Bolos e bolinhos,  Sem lactose,  Viagens

Bolo de maçã com casca e Serra do Rio Rastro

Estive pela segunda vez na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. A estrada lindíssima, sinuosa, de mão dupla, não permite ultrapassagens facilmente e a neblina é muito frequente.
A região da serra catarinense é de grande cultivo de maçãs, o que me levou à vontade de fazer algo com essa fruta, tão logo retornei de viagem. Foi de Bom Jardim da Serra (SC) que trouxe as maçãs para esse bolo aromático, macio e muito saboroso. É inevitável que o pensamento volte à origem, onde uma bela porção de maçãs estava sempre à disposição no local onde fiquei hospedada. Percorrer as estradas ladeadas por muitas macieiras em flor também ficou na memória. Entre lembranças, sabores, frio intenso e belas imagens, convido vocês a saborearem o bolo de maçã com casca acompanhado de chá, pra aquecer a alma!

Bolo de maçã com casca:

(No liquidificador)
2 ovos pequenos
1/2 xícara (chá) de óleo
Cascas de 2 maçãs
1/4 xícara (chá) de açúcar

(Na tigela)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 maçãs em cubinhos*
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

(Cobertura)
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (café) de canela

Preparo:

Misture os ingredientes da tigela, reservando o fermento para colocar por último.
Bata bem os ingredientes do liquidificador, até triturar bem as cascas das maçãs. Verta na tigela, misture bem e, por último, acrescente o fermento.
Leve ao forno preaquecido a 180º, em forma de bolo inglês ou uma forma pequena de buraco no meio, untada e enfarinhada. No meu forno, assou em 35 minutos. Faça o teste do palito.

Bolo de maçã com casca
A receita foi uma adaptação que veio do blog da Paula, do Executiva de Panela. Ela recomendava colocar o açúcar com canela depois que retira-se o bolo do forno e assim o fiz da primeira vez, mas vai bem polvilhando antes de levar ao forno também. Esse bolo de maçã com casca, em miniatura, na foto acima foi feito dessa forma e cria essa crostinha açucarada.
*Usei a maçã tipo Fuji, que é uma variedade mais doce e suculenta do que a Gala.

Serra do Rio do Rastro (SC)

Serra do Rio do Rastro  liga as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Subimos com muita neblina, o que prejudicou a visibilidade dos contornos de suas curvas acentuadas, que são um espetáculo à parte. É uma via de mão dupla, com tráfego de caminhões, o que exige cautela dos motoristas.

Serra do Rio do Rastro (SC)

Basta a cerração se dissipar, para descortinar essas imagens maravilhosas. Tive que ir mais de uma vez ao mirante do alto da serra para conseguir ver essas imagens. Da primeira vez, estava completamente coberta pela neblina. Inclusive, filmei como ela chega de repente, a qualquer hora.
Foto noturna: daqui (enviada pelo Rio do Rastro Eco Resort)

Quatis na Serra do Rio do Rastro
O mirante da Serra do Rio do Rastro fica em Bom Jardim da Serra (SC), distante 55 km de São Joaquim (SC). Os quatis estão acostumados com a presença humana e me deixaram fotografar. Com 10° e serra encoberta, encontrá-los valeu a visita! Outro detalhe, é comum, durante todo o trajeto entre essas duas cidades, encontrarmos vendinhas que colocam as maçãs penduradas na porta, assim como os salames, que podem chegar a 1 metro.

Macieira em flor
Foi a caminho de São Joaquim que me deparei com as macieiras. A cidade é a maior produtora de maçãs do Brasil. Nessa época, os pés estão floridos, para minha satisfação. Nunca tinha visto sequer uma maçã no pé, que dirá suas flores!

Compartilhar:

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *