Pães

Pão de batata doce

Saindo da minha cozinha um pão de batata doce diferente. Por que diferente? Porque a batata doce que usei é a salmão, que, na verdade, tem cor alaranjada. Claro que você pode fazer com qualquer uma, mas eu queria testar como ficaria o resultado final. Dê uma olhada na foto da batata cortada.

Pão de batata doce

350 g de batata doce
500 g de farinha de trigo
90 de açúcar
150 ml de óleo
150 ml de leite
2 ovos
25 g de fermento biológico fresco ou 8 g do seco
1 colher (sobremesa) de sal

Preparo:
Dissolva o fermento em metade do leite morno e deixe levedar.
Cozinhe as batatas (de preferência, no vapor). Esprema-as ainda quentes. Adicione o açúcar, óleo, sal e leite. Em seguida, os ovos levemente batidos e mexa bem.
Vá intercalando farinha de trigo com o leite com fermento. A massa deverá ficar macia. Só adicione um pouquinho mais de farinha, se necessário, suficiente para soltar das mãos.
Deixe crescer tampado em lugar levemente aquecido até dobrar de volume. Costumo ligar o forno em temperatura média, 180°, por uns 3 minutinhos. Desligo e coloco a massa coberta.
Modele os pãezinhos a gosto, apenas polvilhando a mão. Fiz pequeninos e uma trança. Leve ao forno preaquecido a 190° por aproximadamente 20 minutos.
Esse pão foi uma adaptação de um que está comigo desde o primeiro caderno de receitas, há décadas…, o pão de batata inglesa!

Batata doce salmão (Ipomea batatas)
Batata doce salmão (Ipomea batatas)

A batata doce (Ipomea batatas) é natural da  América do Sul. Existem muitas variedades, mas conheço cinco, a de casca salmão e alaranjada por dentro, a de casca bege e polpa bege, casca roxa e polpa bege, casca roxa e polpa roxa, casca creme e veios roxos. Aos poucos, vou mostrar outras variedades, uma mais linda que a outra!

Compartilhar:

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *