Madeleine de nutella
Bolos e bolinhos

Madeleine de creme de avelã com chocolate

Depois que eu ganhei o livro Mini madeleines, da CookLovers/Livraria Gourmet,  já fiz um sabor doce e um salgado, mas separei diversos para experimentar. Nosso cafezinho da tarde ficou muito mais interessante acompanhado de madeleine.

Madeleine de creme de avelã com chocolate:

2 ovos
75 g de açúcar
150 g de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de fermento em pó
125 g de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de creme de avelã com chocolate

strong>Preparo:

Bata os ovos com o açúcar. Adicione a farinha aos poucos, a manteiga e o leite, alternadamente. Por último, o fermento. O creme de avelã é interessante mesclar levemente, sem misturar muito.
Leve ao forno em forminhas de silicone, sem untar ou nas forminhas de metal, untadas. Asse em forno preaquecido a 180° por cerca de 10-15 minutos ou até corar levemente.
Usei as miniformas de silicone que ganhei e fiz metade da receita. Renderam 16 minimadeleines.
Obs.: A receita recomenda deixar 30 minutos a massa na geladeira. Questionada por uma leitora sobre isso, fiz um teste para ver se havia alguma diferença na massa descansada na geladeira para a outra. Fazendo das duas maneiras, não vi diferença alguma. Não vejo motivo para se perder esse tempo, mas também é bom saber que, se quisermos preparar a massa com antecedência e assar depois, temos essa possibilidade.

Alcantarea regina

Foto: Miachintzel

Como agosto é o mês do meu aniversário, escolhi uma das flores que levam meu nome. É uma bromélia oriunda do Brasil.

Compartilhar:

24 Comentários

  • Helena Gonçalves

    Olá Gina,
    Ainda bem que você me “encontrou”, desta forma cheguei aqui! Gostei imenso do seu blogue, tem verdadeiras maravilhas gastronómicas aqui. Olhe me identifiquei contigo no gosto pelas flores, facilmente descobre porquê.
    Pois queria ficar seguidora, mas não está visível para me inscrever (falhas da net). Voltarei muitas vezes e farei a inscrição.
    Estas madalenas devem ser deliciosas e ficaram tão lindas, mesmo apetitosas! Apetece “roubar uma”.
    BJs

    • Gina

      Que bom, assim podemos trocar experiências.
      Não tenho o gadget de seguidores. Inscreva-se no feed, através do e-mail, pelo twitter ou pela fan page do Naco Zinha, ok?
      Grata pela visita!

  • Nereime

    Gina, sabe que eu sou louca por uma forma de madeleines e eu quero a grande que é mais difícil de encontrar…enquanto isso vou me deliciando nas fotos das amigas!
    Sua receita está tentadora, e que bela fotografia!
    beijoka.

    • Gina

      Toda vez que faço madeleines com recheio doce, reduzo a quantidade de açúcar na massa. Ficaram muito boas mesmo! O creme de avelãs deixa tudo com um saborzinho especial.
      Bjs.

  • Gina

    Mensagem recebida por e-mail:
    “OI GINA, TODAS AS RECEITAS DE MADELEINES QUE EU VI TEM QUE FICAR UM BOM TEMPO NA GELADEIRA. AS QUE VC FEZ COM CREME DE AVELA NAO PRECISAM?”
    (Carla)

    • Gina

      Carla,
      Já fiz mais 2 vezes depois dessa fornadas de madeleines. Na terceira leva, resolvi fazer um teste, não colocando na geladeira. Não vi diferença alguma no resultado, logo, não vejo motivo para perder tempo.
      Obrigada pelo questionamento e vou colocar essa observação no post.
      Um abraço,

  • Guloso e Saudável

    Olá Gina,
    Estas madeleines de creme de avelã com chocolate, tem uma combinação requintada e deliciosa de ingredientes, adorei.
    Também a belíssima Alcantarea regina.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

  • Josy

    Gina querida, vc sabe que cismei de fazer essas delicinhas mas só quero fazê-las nas forminhas apropriadas, pois a beleza delas está exatamente na forma que elas possuem. Mas os dias vão passando, os meses, o ano hehe e nada de eu comprar as benditas. Depois acontece exatamente isso, venho aqui e encontro quem? quem? quem?. As belezinhas, aí me lembro que preciso comprar algo kkkk. Ficaram lindinhas e deliciosas com esse toquezinho de creme de avelã com chocolate. E quem disse que não existia a flor Regina? Que linda bromélia e que lindo nome hem miga… Bjocas

    • Gina

      Estava na mesma situação que você há alguns anos, antes de comprar as primeiras forminhas de madeleines. Era só ver uma receitas, que me dava vontade. As que comprei são de metal (flandres) e maiores. Essas são pequeninas e muito graciosas.
      Tem algumas flores com meu nome, por ser latino e significar rainha. Já mostrei umas três. Ainda bem que você percebe esses detalhes.
      Bjs.

    • Gina

      Ando empolgada com meu “brinquedinho” novo, mas a fotógrafa aqui tem muito que aprender. De vez em quando eu acerto uma bem bacana…rs!
      Obrigada, Andréa, gosto de ver o esforço recompensado.
      Bjs.

  • Marly

    Oi, Gina,

    Madeleines são mesmo uns bolinhos gostosos e sofisticados! Estas suas devem ser especialmente saborosas, por causa do creme de avelãs (a receita – sem o creme – é muito parecida com uma que faço).
    Qual é mesmo dia do seu aniversário heim, dona Regina? Se já passou, receba os meus sinceros votos de felicidades, que a vida sempre te proporcione muitas alegrias!

    Beijo!

    • Gina

      Ih, passou, foi dia 14, mas recebo os parabéns atrasados sem problema!
      Ainda hoje levei madeleines para as amigas de trabalho. Agora engrenei de fazer madeleines com frequência, variando os sabores.
      Bj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *