Doces

Doce de abóbora com coco

Doce de abóbora com coco é daqueles do tempo da vovó, que agradam a todos. Quando encontro abóbora de pescoço, também conhecida como abóbora seca, de cor bem intensa, não resisto em comprar um bom pedaço, apesar da família pequena. Penso em tanto prato bom que é possível fazer com ela, como o pão recheado, conchiglioni de abóbora e amêndoas, bolo de abóbora com especiarias e outros. Escolho uma sobremesa, porque tenho um formigão em casa, que não passa sem ela todos os dias. Com o passar do tempo, acabei me acostumando.

Doce de abóbora com coco:

1,3 kg de abóbora de pescoço (ou seca)
160 g de açúcar*
1 pau de canela
6 cravos-da-índia
100 g de coco ralado seco

Preparo:
*Nota importante: Usei apenas essa quantidade de açúcar, porque a abóbora de pescoço estava bem doce. Prove e adicione açúcar a gosto. Normalmente se coloca a metade de açúcar em relação à quantidade de abóbora, mas nesse caso, ficaria muito doce.
Cozinhei a abóbora no vapor, cortado em pedacinhos (7 minutos), mas você pode cozinhar na água. Depois de cozida, escorra e coloque numa panela com todos os ingredientes, exceto o coco e deixe cozinhar até desmanchar. Aperte com a colher de pau para agilizar o processo. Quando estiver quase seco, adicione o coco, deixe cozinhar rapidamente e desligue.

Aboboreira em flor
A aboboreira é nativa das Américas
Compartilhar:

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *