Arroz e risotos,  Doces

Doce de arroz e feijão

Desde que assisti no programa Globo Repórter a apresentação de uma receita de doce de arroz e feijão, fiquei curiosa. Anotei, guardei e fiquei protelando, mas dessa vez saiu do papel.
Para quem ainda não sabe, o Desafio Culinário promovido pelo blog Delícias e Talentos estabeleceu um arco-íris, onde cada vez se escolhe uma cor. Só teremos mais 2 esse ano, a creme, para o dia 15 de novembro e a azul, para 13 de dezembro. Portanto, quem quiser participar, consulte o blog promotor do evento.

Doce de arroz e feijão – Casadinho par perfeito

Doce de arroz
1,5 litro de leite
2 copos (americanos) de farinha de arroz* (de 200 ml)
1 kg de leite condensado
Chocolate branco para cobertura

* Usei arroz cru triturado no liquidificador, até virar um pó fininho. Peneirei e voltei o que sobrou na peneira ao liquidificador para moer mais.

Preparo

Dissolva bem a farinha de arroz no leite e misture ao leite condensado. Leve ao fogo, mexendo sempre até ficar um creme encorpado. Deixe esfriar.

Doce de feijão

Para combinar com o grande desafio de publicar uma receita com a cor preta, nada melhor do que algo bem inusitado, um doce de feijão.

Doce de feijão

500 g de feijão preto
3 copos (americanos) de açúcar (de 200 ml)
2 colheres (chá) de essência de baunilha (eu colocaria mais se fizesse essa receita completa)
2 litros de água
Chocolate ao leite para cobertura

Preparo 

Deixei o feijão de molho umas 2 horas.
Cozinhe o feijão em panela de pressão, só com água (deixei 25 minutos). Bata no liquidificador com a água restante. Coloque numa panela, adicione o açúcar e a baunilha. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até encorpar. Deixe esfriar.

Casadinho par perfeito (doce de arroz e feijão)

Derreta os chocolates branco e ao leite, separadamente, coloque em forminhas de bombom em formato de coração, inverta a forminha e bata para tirar o excesso. Leve à geladeira e, aproximadamente 5 minutos depois, se já estiver seca, desenforme. Deixe secar sobre papel manteiga. Recheie com o doce de arroz o coração branco e com o doce de feijão o coração preto. Una metade do coração branco com metade preto. A receita recomenda passar doce de leite para unir as dois corações, mas não vi necessidade, os recheios se uniram muito bem. Outra recomendação era manter na geladeira, mas sabemos que o chocolate não deve ser colocado em refrigeração para não manchar. O ideal é fazer para servir no mesmo dia. Rendimento: 100 unidades.
Essa receita é uma criação de Priscila Z. Bassinello e Renilda A. Ferreira, da Embrapa.

Obs.: Fiz 1/8 da receita porque era uma experiência, recheei só alguns corações e deixei os doces para comer separadamente. Rende muito, porque devem ser feitos em forminhas delicadas de bombom.
Opinião: Gostamos muito do doce de arroz. O de feijão tem sabor bem acentuado e para quem está acostumado a associar feijão com sal, causa uma certa estranheza, mas fica gostoso também.
Nenhum dos dois doces fica enjoado, fica na medida quanto ao teor de açúcar.
Isso me fez lembrar das histórias que meu pai contava sobre sua mãe, que não cheguei a conhecer. Ela era baiana e costumava fazer umas misturas incomuns na alimentação. Comia feijão com banana, feijão com coco… Penso que ela aprovaria com louvor esse casadinho.

Veja, também, arroz doce brûlée.

Biscuit

Aí estão as tampas do arroz e do feijão em biscuit, mais trabalhos da mesma artesã, de quem já falei.

Flor-negra

Flor-negra (Tacca chantieri)

Foto: Evelyn Müller, do blog Cheiro de Mato.
A Tacca chantrieri é natural do sudeste da Ásia. É também conhecida como flor-morcego.

Flor-negra (Tacca chantieri)
Foto: Mila Zinkova-Wikimedia.
Essa é a mesma flor em versão branca.
Compartilhar:

44 Comentários

  • Gina

    Luciana, quantos adjetivos…rsrs!
    Obrigada!

    Anna, foi bom que apareceu essa oportunidade do Dia Preto e combinou bem, não é?
    Essa flor é das mais exóticas que já encontrei.

    Isabelocas, já vi que você é das minhas, chegada a um docinho, então vai gostar desse também.

    Rose, sem querer, a escolha acabou recaindo por algo tão brasileiro.

    Angela, estamos aqui para isso mesmo, incentivar umas às outras. Espero que você se recupere logo.

    Heloísa, embora a ideia não seja minha, fiz tal qual recomendado e valeu a pena.

    Andrea, o sabor não é igual ao doce do feijão azuki, mas é bom, viu?

    Sabrina, quando a pessoa deseja manter por longo tempo ou tem outros objetivos, acaba fazendo o domínio mesmo. Estamos sempre limitados à regras dos blogs.

    Cláudia, como falei, o doce de arroz é delicioso, surpreendente e bem diferente do famoso arroz doce. O de feijão guarda aquele preconceito alimentar em provar coisas novas ou associar a pratos salgados, isso pode interferir na apreciação do doce, mas eu gostei.
    Que boa notícia estar em Curitiba, vou lhe mandar um e-mail.

    Léia, minhas associações de flores com os pratos têm vários critérios, um deles é a cor. Também fiquei surpresa ao descobrir que havia flor negra e que linda!

    Beijos a todas!

  • Cucchiaio pieno

    Amiga, incrivel – até flor voce conseguiu negra!
    Esta é a receita mais diferente que eu ja' vi em toda a minha vida e o aspecto é otimo, parabéns voce me surpreendeu ainda mais!
    Um grande abraço
    Léia

  • Claudia Rumi

    Como boa japonesa imaginei que seria feijão tipo azuki(que sempre fazemos o doce) e o farinha de arroz tb usadopara muitos ingredientes como macarrão, mas qdo li que é o arroz branco normao e o feijão preto básico, fiquei curiosa com o sabor. Parabéns pela participação e adorei essa flor negra. Estarei indo a Curitiba esse final de semana visitar uns amigos!
    bj
    claudia

  • Sabrina Mix

    Oi, Gina!Na verdade, já tem bem uns 8 anos que tenho blog. Mas os outros acabaram por ser extintos, então o ideal foi mesmo criar um domínio próprio para não correr mais este risco, né?!Que bom que você está gostando da blogosfera.Beijos e sucesso!!!ATENÇÃO, MEU BLOG É:sabrinamix.com

  • Andrea Dohashi

    Super interessante esse doce Gina, nunca comi!No Japão é feito o doce de feijãoAzuke, a aparência é parecida, mas não creio que o sabor seja! De qualquer forma, me parece muito interessante!Beijos

  • Gina

    Tatiana, se você gosta do doce feijão azuki, já tem um ponto favorável para gostar desse. Acabei com esse doce rapidinho e comi misturando os dois, quando já não havia os corações.Bjs.

  • Gina

    Tânia, desde que vi essa receita achei de uma criatividade incrível e tinha que experimentar.Mary, obrogada!Elisabete, tenho descoberto umas preciosidades tanto em termos de receita, quanto em relação às flores.Márcia, já fui lá. Realmente até o nome do doce combina com o desafio.Borboleta, não saberia dizer se essa flor está aclimatada em Portugal. Ela é incrível!R. Correia e Sonia, obrigada!Cuca, agradeço por ser seguidora do blog.Flora e Cláudia, isso acontece bastante com nossos hábitos alimentares. É preciso experimentar, mas quando o receio existe, já há uma tendência a não gostar…Cláudia, apesar das amoras serem pretas e ficarem apropriadas ao Dia Preto, já tinha esse post pronto, quanto me deparei com os pés de amora carregadinho. As amoras renderam vários pratos, você nem imagina!Também gosto do doce de feijão azuki e acho que você gostaria desse também.Esse doce de arroz tem sabor bem diferente do nosso arroz doce, mas é tão bom!!!!Tem surpresa pra você em breve!Rê, seja bem-vinda! Já gostei do nome do blog e vou lá visitá-la.Beijos a todas!

  • Rê Boechat

    Olá Regina, bom dia!Chego ao seu blog através de blogs de amigas muito queridas:Iliane, Tânia e Márcia Alê! Gostei muito, parabéns!Te convido a me visitar, quando puder, estou inciciando meu blog, e me daria muito prazer em vê-la por láwww.eternosprazeres.blogspot.comAbraço,

  • Claudia

    Gina,Cadê as amoras? Mas você arrasou apresentando doce de feijão preto, doce de feijão é tudo de bom, mas feito com feijão preto eu nunca comi. Sabe que eu sempre comprei na Liberdade (em SP e não na Liberdade em Curitiba) uma “goiabada” de feijão azumi japonês que é uma maravilha. Os japoneses comem direto doce de feijão e eu adoro. Fica ótimo com queijo pois também é bem doce. Já arroz doce é nossa paixão.Espero ver mais amoras qualquer dia desses, as que você publicou anteriormente eu já vi. Adorei a flor negra, linda demais, nunca tinha visto.Bj,C.

  • Panelaterapia

    Realmente das idéias “NEGRAS” que vi por aí, essa ganhou na criatividade!!!O doce de arroz deve ser bem gostoso, como você comentou, o de feijão eu acho que deve ser estranho a princípio, mas fiquei curiosa!

  • Magia na Cozinha

    Gina vc realmente foi bem criativa!O doce de arroz eu comeria e acho que gostaria com certeza, mas o de feijão acho que passaria.Enfim, tudo é uma questão de hábito, não custa experimentar.Parabéns pela participação!Achei linda a flor. Super exótica!Bjs 🙂

  • Flora Maria

    Confesso minha total estranheza e até um certo incômodo ao pensar no doce de feijão…Aceito muito bem misturas exóticas, e sempre gostei de banana com feijão, assim como laranja ou abacaxi. Quando criança, gostava de encher um tomate com açúcar e comer. Gosto de misturar doce com salgado, mas ainda terei que “trabalhar” um pouco essa história de feijão doce.Linda a flor !Beijo

  • Cuca

    Que bonita participação para o dia da cor!! Não conhecia esse doce! Ficou lindo mesmo! Dá vontade de experimentar!Parabéns!!Adorei o blog, não conhecia,já estou a seguir!Beijos*

  • borboleta africana

    Gina gostei muito da sua participação e sobretudo dessa belíssima flor negra e sexy…!Claro que só deve conseguir sobreviver aí no clima do seu País. Adorava conseguir plantá-la no Algarve.Bjs

  • Márcia Alexandra

    Gina:Sem querer, sem querer ou saber mesmo, entrei no dia negro com a minha sobremesa!A Tânia foi quem me deu o toque!Depois dá uma olhadinha lá em casa!bjs e um excelente feriado a vcs!

  • Elisabete

    O doce maravilhoso, o carinho com que foi preparado fantástico, a fLôr simplesmente maravilhosa, o post completo muito singelo.Parabéns pela originalidade neste dia da côr.

  • Gina

    Mary, para uma cor à primeira vista tão pouco comum na culinária, tinha que ser algo bem diferente e deu certo, porque os doces são gostosos.Cláudia, a ideia de casar doce de feijão com doce de arroz não é minha, mas também achei bem interessante.Triturar o arroz faz bastante barulho mesmo e o doce fica muito bom.Que flores diferentes, não?Rute, essa flor é uma obra de arte de Deus.Gostei da comparação da minha avó com você no futuro…Acho que o pessoal ficou com medo da cor preta, pois não estou vendo muitas adesões ao desafio.Grata!Abelha, uma das coisas boas do blog é o quanto aprendemos, não é?Moira, Ameixa e Gasparzinha, surpreendeu a mim também.Nana, doce de feijão é mais comum na culinária japonesa.Amanhã dou uma passada lá, como sempre.Isa e Alcina, obrigada! Gosto das coisas delicadinhas.Belinha, vou procurar melhor, agradeço pela gentileza.Margarida, então você vai gotar desse também.Micas e Sushy, muito obrogada!Beijos a todas!

  • Belinha

    adorei!Olha Gina, aki eu encontro a farinha de alfarroba nas ervanarias ou lojas de produtos naturais, mas se n csg encontrar me diga. dp posso enviar pra vc!bjinho

  • Nana

    Amiga, nunca tinha visto esse doce de feijão hehehehe Tirei o post de hj por causa do sorteio, vou ver se publico amanhã e vc me diz qual é a flor.Bjsss

  • RUTE

    Hoje vou começar pela flor negra. Lindissima! Parece feita de seda entre outros tecidos finos e delicados. Uma maravilha!Mas, seu doce tem igual valor. É super original e sua bisavó ia adorar de certeza. Penso que meus bisnetos também vão lembrar de mim assim, como a avó que misturava sabores pouco ortodoxos.5 estrelas a sua participação Gina. Você está fechando com chave de ouro!

  • Cláudia M.

    Que lindos, Gina! Que ideia mais original, casar o arroz com o feijão em forma de doce, e em forma de coração! 🙂 Lindo!Engraçado que nós temos aqui uns pastéis de feijão (doces) e não sabem a feijão, mas penso que são feitos com feijão branco. Achei incrível arroz cru no liquidificador, deve fazer um barulho infernal… nunca imaginaria triturar arroz, sempre aprendendo. A flor negra é lindíssima, e as tampinhas igualmente. O seu blog é um delírio para a vista! :)bjs

  • Mary

    Gina, esta ideia é das mais originais no Black Day! Para além de bonito o efeito dos corações, tanto as cores simples como unidas, acredito que sejam ambos uma delícia com esses ingerdientes! Adorova provar esses casadinhos!Happy Black Day!:)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *