Salgados

Castanhas portuguesas fritas

Tenho o privilégio de morar numa cidade que produz castanhas portuguesas, uma tradição de consumo no natal, que vem desde a minha infância. Quem mais gostava dessa castanha era minha mãe, que não se importava com o trabalho de descascá-las, só para ter o prazer de saboreá-la.
Desde 2009 tenho feito muitas receitas com essa castanha, em vez de utilizá-la apenas cozida, como minha mãe fazia. A primeira foi o marrom glacê, uma verdadeira pérola da doçaria, embora trabalhosa. Mas foi em janeiro de 2015, plena safra por aqui, que comecei a ganhar muitos quilos de castanha de uma vizinha. O resultado foi uma sucessão de pratos, a maioria doces, feitos com essa “iguaria” (veja os links abaixo). Para minha surpresa, mudei de residência ao longo de 2015, mas o novo endereço me reservou quatro castanheiras na redondeza!! A “saga” continua… Dessa vez são as castanhas portuguesas fritas.

Castanhas portuguesas fritas:

400 g de castanhas portuguesas
1 folha de louro
4 dentes de alho
2 colheres (chá) de semente de cominho (usei em pó)
Azeite e sal (a gosto)

Preparo:
Dê um talho nas castanhas e cozinhe na panela de pressão por 10 minutos após começar a chiar. Descasque ainda quente e reserve. Numa frigideira, coloque um fio de azeite, as castanhas e o alho fatiado ou moído, o cominho e o louro e salteie. Tempere a gosto. Coloque uma pequena porção de água, mexa e deixe secar.
Essa receita veio da amiga Rute, lá de Portugal.
…..
Veja também:
Marrom glacê
Pão e farinha de castanha portuguesa
Pudim de castanha portuguesa
Pão-ouriço de castanha portuguesa e canela
Creme de castanha portuguesa com chocolate
Biscoito de castanha portuguesa
Bolo de castanha portuguesa

Castanheira portuguesa (Castanea sativa)

A castanheira portuguesa (Castanea sativa) é natural da Europa. Os ouriços caem quando estão maduros, explodem e são colhidos no chão, com luvas e calçado adequado para pisar nos que não abriram.

Compartilhar:

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *