180° até ficar corada. Deixe esfriar. Use assadeira entre 26 e 30 cm.
Ganache – Derreta o chocolate. Aqueça levemente o creme de leite com a manteiga amolecida. Misture ao chocolate derretido, até ficar homogêneo. Coloque a ganache sobre a massa e leve à geladeira.
Creme de limão – bata no liquidificador o leite condensado com o limão, até encorpar.  Cubra a ganache e volte à geladeira.

Merengue italiano

Faça uma calda com a água e o açúcar até o ponto de fio mole. Quando a calda estiver quase no ponto, bata as claras em neve e, sem desligar a batedeira, verta a calda de uma vez sobre as claras, mantendo a velocidade máxima. Bata até esfriar e ficar brilhante. É necessário bater bem e deixar esfriar, para não desandar. Rende aproximadamente 2 xícaras. Coloque o merengue num saco de confeiteiro sem bico ou faça um corte num dos bicos de um saco plástico de mais ou menos 1 cm. Vá fazendo uma espiral do centro para a borda. Não é necessário colocar até a borda, pois os morangos ocuparão esse espaço. Queime o merengue com o maçarico.

Finalização

Corte os morangos graúdos ao meio e encaixe cada metade na borda da torta, bem juntinhos, a partir do merengue, deixando uma parte sobre a massa. Se desejar, aproveite alguns morangos com as folhinhas para decorar no centro do merengue.


Agora vejam que lindo o vaso de “flores” que a aniversariante ganhou. O vaso vem com morangos espetados em palito, cobertos com chocolate preto ou branco, bem decoradinhos, intercalados com morangos sem cobertura e uma minigarrafa de espumante. Achei essa ideia uma gracinha!

Compartilhar:

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *