Vinícola Witmarsum - Palmeira (PR)
Restaurantes e afins,  Viagens

Colônia Witmarsum – imigração alemã

Colônia Witmarsum

Localizada no município de Palmeira (PR), cerca de 60 km de Curitiba (PR), a Colônia Witmarsum permite um bate-volta para quem sai da capital e resulta num dia muito agradável.
Estivemos lá em setembro e fomos, primeiramente, na Vinícola Witmarsum, que, além dos vinhos, geleias e outros produtos, conta com uma plantação de amoras.
Como adoro participar de colha e pague de frutas, fomos muito bem atendidos, recebemos nossos potes para a colheita e uma luva.

Vinícola Witmarsum - Palmeira (PR) - amoras
Vinícola Witmarsum – vinhos, amoreiras, geleias e outros produtos coloniais

Witmarsum - Palmeira (PR) Centro de Convenções

No Centro de Informações Turísticas você pode pegar um mapa das atrações locais. É possível adquirir queijos finos da fábrica Witmarsum.

Witmarsum - Palmeira (PR) - Museu Heimat
Heimat Museum – Colônia Witmarsum – Palmeira (PR)

Museu de História Witmarsum – Heimat Museum

Conta a história dos imigrantes menonitas russo-alemães, que fundaram a colônia.
Infelizmente, quando fomos visitar, estava fechado para reformas.

Loja Toll - Palmeira (PR)

Em seguida, fomos visitar a encantadora Toll, uma loja de produtos vindos da Alemanha, variando de artigos artesanais, alimentos, livros infantis, artigos de cozinha, cervejas e muito mais.

Loja Toll - Palmeira (PR) artigos alemães
Um passeio pela Alemanha através de inúmeros objetos de decoração, brinquedos e muito mais.

Palmeira (PR) - Restaurante Bierwit-

Restaurante Bierwit

Chegamos cedo no Restaurante Bierwit, o que foi providencial para que conseguíssemos almoçar, já que eles trabalham com reserva e nós não tínhamos. Havia uma mesa reservada para horário mais avançado e encaixaram-nos para saborear pratos típicos da culinária alemã.
Pedimos o eisbein (joelho de porco), bratwurst (salsichas vermelha e branca), chucrute, schnitzel (lombo de porco filetado empanado), repolho roxo agridoce, purê de batata e purê de maçã.
O outro prato foi o marreco, com os mesmos acompanhamentos.

Armazém do Campo - Palmeira (PR)
Armazém do Campo com produtos à base de lavanda. Tem acesso ao Lavandário dos Sonhos.

Armazém do Campo - Palmeira (PR)

Após o almoço, fomos ao Armazém do Campo, uma simpática loja de produtos à base lavanda, cerveja, chocolate, itens de higiene e decoração.
Saboreamos pela primeira vez um sorvete de lavanda e tem um sabor sutil, mas perceptível da flor. Confesso que tinha uma cisma de provar qualquer alimento à base de lavanda, mas o sorvete me surpreendeu!!

Palmeira (PR) - Frutilhas Lowen

Encerrando nosso passeio, fomos até a Frutilhas Lowen, que possui um restaurante mais simples, tem colha e pague de amoras e morangos na época certa.
O que mais me surpreendeu foi encontrar uma plantação de canola (brassica napus), que é uma variedade genética da colza.
O nome canola vem de ‘Can” (Canadá) e “ola” (óleo) ou Can (adian) + o (il) + l (ow) + a (cid), que significa “óleo canadense de baixo teor de ácido”.

Veja, também, O que fazer em Joinville (SC).

Compartilhar:

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *