Pães

Pão de abóbora recheado

Assistindo ao filme Pão da Felicidade (Bread of Happiness), achei tão inspirador, que acabei fazendo um pão de castanhas portuguesas baseado nele. A vontade era de reproduzir todos os pães elaborados por Mizushima, personagem principal. E foram muitos! Esse pão de abóbora recheado é  o segundo inspirado nesse doce e lindo filme.

Pão de abóbora recheado:

400 g de farinha de trigo*
10 g de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
250 g de abóbora
1 ovo
25 ml de óleo
45 g de manteiga
Sementes de abóbora
Doce de abóbora para rechear (quanto baste)
1 colher (chá) de leite para pincelar

Preparo:
*Numa tigela, coloque quase toda a farinha, reservando um pouco para o final. Pode ser que necessite de todos os 400 g, um pouquinho mais ou um pouco menos, dependendo do tamanho do ovo.
Adicione o fermento, o açúcar e mexa. A seguir o sal.
Cozinhe a abóbora no vapor, bata no liquidificador juntamente com o ovo, o óleo e a manteiga amolecida. Verta os líquidos na tigela e vá misturando bem. Adicione o restante da farinha, se necessário, até que solte das mãos. Cubra com plástico e abafe com pano, deixando crescer até dobrar de volume. Divida a massa em porções iguais, abra na mão, coloque 1 colher (chá) cheia de doce de abóbora, feche bem e vá colocando as bolinhas na assadeira untada. Deixe dobrar novamente de volume. Achate ligeiramente, pincele com leite e coloque as sementes de abóbora tostadas. Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 20 minutos ou até corar.

Pão de abóbora

No filme, Mizushima, dono do Café Mani, conversa com um cliente novo sobre o motivo de montar seu estabelecimento naquele lugar e fazer pães. Ao fundo, um cliente assíduo parte com as mãos um pão de abóbora recheado, coberto com sementes e sorri ao degustar. Mizushima diz:

Queria que as pessoas sentissem as estações quando comessem o meu pão…”

Flor da abóbora
Flor da abóbora
Compartilhar:

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *