Doces,  Viagens

Costrada alcalaina/Semana Gastronômica Alcalá

A costrada alcalaína é um doce típico, uma espécie de strudel recheado com creme de confeiteiro e merengue, coberto por amêndoas.
De 01 a 07 de fevereiro acontece a XXX Semana Gastronômica de Alcalá de Henares (Espanha)que é a cidade natal de Miguel de Cervantes. Os restaurantes oferecem menus a preço fixo e a costrada alcalaína é um dos doces servidos.

Doces de Alcalá de Henares - costrada alcalaina e rosquillas
Nessa vitrine de Alcalá se pode ver, em primeiro plano, uma costrada ao lado de rosquillas. Já tive oportunidade de falar sobre a semana gastronômica nesse post. Se você gosta de curiosidades, veja também as amêndoas caramelizadas e a história das freiras clarissas de San Diego.

Doce típico de Alcalá de Henares

Costrada alcalaína

1 massa folhada
75 g de amêndoas picadas
Creme de confeiteiro
Merengue suíço

Creme de confeiteiro:
400 ml de leite
4 gemas
80 g de açúcar
50 g de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha

Merengue suíço:
4 claras
12 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (café) de cremor tártaro

Preparo

Creme de confeiteiro – Dissolva bem o amido em uma parte do leite. Leve ao fogo o restante do leite, as gemas passadas na peneira e o açúcar, mexendo sempre. Quando começar a ferver, acrescente o amido dissolvido e mexa vigorosamente até engrossar. Retire do fogo e acrescente a baunilha, mexendo bem. Cubra com filme plástico para não criar película.
Massa folhada – Corte a massa folhada em 3 partes iguais e bem certinhas, retirando qualquer excesso. Faça isso numa assadeira grande, forrada com papel manteiga untado. Fure com o garfo toda a massa. Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 16 minutos ou até corar. Vi algumas recomendações para se colocar papel manteiga por cima e cobrir com outra assadeira, para não folhar muito, mas me arrependi de ter feito isso. Acho melhor não cobrir.
Amêndoas – Para retirar a pele, coloco-as em água quente por uns 2 minutos. Testo uma para ver se a pele está soltando com facilidade. Retiro da água e apenas esfrego os dedos, que solta com facilidade. Pique-as do tamanho desejado e leve ao forno por alguns minutinhos para ficar levemente dourada e crocante.
Merengue suíço: Coloque as claras e o açúcar num refratário, mexa bem e leve ao fogo em banho-maria sempre mexendo, para perder a granulação do açúcar e desligue antes que ferva. Coloque na batedeira e, quando começar a encorpar, acrescente o cremor tártaro, batendo por 10 minutos.

Montagem

O creme de confeiteiro deve ser batido na batedeira ou com o fouet para voltar a ficar cremoso. Pegue uma massa folhada, cubra generosamente com creme de confeiteiro, outra camada de massa, mais uma de creme, a última massa. Passe o merengue em toda volta da torta e por cima. Nivele bem e salpique as amêndoas. Leve ao forno preaquecido a 160° e deixe até corar.
Com o merengue que sobrar, faça suspiros, assando a 100° ou deixe a porta do forno com uma colher de pau, se a temperatura mínima do seu forno for superior a 100°.

Alcalá de Henares - Casa de Miguel de Cervantes

Casa onde nasceu Miguel de Cervantes

Compartilhar:

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *