Pães,  Viagens

Rosca de Reis ou roscón de reyes

A rosca de reis (roscón de reyes, na Espanha) é um pão bastante simbólico, servido em 06 de janeiro. O formato do pão representa uma coroa, a côdea simboliza o ouro, o miolo, a mirra e o aroma, o incenso.
Na Espanha, as crianças costumam receber presentes nessa data. Segundo a tradição, elas escrevem cartas para os reis magos e, dependendo do comportamento, são atendidas nessa data, tal como acontece com papai noel em outras culturas. É costume colocar-se uma fava ou uma estatueta (brinde) dentro da rosca. Aquele que encontra, torna-se rei por um dia.

Reis magos - artesanato em feltro e madeira

Rosca de reis (Roscón de reyes)

65 ml de leite morno
12 g de fermento fresco ou 4 g de fermento seco
60 g de açúcar
290 g de farinha de trigo
1 ovo grande
1 pitada de sal
35 g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira
Raspa de 1/2 laranja
Raspa de 1/2 limão

Decoração:

1 gema
1 colher (café) de água
Frutas cristalizadas a gosto (usei damasco)
Amêndoas, passas e cerejas ao marasquino (bem escorridas e secas)
Açúcar gelado para polvilhar

Preparo:

Faça uma esponja com o leite, o fermento e 1 colher de açúcar. Deixe levedar.
Numa tigela, coloque a farinha, o restante do açúcar, o sal e misture. Junte a manteiga, os aromatizantes e o fermento levedado. Forme uma bola e sove por uns 5 minutos. Deixe crescer coberta até dobrar de volume.
Unte e enfarinhe uma assadeira. Faça um furo bem no centro da massa para formar um anel, abra o centro, deixando espaço para crescer. Coloque na assadeira e deixe crescer novamente por uns 15 minutos. Pincele a gema diluída na água e vá decorando com as frutas e sementes a gosto. Leve ao forno preaquecido a 200° por 10 minutos. Abaixe a temperatura para 180°. Abra o forno e cubra a rosca com papel alumínio para não queimar as frutas. Asse por mais 10 minutos e retire o papel para corar, aproximadamente mais 5 minutos. Depois de fria, polvilhe o açúcar gelado.

Cavalgada dos Reis Magos - Madri - Espanha

Madri tem uma das maiores festas da Espanha em 05 de janeiro, a Cavalgada dos Reis Magos (Cabalgata de los Reyes Magos). Ocorre um desfile de carros alegóricos, simbolizando o caminho percorrido pelos reis até Belém. Eles distribuem balas para as crianças. Em 2008, minha filha teve a oportunidade de assistir à cavalgada e fez o registro dessas imagens.

Cavalgada dos Reis Magos - Madri - Espanha

O desfile termina com a chegada dos reis na Praça de Cibeles (Plaza de la Cibeles) e um espetáculo de fogos de artifício . Terminado o desfile, as crianças vão dormir na esperança de acordar no dia 06 com os presentes solicitados.
Veja o aspecto cultural dessa data no Brasil e na Itália, nesse post.

rosca de reis

Essa foi a primeira rosca de reis que preparei para uma aula de espanhol que a filha deu, em 2004, mas quem disse que tinha foto da rosca pronta? Belo Pretexto para fazer novamente! E essa tinha um brinde dentro!

Estrela-de-belém (Ornithogalum umbellatum)
Foto: Francisco Clamote

A estrela-de-belém (Ornithogalum umbellatum) é natural da África do Sul.

Compartilhar:

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *