Bolos e bolinhos,  Divagações,  Doces,  Viagens

Dois Irmãos, Anchieta (ES)

Dois Irmãos é uma pequena comunidade rural pertencente à cidade de Anchieta (ES).

Minha recente viagem ao interior do Espírito Santo já rendeu vários posts, tamanha a diversidade de aspectos culturais ligados à gastronomia simples que lá encontrei. Claro que o envolvimento afetivo com os familiares agrega um valor inestimável.
Já contei um pouco da minha alegria de criança, quando íamos para esse lugar. Ficaram na memória ternas lembranças. Mas a grande surpresa foi proporcionada pelos meus tios, que me levaram para matar a saudade daquele cantinho.
A simples imagem da placa na estrada, indicando o lugar, já se tornou emblemática e ensejou algumas fotos. Como explicar a emoção que foi tomando conta, à medida que reconhecíamos uma casinha antiga, o açude, que tantos benefícios trouxe aos colonos italianos?

Dois Irmãos

Lá estava a porteira do sítio que nos acolhia! No passado, nossa jornada pela estradinha de terra era um abrir e fechar de porteiras… O sítio já não existe, mas o pedido para que mantivessem o Ficus-italiano (Ficus elastica), plantado pelos meus tios, foi atendido pelos atuais proprietários. Majestoso, pode atingir 30 m.
Passamos em frente à Igreja de São Sebastião, onde os tios casaram e eu fui daminha. Saímos rindo pela ideia de fazer uma foto na mesma posição, os dois de braços dados e eu do lado…
A comunidade de Dois Irmãos abrigou os imigrantes italianos vindos do norte da Itália, que ali sobreviveram plantando café, arroz, cuidando de gado, entre outras atividades típicas da vida no campo.

Bolos e doces
Resumindo, a semana teve muita comidinha caseira, reunião familiar, comemoração de aniversário, antigas e novas emoções!! Teve pavê de pêssego, bolo de banana caramelada da mãe, bolinho de fubá e manjar de laranja. Dos salgados não fiz registro. Por que será que sempre me atraio pelos doces?

Quiabo-de-metro

Como curiosidade, trago o quiabo-de-metro (Trichosanthes cucumerina), que é natural de Ásia. Esse exemplar florido estava numa casa em Anchieta (ES).

Compartilhar:

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *