Doces,  Queijos

Suflê de goiabada com calda de catupiry

Atendendo à solicitação de uma leitora, a Caroline, resolvi fazer esse suflê de goiabada, que há anos não saía Naco Zinha… O provador oficial de casa, também conhecido como marido, apreciador de doces e fã de goiabada, claro que gostou da ideia!

Suflê de goiabada com calda de catupiry:

210 g de goiabada cremosa
3 claras
1 pitada de sal
130 g de requeijão cremoso catupiry (usei light)
120 ml de leite
Manteiga (quanto baste)
Açúcar para polvilhar os ramequins (quanto baste)

Preparo:
Bata as claras em neve. Quando começar a fazer volume, acrescente a pitada de sal. Junte a goiabada cremosa (se usar a de corte, derreta com um pouco de água) ou geleia de goiaba e apenas mexa devagar para não perder a aeração. Unte os potinhos refratários (ramequins) com manteiga e polvilhe açúcar. Coloque somente 3/4 de suflê e leve ao forno preaquecido a 200° por aproximadamente 10 minutos ou até corar.
Leve ao fogo o catupiry com o leite e, sempre mexendo com um fouet, dissolva bem. Sirva o suflê com a calda em separado.

Requeijão Catupiry
O requeijão cremoso, conhecido como catupiry, tem sua origem em Minas Gerais, em 1911. A palavra “catupiry” vem do tupi-guarani e significa “excelente”. Antigamente acondicionado nas tradicionais embalagens de madeira, atualmente em várias versões, mas com sabor peculiar!

Flor da goiabeira
A goiabeira (Psidium guajava) é natural da América Tropical.

Compartilhar:

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *