Tortas doces

Tortinhas de ricota com geleia

Lembra do pão com soro caseiro que publiquei recentemente? O objetivo principal era fazer ricota para preparar essa torta e a sobra do soro foi aproveitada para fazer o pão.
Sempre apreciei as pequenas porções, bolinhos, minitortas, cupcakes, madeleines, biscoitos… Daqui pra frente as porções normais serão mais raras na minha cozinha, com a família reduzida. Sempre que eu resolver fazer uma torta, será mini. Foi o caso dessa, que trouxe da Vânia, do blog Guloso e Saudável. Ela fez com geleia de carambola, mas eu resolvi usar 2 sabores. Quer uma receitinha saudável, passe lá!
Deixo na íntegra a receita de tortinhas de ricota com geleia para quem quiser reproduzir, mas fiz 1/3 apenas.

Tortinhas de ricota com geleia

3 ovos
1 pitada de sal
400 g de ricota (usei caseira)
200 g de iogurte natural (usei caseiro)
6 colheres (sopa) de açúcar cristal
50 g de amido de milho
1 colher (sopa) de essência de baunilha
8 colheres (sopa) de geleia

Preparo

Bata as claras em neve com a pitada de sal, retire da batedeira e reserve. Na mesma tigela da batedeira, junte a ricota amassada,  iogurte, açúcar, gemas e bata até formar um creme. Junte o amido e a baunilha e bata mais 2 minutos.
Leve ao forno preaquecido a 180° e asse em forma com aro removível por 20 minutos. Unte a forma e use farinha de rosca e açúcar para polvilhar. Desenforme e cubra com geleia. Usei geleia de amora e de maracujá com hortelã, ambas orgânicas.
Fiz em forminhas de empadas e 1/3 rendeu 8 tortinhas.

Por falar em geleia de maracujá, essa receita é deliciosa e recomendo!

Maracujá-banana

Foto: THJardins

Como curiosidade, trago a Passiflora mollissima, que é natural da América do Sul.

Compartilhar:

15 Comentários

  • Dafne Augusto

    A versão caseira de algumas coisas é sempre mais saborosa né? Fora que você tudinho o que foi de ingredientes. Sem conservantes, corantes.. Bem mais saudável. Ameio os maracujás, são tão lindos. Não me lembro de já ter visto nesse formato tão peculiar rsrs
    Um beijo

    • Gina

      Gostaria de ser apresentada a um maracujá assim. Adoro novidades, frutos exóticos, coisas diferentes do nosso dia a dia. E tenho prazer em compartilhar.
      Essa tortinha é bem gostosa mesmo. Faça!

  • alcina

    Muito bonitas as tortinhas, eu também gosto de bolinhos pequenos, mas não gosto de os fazer 🙂 sou meio preguiçosa para coisinhas pequenas e repetitivas 🙂
    Tenho uma vizinha lá na quinta que tem esses maracujás banana, uma vez deu-me um para provar e uma plantinha para plantar, mas penso que a planta desapareceu no meio das ervas 🙂

    • Gina

      Esse maracujá gosto de lugares altos e tem como origem os Andes. É facilmente encontrado acima de 3.000m. Não sabia que também produzia aí. Ele exige bom controle de plantas daninhas (chamadas de ervas daninhas), talvez por isso mesmo não tenha se desenvolvido. Nunca provei, mas li que é muito doce.
      Bjs.

    • Gina

      Esse maracujá é originário dos Andes, abrangendo Venezuela, Colômbia, Bolívia e Peru. Obrigada pelo questionamento. Assim eu fui pesquisar e aprendi mais um pouco!
      Bjs.

  • Josy

    Olá Gina, que lindinhas ficaram suas tortinhas, já tinha visto essa receita na talentosa Vânia, Lembro-me que até confundi com cheesecake, hehe. Ricota com geleia sempre resultam bem. Gostei da sua sugestão.das geleias, amora e maracujá com hortelã…hummm…que delicia!! Beijinhos excelente semana
    Lindos os maracujás

    • Gina

      Os processos são diferentes, pois na cheesecake o recheio não vai ao forno. Ambas são ótimas e a Vânia sempre nos traz receitinhas boas.
      Tem muitos alimentos que não conhecemos por esse mundo, por isso gosto de divulgar as curiosidades que encontro.
      Bjs.

  • Irene

    Querida Gina,
    Adorei as suas tortinhas com geléia… Parecem DELICIOSAS!!!
    Eu não conhecia a fruta Passiflora molissima…. Parece um pouco com maracujá…
    Adoro novidades…
    Grande beijo, Irene

    • Gina

      É um maracujá mesmo, mas esse é daqueles que não encontramos no Brasil. Eu também adoro novidades, é um grande prazer pesquisá-las!!
      As tortinhas são bem gostosinhas sim.
      Bom final de semana.

  • Guloso e Saudável

    Olá Gina,
    Obrigada por mencionar o Guloso e Saudável, é muito importante para mim ter uma receita por si escolhida.
    As tortinhas de ricota com geleia ficaram lindas e graciosas, em sabor deviam estar deliciosas.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *