Biscoitos

Como decorar biscoitos

A Páscoa passou, mas venho trazer pra vocês um pouco do meu prazer em decorar biscoitos. Quisera fazer bem mais do que faço agora, mas já fiz muito no passado, tanto na Páscoa como no Natal. A vontade de sentar e sair “tecendo” arabescos e dando asas à imaginação independe dessa datas. Motivações para criar ou desculpas para comemorar é que não faltam! Preciso retomar a habilidade um tanto perdida… Vou passar as técnicas, mas deixo com vocês a criatividade. Vamos lá?

 

Como decorar biscoitos

Glacê
1/2 xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) de pó de merengue peneirado
450 g de açúcar impalpável
1/2 colher (chá) de glucose branca
Gotas de essência clara (opcional) – usei de rum

Preparo

Ponha a água e o pó de merengue na batedeira, misture e bata. Desligue, peneire o açúcar sobre a mistura e bata em velocidade baixa. Acrescente a glucose e a essência (pode ser de rum, amêndoas, as mais transparentes). Aumente a velocidade para média-alta e bata por 5 minutos. O glacê deverá ficar firme e brilhante. Mantenha-o coberto com plástico encostado na superfície para não ressecar. Esse glacê firme é usado para desenhos e escritas. Tem secagem rápida. Pode ser mantido na geladeira por até uma semana, mas na hora de reutilizar, usa-se em temperatura ambiente. Para tingir, use corantes em gel de gota em gota, até dar o tom desejado. Use saquinhos de polipropileno e faça um furo bem pequenino. Teste a espessura e aumente o furo, se necessário.

Biscoito decorado de coelho

Glacê diluído (flood icing)

Para cobrir superfícies maiores, utilize o glacê acima como contorno do desenho e cubra o interior com o mesmo glacê levemente diluído com gotas de água, até ficar com consistência de mingau ralo. Se ficar muito líquido, pode-se adicionar mais açúcar impalpável peneirado ou o próprio glacê firme. Mexa para retirar as bolhas. Coloque em saquinhos de polipropileno, faça um pequeno furo numa das pontas e utilize para cobrir a área desejada em zigue-zagues. Utilizo palito de dentes para retirar alguma bolha e ajudar a cobrir superfícies bem finas.
O contorno precisa estar bem seco para colocar o glacê diluído, que também deverá secar bem antes de ser embalado.
A foto é de caixinhas feitas com 4 biscoitos empilhados e colados com glacê, sendo que os 2 internos são vazados e permitem que sejam recheados. A ideia das caixinhas veio daqui.

Compartilhar:

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *