Massas,  Queijos

Conchiglioni de abóbora aos três queijos

Uma massa de boa qualidade, um bom parmesão, um molho de tomate caseiro, com manjericão da sua hortinha, são a base do sucesso desse prato, o conchiglioni e abóbora aos três queijos. Mas se você utilizar ricota caseira, tomates orgânicos e abóbora do quintal, aí fica perfeito!

Conchiglioni de abóbora aos três queijos

250 g de massa
400 g de abóbora
130 g de cream cheese (usei sabor cebola e alho)
130 g de ricota ralada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
400 ml de molho de tomate
Manjericão a gosto (opcional)
Parmesão a gosto

Preparo

Cozinhe a abóbora cortada em pequenos pedaços no vapor por 8 minutos. Deixe esfriando um tempo, antes de amassar para não ficar com muita umidade.
Prepare um bom molho de tomate, de preferência com tomates orgânicos bem picadinhos, cebola, alho, sal, pimenta-do-reino e manjericão. Coloque num refratário o molho de tomate.
Misture a ricota ralada com o cream cheese. Prove e acrescente sal, se necessário. Não esqueça que o queijo já é salgado.
Cozinhe o conchiglioni com sal conforme o tempo recomendado (no meu caso, 9 minutos). Depois de cozido, preaqueça o forno a 190°.
Monte as conchinhas, colocando uma porção da mistura de queijos no fundo (1 colher de chá cheia), cubra com uma porção generosa da abóbora amassada e polvilhe parmesão. Ponha as conchas sobre o molho de tomate e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. Deixe os últimos 3 minutos com o grill.


Melhor do que isso, só almoçar em boa companhia e, para quem aprecia, um bom vinho!

Gengibre-concha

Fotos: frutos e flores (Forest & Kim Starr e Cary Bass).

A Alpinia zerumet é natural da China e do Japão, também conhecida como colônia e alpínia. Flor-da-redenção é outro nome popular, assim chamada porque a Princesa Isabel recebeu um buquê dessas flores após assinar a Lei Auréa. Os frutos não são comestíveis, mas as folhas são usadas na culinária asiática para envolver pratos, deixando-os aromatizados. É empregada em perfumaria e medicina popular.

Compartilhar:

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *