Pães

Pão folhado de gergelim e agradecimento

O que dizer dos pães caseiros? Por mais que os tenha feito em número elevado, sempre haverá uma receita nova, um jeito diferente, um ingrediente a ser experimentado…
Nesse caso, é o formato que salta aos olhos. Assim saiu pão folhado de gergelim. Para mim, com gergelim, por favor! Para o marido, sem… Meio a meio.

Pão folhado de gergelim:

750 g de farinha de trigo
380 ml de leite
2 ovos e 1 gema
160 ml de óleo (80 ml de azeite de oliva + 80 ml de  óleo de girassol)*
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 1/2 colher (chá) de sal
Manteiga (quanto baste)

Cobertura:

1 gema
Gergelim levemente tostado

Preparo:

*É importante salientar que utilizei bem menos azeite de oliva nos meus pães (20 ml) e completei com 140 ml de óleo de girassol, mas fica ao gosto de cada um.
Na máquina de fazer pão, coloque os ingredientes líquidos, açúcar, sal, farinha e, por último o fermento. Se necessário, acrescente mais um pouco de farinha de trigo, apenas para formar uma bola no centro da cuba da máquina. Usei o ciclo “massa” e, quando terminou, retirei para modelar.
Divida a massa em bolas de 60 g, abra de forma oval comprida, pincele manteiga derretida, corte em tiras de 1 cm, enrole na diagonal e dobre em espirais. Pincele gema batida com um pouquinho de água (egg wash), polvilhe gergelim e, enquanto preaquece o forno a 180° por 10 minutos, deixe crescer.  Leve ao forno por 18-20 minutos ou até dourar.
Receita adaptada da Fimère.

Quero agradecer a todas as blogueiras que atenderam ao meu convite para participar do Dia Mundial do Pão, promovido pela Zorra. Em 2012, o número saltou de 4 para 15 pães elaborados por brasileiras.
Escolhi o shakerbura, um pão do Azerbaijão, confeccionado em família para celebrar a chegada da primavera. No total, foram 342 pães publicados dia 16 de outubro.

Cereus forbesii ‘spiralis’

Esse cacto, como o próprio nome indica,  tem a forma de espiral. É oriundo da América do Sul.

Compartilhar:

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *