Pães

Pão de castanha portuguesa e um filme muito interessante

Assistindo ao filme japonês Pão da Felicidade (Bread of Happiness), de todos os 10 pães que foram servidos no Café Mani, no decorrer do filme, fiquei muito curiosa por experimentar um com castanhas portuguesas. Comecei a saga atrás delas, já que o impulso para elaborá-lo veio no final da safra. Procurando em vários lugares, cheguei a um saldo de sementes em ótimo estado. Primeira etapa vencida, seguiu-se a saga pela receita e confecção da farinha de castanhas.

Pão de castanha portuguesa:

260 ml de água
2 ovos
1 1/2 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de mel (ou açúcar)
2 colheres (chá) de sal
470 g de farinha de trigo
100 g de farinha de castanha portuguesa*
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
Castanhas portuguesas cozidas para finalizar

Preparo:

Na máquina de fazer pão, colocar os ingredientes líquidos primeiro, depois os sólidos. Utilize o ciclo de pão normal, se for assar o pão na máquina. Reserve apenas as castanhas cozidas.
Minha intenção era reproduzir o pão tal como no filme, então usei a máquina apenas para sovar e crescer. Ao final do processo, retirei, modelei, cortei com tesoura e deixei crescer novamente e coloquei para assar no forno preaquecido a 190°,  até corar. Coloquei 1/2 castanha cozida no centro de cada pão. Pincelei leite com um pouquinho de açúcar, mas creio que pode ser dispensado.
Ajuste farinha de trigo ou água, caso a massa não forme uma bola no centro da máquina.
Não satisfeita com o aspecto granuladinho da farinha, ainda fiz um segundo pão.
A receita do pão de castanha portuguesa veio da Beatriz Belliard.

Pão de castanha portuguesa (2)
Aproveitei as castanhas cozidas que sobraram, fiz a segunda fornada com receita completamente diferente. Aqui está o resultado. Esses foram cortados com estilete. Embora tenha ficado com aparência melhor, a primeira fornada, feita com castanha assada, ficou superior no sabor e na textura, além de mais aerado, por isso deixo apenas aquela receita.

Filme Pão da felicidade (Bread of happiness)

O filme Pão da Felicidade é suave, com imagens belíssimas de um lugarejo, onde Rie e seu marido, Mizushima, montam o Café Mani à beira de um lago. Observem a alegria dele retirando as castanhas assadas do forno, que fica do lado de fora do estabelecimento. Quando chega o outono, eles vão colher as castanhas no chão. Pegando os ouriços com luvas e pinça, Rie diz ao marido “vou querer pão de castanha com estes, por favor.”

Voltarei a falar sobre esse filme, porque é muito interessante. Cada pão fresquinho, feito com amor e servido aos frequentadores do Café, mudavam o astral, transformando os dramas com que cada um chegava. Um filme pueril e reflexivo, com mensagens bonitas, lugares lindos e uma paixão pelo pão, que fez com que me identificasse tanto com ele.

Castanha portuguesa assada

*Farinha de castanha portuguesa:

A farinha pode ser comprada, mas como não encontro por aqui, resolvi fazê-la, baseada no próprio filme, onde Mizushima assa as castanhas e Rie tritura no pilão. Corte as castanhas cruas ao meio e coloque para assar a 180° por 40 minutos. Deixei um pouco menos de tempo, achando que já estavam bem secas, mas isso resultou numa farinha um pouco granulada. O ideal é deixar mais tempo mesmo. Tanto as cascas, como as peles ficam bem fáceis de retirar quando são assadas. Feito isso, triture no processador ou liquidificador.
Para obter 100 g de farinha, coloquei 250 g de castanha para assar.

Veja outras receitas com essa castanha:
Pudim de castanhas portuguesas
Marrom glacê

Castanheira (Castanea sativa)

A castanheira (Castanea sativa) é natural da Europa. Essa árvore é minha vizinha e pude fotografar o pé carregado de sementes, muitas pelo chão, inclusive gerando brotos. Dias atrás estava mais repleto ainda. Que visão mais linda!!

Compartilhar:

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *