Tortas salgadas

Escondidinho de bacalhau

Tenho uma cunhada que cozinha muito bem. Volta e meia vem buscar alguma receita do Naco Zinha, para minha satisfação. Hoje sou eu que trago prato que há anos está no meu caderninho, vindo da cozinha dela. O escondidinho de bacalhau. 

Escondidinho de bacalhau:

900 g de bacalhau
800 g de batata
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
1 alho-poró
1 cebola picadinha
2 dentes de alho
Sal e pimenta do reino a gosto
150 g de cream cheese (queijo cremoso)
250 ml de creme de leite
3 ovos
Queijo parmesão a gosto

Preparo:

Dessalgue o bacalhau. Afervente-o, desfie-o grosseiramente e reserve. Aproveite a água para cozinhar as batatas. Faça um purê, adicionando 2 colheres de  manteiga às batatas ainda quentes.
Derreta 1 colher de manteiga no azeite e refogue o alho-poró, a cebola e por último o alho. Adicione o bacalhau desfiado, misture bem, acerte o sal, se necessário e polvilhe pimenta do reino. Acrescente o queijo cremoso e o creme de leite, misture bem e desligue.
Num refratário, coloque o purê, cubra com o recheio de bacalhau. Bata os ovos e espalhe sobre o bacalhau. Polvilhe parmesão a gosto. Leve ao forno a 190°-200° até gratinar.

Foto: Ciencia20

O quebra-pedra (Phyllanthus niruri) e natural das Américas (Brasil e Caribe). Produz uma flor escondidinha, que nem chama atenção. Essa planta é usada em chá para cálculo renal. Na casa de minha infância tínhamos dessa plantinha, que achava qualquer abertura nas pedras ou chão de alvenaria para brotar.

Compartilhar:

19 Comentários

  • Lucinha

    Gina,

    Se bacalhau fica gostoso com batatas, imagine com essas receitas maravilhosas.
    Com essa postagem que percebi que não tem bacalhau aqui. Rs
    E ver essa planta, lembrei-me de minha infância. Minha mãe costumava fazer chá para problemas renais. Não me lembro se já tinha visto a florzinha.
    Um lindo dia. Beijos

    • Gina

      Lucinha, eu também nunca vi essa florzinha, mas eu era criança quando tinha na minha casa, que não me ligava tanto nesses detalhes.
      Deixei você com água na boca…rs?
      Bjs.

  • chica

    Gina, adoro bacalhau e esse prato é irresistível. Há quem complique a preparação, mas esse é fácil e delicioso! um beijo pra ti e linda primavera! chica

  • Rachel Azevedo

    Babei aqui…sou suspeita para falar, adoro tudo que tem bacalhau. O bom dessa receita é o rendimento…estou tentado a escolhê-la como prato principal de um almoço de batizado (15pessoas), sou a madrinha e não vou ter muito tempo, esse prato posso deixar montado de véspera e aquecer no dia. O que você me sugere de acompanhamento?
    Bjuss!!!

  • alcina

    Pois é Gina tudo que leva bacalhau fica bom, os portugueses são fanáticos por bacalhau, mas eu os que gosto mais são mesmo os que levam bacalhau assim escondido, tudo desfeito, á posta não aprecio tanto 🙂
    Esse seu ficou com excelente aspecto 🙂

  • Guloso e Saudável

    Olá Gina,
    Nunca saboreei nenhum prato de bacalhau que não fosse saboroso, mas este escondidinho é certamente delicioso parabéns à sua cunhada pela receita e a si por a ter preparado tão bem.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

  • Paula Mello

    Faço coro: que tortura!! Amo bacalhau, tem coisa mais versátil? Pena que aqui em casa dos 5 só eu gosto, então, ele raramente aparece… E essa história de bolinho de bacalhau assado? Tá aqui Naco Zinha? Vou fuçar.

    E o quebra pedra funciona mesmo para os cálculos renais (desde que bem pequeninos) mas vale sempre lembrar que nenhum tratamento com ervas deve ser feito sem orientação médica, né?

    Aqui em casa dá aos montes, até “inrrita” hehehe e vou lá olhar as flores por que, confesso, nunca vi!

    beijo, bom fim de semana!!

    • Gina

      Paula, isso acontece muito comigo em relação a certos alimentos que só eu gosto e acabo não fazendo.
      O bolinho de bacalhau assado não tem receita no Naco.
      Quanto aos chás, não se pode ser radical com nada. As flores também não tive o prazer de ver ao vivo, talvez por serem tão pequeninas nunca chamaram atenção.
      Bom final de semana pra você também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *