Doces,  Viagens

Manjar de laranja

Você já pensou em fazer um manjar de laranja? Receitas são uma verdadeira tentação. Até parece que não temos uma quantidade imensa delas! Minha mãe doou seu antigo caderno de receitas e se deu conta que precisava de uma, para atender ao apelo de familiares. Já era, pensou! Eis que o tal caderno ainda não tinha sido entregue, encontrou-o e recuperou a tal receita. Mas… resolveu copiar mais “algumas”… Mulheres e suas infinitas receitas… Como eu sou do mesmo time, dei uma olhada e pesquei essa que apresento hoje. Claro que fiz as minhas adaptações, porque desejava sabor acentuado de laranja. Fiz na casa da minha mãe e repeti na minha. Vale experimentar!

Manjar de laranja:

350 ml de suco de laranja
8 colheres (sopa) de açúcar*
500 ml de leite
8 colheres (sopa) de amido de milho
Pequeno pedaço de canela em pau
Fatias finas de laranja com casca

Calda:
250 ml de suco de laranja
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho

Preparo:
*A quantidade de açúcar vai depender do teor de doçura da laranja e do gosto de cada um. Prefiro assim, mas prove!
Dissolva o amido numa pequena parte do leite, suficiente para dissolver bem. Leve ao fogo o suco, o açúcar, o restante do leite e a canela. Quando começar a aquecer, coloque o amido dissolvido e mexa bem até cozinhar e encorpar.
Numa assadeira pequena de pudim, untada, coloque as fatias de laranja na lateral, acomode o manjar e alise. Cubra e leve à geladeira até firmar.
Para a calda, dissolva o amido em parte do suco de laranja. Leve ao fogo o restante do suco, o açúcar e, quando começar a ferver, adicione o amido dissolvido até encorpar ligeiramente. Desenforme o manjar, passando delicadamente a faca ao redor. Verta a calda fria sobre ele. Sirva gelado.

Feira da roça - Anchieta

Mais uma vez fui visitar a feira da roça, na Praça de São Pedro, em Anchieta (ES). Encontrei artesanato local, seriguelas, que estão em toda parte, e pimentas brasileiras, mas isso é assunto para outro post.

Flor-de-guarujá (Turnera ulmifolia 'albina')

Nas minhas andanças pela cidade, encontrei um terreno com muitas flores-do-guarujá (Turnera ulmifolia ‘Albina’), oriunda da América Tropical.

Compartilhar:

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *