Biscoitos,  Viagens

Bussolai buranei, biscoito amanteigado

Descobri o Bussolai Buranei, biscoito amanteigado típico de Veneza, mais precisamente da ilha de Burano. Embora seja tradicional na páscoa, é feito o ano todo.
Páscoa é sempre uma data importante no ano e gosto de ter um prato novo para saborear e apresentar para vocês. É interessante o registro dos grandes eventos anuais, pela simbologia, religiosidade, partilha, confraternização, família…

Bussolai buranei ou Buranelli (biscoitos amanteigados de Burano):

170 g de farinha de trigo
50 g de açúcar
70 g de manteiga
2 gemas
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Casca ralada de 1/2 limão pequeno
Pitada de sal
1 colher (chá) de rum ou essência de rum

Preparo:
Misture todos os ingredientes, forme uma bola e leve à geladeira por 30 minutos. Faça rolinhos, modele em formato de “S” ou em círculos e coloque sobre papel manteiga. Fiz com mais ou menos 10 cm. Leve ao forno pre-aquecido a 180° por 12 minutos, aproximadamente. Assim que começar a corar na borda, está pronto. Deixe esfriar para soltar do papel. Guarde em saco de polipropileno ou pote bem vedado. Renderam 25 e a receita foi adaptada daqui.
É costume consumi-lo mergulhado no café ou no vinho doce.

Renda de Burano (Merletto di Burano)

A renda (Merletto) conhecida como renascença é oriunda de Burano, do século XVI e tornou-se mundialmente famosa. A ilha chegou a ter uma escola da renda e tem o museu dessa arte, o Museo del Merletto.

Renda renascença de Pernambuco

Esse meu bordado é de Pernambuco, o maior produtor de renascença no Brasil. Feito com agulha, linha e lacê, uma fita de algodão para unir os pontos de renda.

Vaporetto em Veneza e chegada em Burano
De vaporetto (balsa), minha filha e eu fizemos a travessia  de  Veneza à Murano – ilha conhecida pelo artesanato em vidro – e, a partir daí, para Burano.

Burano, Itália

Já falei sobre Burano aqui, seu belo casario colorido e algumas curiosidades. A marca registrada é o colorido da ilha.

Érica (Erica ciliaris)
A érica (Erica ciliaris) é natural da Europa e esse vaso foi fotografado em Veneza.

Compartilhar:

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *