Doces,  Viagens

Bolinhos de fubá e trigo

Esses bolinhos de fubá vêm de longa data e já falei sobre ele, quando estive na casa da minha mãe. Faz sem receita, claro!! Nem entende como pode fazer tanto sucesso entre todos os familiares e amigos, de tão simples!! Volta e meia um primo diz: “aqueles bolinhos de fubá…hummm!”. E lá fomos nós pra cozinha terminar com o pacote de fubá de maneira afetiva, para levar à casa dos tios. Sorrateiramente, alguém já abriu o embrulho dos bolinhos e tirou o primeiro, quentinho ainda, antes mesmo de irem para a mesa! E todos saboreiam, tecendo elogios. Parece que estão ainda melhores dessa vez. O motivo você já vai saber. Restaram poucos no prato. Eis que chega o primo, o mesmo do comentário, e o prato volta vazio…

Bolinhos de fubá e trigo:

500 g de fubá
1 ovo médio
3-4 colheres (sopa) cheias de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
Leite fervente (quanto baste)
150 g de farinha de trigo*
1/2 colher (sopa) de fermento
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Preparo:
Misture fubá, ovo, açúcar, manteiga e parte da *farinha de trigo. Vá colocando o leite fervente aos poucos, cuidando para não ficar mole demais. Mexa bem para escaldar o fubá. Junte o fermento e, se necessário, acrescente mais trigo para deixá-lo em condição de tirar colheradas, mas ainda úmido. Frite no óleo, colocando com colher e achatando com um garfo para não ficar cru. Passe no açúcar com canela.
O macete extra dessa receita, que já havia publicado antes, é que só levava fubá, mas a quantidade de leite deixou mole demais, o que não daria para modelar os bolinhos e o fubá tinha acabado… A solução foi adicionar farinha de trigo e uma pequena porção de fermento, que deu mais leveza. Foi essa sutileza que aumentou os elogios dessa vez!

Anchieta (ES)

Rodovia do Sol e praia na Avenida Beira-Mar, em Anchieta (ES). Calmaria, amendoeiras, calçada imitando Copacabana, praia de areias escuras, boa para caminhada.

Feira Livre da Agricultura Familiar em Anchieta (ES)

Fui visitar a Feira Livre da Agricultura Familiar. Antenada para descobrir coisas do interior, típicas e bem brasileiras, encontrei esse fruta. Até perguntei no Instagram @nacozinhabrasil e no facebook quem conhecia. É ingá (Inga edulis), que, em tupi, significa ensopado, devido à polpa branca que envolve a semente. Frutifica de janeiro a março. É muito usada para sombreamento dos cafezais, muito comuns no Espírito Santo. Encontrei tapioca de todo jeito e descobri que  eles comem até mesmo sem recheio.

Prefeitura Municipal de Anchieta (ES)

A feira ocorre às quartas-feiras, ao lado da Prefeitura de Anchieta (ES).

Rosa-do-deserto (Adenium obesum)

A rosa-do-deserto (Adenium obesum) é natural das áreas desérticas da Península Arábica e da África. Esses exemplares estavam à venda na feira da agricultura familiar.

Compartilhar:

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *