Trocando livro por pão
Eventos

7° Book Crossing 2013 – Um livro por um pacote de pão

Fui fazer a cobertura do evento que marca o Dia Mundial do Pão em Curitiba, quando a TV Band veio me entrevistar sobre meu hábito de consumo de pão.
Essa entrevista foi ao ar no jornal local, mas não gravei, nem consegui o vídeo pra mostrar pra vocês. A repórter acabou me informando que a média de consumo de pão per capita no Brasil é de 33 quilos por ano. Curitiba tem uma média bem superior, 44 quilos, sendo recordista de consumo.

Com o intuito de arrecadar livros para abastecer as tubotecas, no Dia Mundial do Pão, 16 de outubro, houve a troca de 1 livro por uma sacola com 6 pãezinhos “franceses”.

Quando cheguei lá, eles tinham acabado e estavam esperando nova remessa. Decidiram,então, doar os pães mais elaborados que estavam na mesa. Entreguei o livro As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain, e recebi um pão de centeio bonito e saboroso. A caixa de livros estava cheia e espero que tenham sido bem úteis.
2013 foi um ano que doei muitos livros, por conta da minha mudança de residência e falta de espaço. Foram livros para a Freguesia do Livro, uma iniciativa muito bacana surgida em Curitiba, para a Casa da Leitura Hilda Hilst e para o Farol do Saber César Pernetta. Minha biblioteca atual ficou bem pequena e bastante focada em gastronomia, mas reservei alguns romances para futuras doações.

Book crossing blogueiro 7

Tuboteca (Curitiba)

No dia que visitei a tuboteca, 18 de outubro, não havia mais do que meia dúzia de livros disponíveis. Isso pode ser um bom ou mau sinal. Ou os livros arrecadados no Dia Mundial do Pão (16) ainda não tinham sido direcionados ou estavam circulando de mão em mão, que é a finalidade.

Tuboteca - marcador de livro

Esse marcador estava na tuboteca.

Essa é a minha participação no 7 Book Crossing Blogueiro, promovido pela Luma. É a 5ª vez que estou participando. Fica o convite para quem quiser aderir à essa ideia tão simpática e enriquecedora.

Compartilhar:

8 Comentários

    • Gina

      Olá, Raquel!
      A saída para o país está na educação e disseminar a leitura é um passo importante. Tenho descoberto iniciativas muito bacanas por esse Brasil afora.
      Um abraço.

  • Marly

    Gina, minha amiga, boa noite!

    Muito legal que tenham criado esta tuboteca, parece que o esforço para fazer os livros chegarem a mais leitores está sendo difundido aos poucos pelo Brasil não é? A troca de livros por pães também é uma boa idéia, porque além do ganho extra envolve mais gente.
    Eu gosto muito das Aventuras de Tom Sawyer e estava até pensando em reler este livro, quando o pequei da última vez (para limpar). Tenho doado muitos livros justamente porque em decorrência da mudança, uma grande quantidade foi deslocada para o sótão da casa nova e eu estava (estou) inconformada com o fato, rsrs.

    Beijo e bom fim de semana!

    • Gina

      Aqui em Curitiba, tenho visto algumas iniciativas de incentivo à leitura bem interessantes. E não só aqui…
      Já tencionava doar esse livro antes, mas quando peguei para doar, resolvi ler novamente e adiei por um tempo. Agora, estava na hora.
      Deixar os livros parados é sempre um caso para repensar, não é mesmo?
      Bom final de semana pra você também!

      • luma

        Oi, Gina!
        Na maioria das vezes em que me deparo com uma iniciativa bacana com relação à leitura, verifico a origem e essa vem do Paraná! Veja que bacana esse evento do Dia do Pão – panificadores + prefeitura – que resulta em uma movimentação positiva da população, fazendo dela o próprio veículo de propaganda da iniciativa!
        Ano Passado a “Freguesia do Livro” participou do Bookcrossing Blogueiro e foi muito bacana.
        Obrigada por participar mais uma vez do BookCrossing Blogueiro!!
        Beijus,

        • Gina

          Espero que o pessoal esteja realmente fazendo os livros circularem, já que não há necessidade de cadastro, nem nada, apenas pegar na tuboteca.
          A Freguesia do Livro faz um trabalho muito bacana. Acompanho sempre através da Jô Bibas.
          Sempre que possível, estarei participando de sua iniciativa.
          Bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *